Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Coloco aqui pois não sei classificar o problema, se é algum virus ou problema de hardware. 

Explico resumidamente: trabalho com informática, e uma das tarefas é salvar os arquivos dos clientes do HD que irei formatar. Para acelerar o processo, costumo conectá-lo direto no meu computador (porta sata) e transferir os arquivos para meu próprio disco (tenho o Norton 360 pago ativo).

O que acontece: ultimamente um problema muito irritante tem acontecido de uns tempos para cá: após copiar uma boa quantidade de arquivos com alta velocidade de transferência, ele começa a "enguiçar" no meio e para de copiar os arquivos. Eu movo a pasta, a velocidade de transferência vai lá em cima - cerca de 50-60 MB/s- e após alguns segundos, em determinado momento, ela despenca e fica parado no zero KB/s - ou a um valor próximo disso. É como se alguém estivesse sacaneando minhas cópias e impedindo o windows de transferir os arquivos.

E isso já aconteceu alguns meses atrás quando transferia arquivos do HD de um cliente - e acabei não conseguindo salvar tudo por causa disso (acabei por devolver a ele o HD extra com arquivos, sem formatar, e expliquei-lhe o problema).

Agora estou aqui com um HD de um tera quee tem mais de 300 giga de fotos a salvar. Estava indo tudo muito bem na cópia, indo rápido, e de repente esse problema chato recomeçou. Eu preciso salvar os arquivos, mas o windows explorer não deixa! 🤬🤬🤬

Detalhe 1: da outra vez que isso aconteceu, tentei copiar pelo linux (ubunto e Zorin OS, em boot por pendrive). Após um tempo copiando normalmente, o problema recomeçou e não parou mais - dentro de outro sistema operacional! 🙄

Detalhe 2: depois de cancelar a tela da cópia (o que ele demora a fazer), se eu mando desligar ou reiniciar o windows, ele fica um tempão na tela avisando que está reiniciando (ou desligando) e tenho de fazê-lo no tranco (desligando a máquina na tomada).Se não o fizer , o led indicador de leitura do HD fica aceso direto !!

Eu me pergunto se isso não é algum vírus ou código malicioso que fica sabotando as cópias que tento fazer. Eu tenho o Windows 10 em um SSD M.2 de 128 giga, e também um SSD de um tera, o secundário onde salvo meus arquivos - e os dos clientes quando preciso. Mando uma imagem em anexo. Já pesquisei na internet, outras pessoas passaram por esse problema, mas não consegui achar uma solução!

Afinal, o que está acontecendo? Se algum tiver alguma resposta ou dica, agradeço antecipadamente.

tela-copia.jpg

• Membro VIP
Postado

A impressão que tenho é que você tem um problema de disco, não sei dizer se é o seu ou do seu cliente, e pode acreditar, tem muita gente com HD com defeito rodando por ai e reclamando de lentidão, querendo formatação para resolver. Seria bom verificar o disco antes do backup, um cristaldisk ou outro software para saber a saúde do disco do cliente, do seu HD que recebe os dados, isso é bom até para saber realmente se você tem algum problema de HD para essa transferência cair a zero dessa forma.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Axerock disse:

costumo conectá-lo direto no meu computador (porta sata) e transferir os arquivos para meu próprio disco (tenho o Norton 360 pago ativo).

Esse disco é o mesmo que contém o Sistema Operacional ?

Se a cópia começa em determinada velocidade e cai a zero pode ser que ao alcançar certo limite de transferência o disco fica "sem espaço". Como por exemplo aqueles pendrives que se compra achando que tem 64GB e o mesmo só tem 4GB., ou que pode ter setores "defeituosos".

Verifica o mesmo com crystaldiskinfo e o comando chkdsk  /f /r  

• Curtir 1
Postado

Atente a uma coisa... Quando você copia arquivos.. a copia de arquivos muito pequenos é extremamente mais lenta que de arquivos grandes.. na imagem em questão está copiando um arquivo jpg, que é um arquivo pequeno...

Antes de copiar tente compactar com que você quer transferir com o 7z.. você é vai ver que copiar apenas 1 arquivo grande é muito mais rápido que vários arquivos

• Curtir 1
Postado

@FoxBlack Fiz o que você recomendou.  crystaldiskinfo não indica nenhum erro. O comando chkdsk  /f /r analisou tudo e após uma hora não encontrou nada de errado.

O meu antivirus já analisou o HD todo e não encontrou nada.

O problema continua. E pior, acho que alguns arquivos foram perdidos nesse move e cancela arquivo toda hora. 🙄 Ele dá esse problema independente do tamanho de arquivos que desejo copiar, seja uma pasta com gigas, ou uns poucos megas de arquivo

@bngomes Mesmo pastas com centenas de fotos e videos, ele copiava rápido!  Estava transferindo tudo muito bem - e rápido - até que de repente esse problema voltou a acontecer. ☹️

Postado

@FoxBlack Usei o programa que recomendou. Foi rápido, porém acho que resolveu. Eu também fiz diversas análises com o norton, várias vezes.

Resolvi colocar o HD de novo no notebook do cliente. Resolvi colocar de volta os arquivos que salvei,e consegui copiar sem problemas (pelo HD externo e pela rede). Problema parcialmente resolvido

Só que ainda resta um probleminha: nessa de cancelar várias vezes, ele corrompeu algumas pastas e arquivos. Quando tento abrir, dá o erro da imagem em anexo. Há algum programa para corrigir isso e acessar essas pastas defeituosas?

Untitled 2.jpg

@FoxBlack E dentro das pastas, têm arquivos de imagem .jpg, só que o windows explorer não consegue ler. Os arquivos até têm um tamanho, mas ao tentar abrir por programas de imagens (photofiltre e paint), os mesmos dizem que os arquivos estão corrompidos e não podem ser abertos.

Postado

@FoxBlack E dentro das pastas, têm arquivos de imagem .jpg, só que o windows explorer não consegue ler. Os arquivos até têm um tamanho, mas ao tentar abrir por programas de imagens (photofiltre e paint), os mesmos dizem que os arquivos estão corrompidos e não podem ser abertos.

Acredita que o windows resolveu parte do problema? Após passar o chkdsk e o antivirus mais vezes, de repente aparece uma mensagem dizendo que o drive tinha problemas e que precisava ser reiniciado para ser corrigido. Consegui recuperar aquelas pastas que davam erro.

Restam só algumas poucas imagens corrompidas ....

Obrigado pela ajuda! 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Axerock disse:

Após passar o chkdsk e o antivirus mais vezes, de repente aparece uma mensagem dizendo que o drive tinha problemas e que precisava ser reiniciado para ser corrigido.

Curiosidade -> antes deste problema começar já utilizava o Norton 360 ?

Desabilite temporariamente a proteção em tempo real do Norton., acesse o prompt de comando como administrador e execute:

sfc /scannow  "enter"  

Postado

Vai verificar arquivos do sistema e reparar se tiver algo faltando ou corrompido.

1 hora atrás, Axerock disse:

Sim já usava o norton 360, há mais de um ano.

Ok! estava suspeitando dele ser a causa ou de ter algum conflito entre o Norton 360 e algum outro aplicativo que poderia está causando esse "problema"

• Zalgo alterou o título para HD com velocidade de transferência muito baixa

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!