Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, bom dia. Estou comprando meu kit de ventiladores e escolhi os da OEM PRISM 5. Porém minha placa-mãe não tem suporte a ARGB. vocês me indicam alguma controladora?(De preferência Aliexpress)

Minha placa-mãe, ASRock h510m-hvs-R.0

Galax ômega de 500w

RTX 3060 triplo fan da soyo 

I3 10100f

(São 7 ventoinhas)

Vou deixa a foto do kit

Screenshot_20250507-111505.jpg

• Solução
Postado

O LED deste fan ARGB é 5V, 3 pinos. Os 4 pinos do anuncio confuso se refere ao conector PWM - que é sempre 12V.

Compre essa controladora:

Controladora KBM ARGB & PWM - R$ 42,99 - KBM é marca de fantasia da Kabum para produtos OEM ("ChingLing").

• Conector PWM (4 pinos, 12 volts) para até 9 fans
  • Conector ARGB (5V, 3 pinos) para até 9 fans.
  • Controle remoto IR e controle pelo botão LED ou Reset do gabinete, ou por software se a placa-mãe tem conector ARGB - a H510-HVS-R0 não tem.

Ou no AliEx, procure a controladora da Teucer, tem conector para até 10 fans, ou a da CoolMoon, mas atenção não pode ser os modelos "baratex" com conectores de 6 pinos.

Um detalhe, este anuncio é de fan "reverse", que só serve para entrada de ar no gabinete, para saída é preciso de fan normal.

Note que no anúncio tem os dois tipos, então selecione dos dois conforme a necessidade.

Se usa air cooler no CPU não tem utilidade colocar mais do que 1 fan no topo do gabinete, pois as fans na frente do air cooler do CPU vão roubar ar do fan do air cooler, degradando a sua performance.

O correto é assim, mas se faz questão por questão "de enfeite", combine os dois tipos de fan assim no teto.

https://www.aliexpress.com/item/1005007112158634.html

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
17 minutos atrás, 1lokos disse:

O LED deste fan ARGB é 5V, 3 pinos. Os 4 pinos do anuncio confuso se refere ao conector PWM - que é sempre 12V.

Compre essa controladora:

Controladora KBM ARGB & PWM - R$ 42,99 - KBM é marca de fantasia da Kabum para produtos OEM ("ChingLing").

• Conector PWM (4 pinos, 12 volts) para até 9 fans
  • Conector ARGB (5V, 3 pinos) para até 9 fans.
  • Controle remoto IR e controle pelo botão LED ou Reset do gabinete, ou por software se a placa-mãe tem conector ARGB - a H510-HVS-R0 não tem.

Ou no AliEx, procure a controladora da Teucer, tem conector para até 10 fans, ou a da CoolMoon, mas atenção não pode ser os modelos "baratex" com conectores de 6 pinos.

Um detalhe, este anuncio é de fan "reverse", que só serve para entrada de ar no gabinete, para saída é preciso de fan normal.

Note que no anúncio tem os dois tipos, então selecione dos dois conforme a necessidade.

Se usa air cooler no CPU não tem utilidade colocar mais do que 1 fan no topo do gabinete, pois as fans na frente do air cooler do CPU vão roubar ar do fan do air cooler, degradando a sua performance.

O correto é assim, mas se faz questão por questão "de enfeite", combine os dois tipos de fan assim no teto.

https://www.aliexpress.com/item/1005007112158634.html

show de explicação! Eu não havia reparado mesmo nas fans reversas mas agora já arrumei meu pedido. Muito obrigado 

Outra dúvida que surgiu, eu tenho fans na parte de baixo (em baixo da placa de vídeo,  o certo seria elas puxarem  ar para dentro ou retirar?

Postado

Os gabinetes aquário foram projetados para usar WC, com o ar entrando pelo fundo e saindo pelo radiador no teto - parece que esqueceram que no meio tem uma placa de vídeo. 😜

Em teoria as fans no fundo devem puxar ar para dentro. Coloque assim, nesse caso as fans "reverse" são mais adequadas porque a estrutura que segura o motor não fica visível.

Porém já vi um caso de um PC "high end" (i9-13900K, RTX4090), que as fans no fundo do "aquário" soprando para fora baixaram mais a temperatura da GPU, coisa de 1-2 graus.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!