Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde CdH!

Recentemente pesquisando alguns benchmarks no COD Warzone, me deparei com um criador de conteúdo ensinando a fazer PBO no Ryzen 7 5700X3D, dizendo que a temperatura ficaria menor e o desempenho poderia melhorar. Na hora desacreditei, para mim que sou leigo em Overclock, acabei duvidando, até ver os comparativos.

Afinal, se esse PBO é tão bom assim para esse processador (ou alguns outros) então seria meio que """necessário""" fazer isso? Se reduz a temperatura a ponto de preservar a vida útil e ainda por cima gerar um desempenho maior, acredito que não tem por que eu não fazer isso, certo?

Sou novo nesse mundo de OC, embora o PBO seja um OC automático que a AMD da, fiquei extremamente curioso em fazer no meu processador, visto que eu estava procurando algumas soluções para a má otimização do COD Warzone.

Qual seria a opinião de vocês sobre isso?

Vídeo sobre o PBO que eu achei interessante:

No final tem a comparação do processador com e sem PBO.

• Membro VIP
Postado

Overclock é loteria do silício. Meu Ryzen 5 5600 chegou a 4.7ghz em 1.35v ficando abaixo dos 70 ºC com o AG400.

10 minutos atrás, Middoken disse:

Se reduz a temperatura a ponto de preservar a vida útil e ainda por cima gerar um desempenho maior, acredito que não tem por que eu não fazer isso, certo?

Talvez reduza a temperatura. É o princípio de overclock e undervolt.

Pode conseguir aumentar o clock com a mesma tensão, pode conseguir diminuir a tensão mantendo o mesmo clock, só vai descobrir testando.

Eu recomendo baixar o Ryzen Master e usar o modo automático primeiro, até para você ver o que ele vai fazer.

E só mexer com opções manuais se tiver paciência e vontade de brincar com o PC mesmo, visto que possivelmente tenha que ficar removendo bateria da BIOS para dar reset nela.

• Obrigado 1
Postado

Não vou conseguir ver sobre isso hoje, mas nesse tempo, vou pesquisando e vendo o que o colega Pedroou me disse.

Opa, vou acompanhar aqui. Me parece interessante e temos o mesmo processador... 

Pior que eu cai bem de paraquedas nisso kkkk, nunca tive muito interesse em Overclock, mas vendo alguns comparativos de desempenho, temperatura e uso do CPU, me chamou bastante a atenção. 

Postado

Não vou conseguir ver sobre isso hoje, mas nesse tempo, vou pesquisando e vendo o que o colega Pedroou me disse.

Pior que eu cai bem de paraquedas nisso kkkk, nunca tive muito interesse em Overclock, mas vendo alguns comparativos de desempenho, temperatura e uso do CPU, me chamou bastante a atenção. 

Eu também não faço nem ideia, todos os meus componentes em toda minha vida viveram no default do jeito que saiu da caixa kkkkkkkkk

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Middoken disse:

...a ponto de preservar a vida útil e ainda por cima gerar um desempenho maior,

Não se preocupe com "vida útil de processador", se não fizer overclock extremo, com tensão elevada - o que nem é possível em 5700X3D, pois o multiplicador é travado; vai durar muito mais do que terá utilidade. Tem processador de 15-20 anos funcionando 100%, embora tenham pouca utilidade.

Quanto ao PBO é "seguro", pois "é de fábrica", se bem que recentemente teve casos de Ryzen 9000 (ex. 9800X3D) que queimaram em placa-mãe ASRock, porque o PBO enviou tensão excessiva. Aparentemente, como os usuários usam WC potente - para deixar o CPU "geladinho, geladinho"; e os Ryzen se mantidos refrigerados vão aumentando o consumo, o PBO foi enviando mais tensão... até que "pegou fogo". 🔥 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!