Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tudo bem?

Estou planejando realizar um upgrade no meu computador ainda este ano, pensando em prepará-lo para rodar o GTA 6 no próximo ano e garantir uma configuração que suporte bem os jogos por um período considerável.

Atualmente, minha máquina possui a seguinte configuração:

Processador: Intel Core i7 4790K

Placa de vídeo: GTX 1080Ti

placa-mãe: MSI Z97 GD65

Memória: 16GB DDR3

Fonte: XFX 850W

Armazenamento: SSD de 1TB

Meu objetivo principal é atualizar o processador, migrando para a plataforma AM5 da AMD. Meu orçamento está em torno de R$4.000, podendo esticar um pouco, se necessário.

As opções que estou considerando são:

Processadores:

Ryzen 7 7700X

Ryzen 9 7900X

Ryzen 7 9700X

Placas-mãe (em dúvida entre):

MSI B650M Gaming WiFi

TUF Gaming B650M-PLUS WiFi

memória RAM:

32GB DDR5 (ou 16GB inicialmente, pensando em ampliar futuramente)

Além disso, planejo trocar minha placa de vídeo no próximo ano, já que apesar de a GTX 1080Ti ainda conseguir rodar muitos jogos, está ficando ultrapassada devido à evolução das tecnologias gráficas atuais.

Gostaria da opinião de vocês sobre quais peças seriam as melhores escolhas dentro do meu orçamento e objetivo, também ajudaria saber por quanto eu consigo vender esse meu Kit Antigo,  agradeço muito pela ajuda!

• Zalgo alterou o título para Upgrade de PC para AM5 com R$ 4.000,00
  • Moderador
Postado

Bem vindo ao Clube do Hardware!

2 horas atrás, eifeijuca disse:

Fonte: XFX 850W

Poderia detalhar o modelo exato, por favor?

MSI B650M Gaming WiFi

TUF Gaming B650M-PLUS WiFi

Entre essas, a ASUS TUF se sai melhor devido a temperatura do VRM melhor, conforme teste do HardwareUnboxed

image.png

image.png

image.png

Se quiser dá pra pegar uma outra versão economizando um pouco sem perder qualidade:

ASUS TUF Gaming B650M-E (versão sem Wifi)

image.png

Ryzen 7 7700X

Ryzen 9 7900X

Ryzen 7 9700X

Se vai só jogar, o perfeito seria ir com algum chip X3D, mas ai pode ficar mais caro ainda o kit

Olhando uma média de testes em 1080p (com RTX 4090 pra não faltar gráfico e ver só a força do processador):

image.png

Não vejo muito problema em pegar o mais barato dos 3 que achar. Claro que o 7900X nesse teste ficou mais 'fraco', mas estamos falando de mais FPS acima da casa do 100, tanto pros 1% Low (FPS mínimo) quanto pro FPS médio

Lembre de ter uma solução de resfriamento boa! Se for para Water Cooler por exemplo, não recomendo Rise Mode.

• Amei 1
Postado

@Zalgo

A fonte que uso atualmente é uma XFX 850W TS Series 80 Plus Bronze Modelo

Meu kit atual conta com um DeepCool Maelstrom 240T, porém, por já tê-lo há bastante tempo, estou planejando substituí-lo possivelmente pelo DeepCool Gammaxx AG620. Minha preferência inicial era pelo Phantom Spirit, mas como é importado, o custo fica próximo dos R$ 500, inviabilizando a compra no momento.

Quando montei meu computador em 2015, priorizei a longevidade. Pensando novamente nesse aspecto, você acredita que o Ryzen 9 seria uma opção mais vantajosa para acompanhar futuros jogos, considerando que estes possam exigir um número maior de núcleos? Minha dúvida está principalmente entre três processadores, cujos preços ficam próximos, variando cerca de R$ 100. Infelizmente, o Ryzen 7 7800X3D fica de R$ 500 a R$ 700 acima dessas opções, tornando-o menos acessível neste momento.

• Moderador
  • Solução
Postado

A fonte que uso atualmente é uma XFX 850W TS Series 80 Plus Bronze Modelo

Opa, maravilha! Achei bastante reviews positivos (tanto por aqui no CdH, quanto gringo), e se ela não apresenta problemas, não vejo motivo de troca imediata, apenas se quiser atualizar para um modelo mais novo

DeepCool Gammaxx AG620

Creio que para jogos o AG620 é suficiente pros 3 processadores mencionados

você acredita que o Ryzen 9 seria uma opção mais vantajosa para acompanhar futuros jogos, considerando que estes possam exigir um número maior de núcleos

Só consideraria o 7900x se fosse trabalhar no PC ou muito mais em conta, e como os X3D fogem um pouco do orçamento e sem diminuir a RAM, acho que a escolha é o 9700X

Postado

@Zalgo Considerando os preços atuais do Ryzen 7 7800X3D, provavelmente optarei pelo Ryzen 7 7700X ou pelo Ryzen 7 9700X. Caso houvesse alguma previsão de queda no preço do 7800X3D, algo em torno de R$ 500,00 a menos, eu até faria um esforço extra para adquiri-lo sem dúvidas. No entanto, atualmente, o menor preço disponível é de R$ 2.699,99 na KaBuM!.

Muito obrigado pela ajuda ❤️ 

@Zalgo Apenas outra dúvida, esse meu kit antigo você acha que consigo algum valor nele para pelo menos auxiliar no custo de RAM ou do aircooler?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
24 minutos atrás, eifeijuca disse:

Apenas outra dúvida, esse meu kit antigo você acha que consigo algum valor nele para pelo menos auxiliar no custo de RAM ou do aircooler?

Creio que dá sim, veja no seu mercado de usados de preferência quanto sai mais ou menos um kit similar em performance e ajuste de acordo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!