Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Ontem 01/05/2025 deu uma tela azul muito aleatória, apesar de não chegar a ver a tela azul, pois deixei o PC ligado e fui tomar banho, notei que o PC havia reiniciado e então, como de costume quando sempre há algum erro, fui investigar o log de eventos e adivinha? Dois eventos, um chamado volmgr 161 (Falha na criação do arquivo despejo devido a um erro durante a criação do despejo), que após uma rápida pesquisa na internet descobri que talvez seja o arquivo de paginação corrompido, mas preciso de confirmação.

e o outro bugcheck 1001 (O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000133 (0x0000000000000001, 0x0000000000001e00, 0xfffff80210afb320, 0x0000000000000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\Windows\MEMORY.DMP. Id de Relatório: 2280e9de-f71c-450f-99a4-f7c19ddf0ee6)

Acompanhado do temível kernel 41, é claro.

Então baixei o conhecido BlueScreenView da Nirsoft e o resultado foi esse em anexo. Curiosamente é um arquivo do kernel que acusa como problemático e há outros arquivos aleatórios também (som, gpu etc), mas que não foram marcados como problemáticos, porém aparecem com datas aleatórias e impossíveis ao lado (tipo 01/02/2081 ou 05/02/1921) que atribuo à algum bug do próprio software da Nirsoft.

O mais curioso ainda é que não há sequer um bug check string, pois imaginava ser um problema com driver da GPU, ou quem sabe o meu driver de Wifi USB, nem para retornar com aqueles famosos strings tipo DPC_WATCHDOG_VIOLATION, estranho não? Bem, não sei se é coincidência, pois minha internet nesses últimos dias estava horrível e com latência alta e este problema de latência foi aparentemente solucionado após a reinstalação deste driver, será que foi ele o culpado pelo BSOD? Penso que há uma possibilidade, já que no meu antigo PC, se eu usasse uma certa porta USB e retirasse o dispositivo logo depois, resultava em uma tela azul, curioso, não? Gostaria de saber da opinião de vocês.

Meu PC é um tanto novo, uns 3 anos e desde ontem não deu mais tela azul, o que é um bom sinal. Fiz um memtest básico (aquele do Windows mesmo) e deu tudo bem, mas já coloquei o memtest86 no pendrive para fazer um teste mais completo para depois.

bsodviewer.JPG

Postado

Dei mais uma pesquisada aqui no Google e aparentemente esse bug check code 0x0000013 REALMENTE se refere ao tal do DPC_WATCHDOG_VIOLATION, o que poderia indicar possível problema com algum driver que se desconectou e não conseguiu executar alguma função, mas preciso de confirmação e orientação de vocês.

O erro volmgr 161 parece estar relacionado ao sistema não ter consiguido despejar a memória num arquivo por causa de alguma configuração ou tamanho insuficiente do arquivo de paginação, eu verifiquei e estava como "reiniciar automaticamente" e com dump de memória pequeno, após isso aumentei o arquivo de paginação, retirei o "reiniciar automaticamente" e coloquei dump de memória completo e até agora não vejo esse erro acontecer.

Sobre o time string aparecer daquele jeito, é normal porque a MSFT a partir do Windows 10 não usa mais aquele campo para computar o tempo, agora é um código hash usado para fazer o processo de compilação ignorar arquivos que não foram alterados desde a última compilação.

É normal não aparecer o bug check string? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!