Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Recentemente instalei um Water Cooler da Rise Mode de 360mm no meu Ryzen 7 7700x, quando vou jogar Call of Duty (tudo no talo) eu estimava que a temperatura ficaria em torno dos seus 70 a 75ºC, mas esta batendo 82ºC cravado é normal? Antes apenas o com Air Cooler batia seus 93ºC. Por fim, adicionei 3 fans pra aulixiar a circulação de ar, 2 na parte superior e 1 na parte de traseira. O técnico me assegurou que é normal, pois o jogo exige muito  e a temperatura eleva, mas eu gostaria de uma segunda opinião. alguém poderia me dizer se esta dentro do padrão ?

Minha configuração é:

Processador AMD Ryzen 7 7700X 4.5GHz (5.4GHz Turbo), 8-Cores 16-Threads, AM5

placa-mãe Gigabyte B650 Gaming X, Chipset B650, AMD AM5, ATX, DDR5

Water Cooler Rise Mode Aura Ice Black 360MM

Memória DDR5 Kingston FURY Beast, 16GB, 6000MHz, Black (x2)

SSD XPG SX8100  -  2 x 1TB, M.2 2280, Leitura 3500MBs e Gravação 3000MBs

Placa de Vídeo Inno3D RTX 3070 iChill X4, LHR, 8GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing

Fonte SuperFrame, 1000W, 80 Plus Gold, Full Modular, Com Conector PCIe 5.0, PFC Ativo

Gabinete Gamer SuperFrame Lion, Mid Tower, RGB, Vidro Temperado, ATX, Black, Sem Fonte, Com 3 Fans

• Solução
Postado

@Widson Raynner sim esse wc é bem modesto kkk

eu tenho um r5 5600 e ficava em torno disso também o que muda que a minha versão é a RGB

por fim eu tinha um radiador de 240 e + 1 bomba fiz um mod e coloquei eles + reservatorio kk

agora com over 4.8ghz não passa de 70 

• Curtir 1
Postado

Para jogos a temperatura esta um pouco alta, mas considerando que esse WC "rizi" deve ter performance similar a air cooler dual tower, dual fan é contentar com o que tem. 

Vide no teste do 7700X no TechPowrUp, com o air cooler Noctua NH-U14S o 7700X ficou na média em 71 graus em jogos.

O gabinete que usa é OK de airflow, pode ser que as fans incluídas sejam bem fracas e não estão ajudando. Pela sua descrição o radiador esta instalado na frente, onde é mais eficiente para o CPU, embora as custas de mais temperatura na GPU e VRM.

De qualquer forma o seu 7700X esta longe do limite para este CPU, melhor não "esquentar" com isso nem gastar dinheiro tentando abaixar, pode torrar uma boa grana e não ter resultado satisfatório.

• Temperatura máx. de funcionamento (Tjmax) 95°C

Como não gasta nada para testar pode tentar um "undervolt" para diminuir o consumo do CPU e consequentemente temperatura.

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, 1lokos disse:

Para jogos a temperatura esta um pouco alta, mas considerando que esse WC "rizi" deve ter performance similar a air cooler dual tower, dual fan é contentar com o que tem. 

Vide no teste do 7700X no TechPowrUp, com o air cooler Noctua NH-U14S o 7700X ficou na média em 71 graus em jogos.

O gabinete que usa é OK de airflow, pode ser que as fans incluídas sejam bem fracas e não estão ajudando. Pela sua descrição o radiador esta instalado na frente, onde é mais eficiente para o CPU, embora as custas de mais temperatura na GPU e VRM.

De qualquer forma o seu 7700X esta longe do limite para este CPU, melhor não "esquentar" com isso nem gastar dinheiro tentando abaixar, pode torrar uma boa grana e não ter resultado satisfatório.

• Temperatura máx. de funcionamento (Tjmax) 95°C

Como não gasta nada para testar pode tentar um "undervolt" para diminuir o consumo do CPU e consequentemente temperatura.

@1lokos foi muito esclarecedor, obrigado mesmo! Estava preocupado em como diminuir a temperatura, mas ja q não é ideal, irei manter assim. Mais uma vez obrigado pela força! 🙏👊

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!