Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, venho tendo problemas com minha RTX 4080 MSI VENTUS a algumas semanas, simplesmente as vezes jogo por horas quando quito do jogo, o monitor apaga as ventoinhas aceleram a 100% , as vezes mexendo somente no navegador acontece o mesmo, as vezes ao iniciar um jogo acontece, GPU não passa de 65 graus

monitorei o HOTSPOT e chegou a 75 Graus de máxima, ja fiz diversos testes de stress na placa e não acontece nada, ela não apresenta nenhum artefato, mantem a temperatura legal, com certa experiencia que tenho, não acho que o problema seja a GPU em si, ja passei o DDU instalei drivers de dezembro do ano passado durou 1 semana achei que havia corrigido o problema mas voltou a acontecer. Minha fonte e uma COUGAR de 1000W que foi comprada em 2014... Uso a placa com adaptador pci 5.0 que veio nela, usei ela a alguns meses sem problema algum, porém de repente apresentou esse problema, estou desconfiado da fonte, mas ao mesmo tempo com muitas duvidas, acabei comprando uma outra fonte de 1000W com conector de 600W pci 5.0 ja de fabrica, e estou esperando chegar para tirar o veredito, mas estou muito receoso que o problema não seja a fonte , se alguém por aqui tiver alguma Luz para me dar eu agradeceria muito, vou deixar a lista de coisas que eu ja fiz para tentar resolver: 

1 : Realoquei os pentes de memória RAM 

2 : Tirei a placa limpei o pci express da placa-mãe

3 : Troquei os cabos modulares da fonte que vão no adaptador que estavam guardados 

4 : Passei DDU e instalei um driver de 7 meses atras quando não apresentava essa falha

5 : Troquei o Filtro de Linha, Liguei direto na tomada também

6 : Fiz testes de stress na placa para ver se o problema era nela em si e não aconteceu nada, nem desligou 

7: Fiz um leve undervoltage pelo MSI afterburner 

Restante da config do PC 

R7 5800X3D 

32GB 3200MHZ

B450 AORUS ELITE

2 NVMe 500GB

1 SSD SATA 256GB

1 HD 1TB (Vazio) 

FONTE COUGAR CMX 1000W (2014) 

RTX 4080 MSI VENTUS

GABINETE CORSAIR 4000D AIRFLOW 7 VENTOINHAS 

WATER COOLER 240MM ISENGARD

Postado
1 hora atrás, Igor Santi disse:

Ola, venho tendo problemas com minha RTX 4080 MSI VENTUS a algumas semanas, simplesmente as vezes jogo por horas quando quito do jogo, o monitor apaga as ventoinhas aceleram a 100% , as vezes mexendo somente no navegador acontece o mesmo, as vezes ao iniciar um jogo acontece, GPU não passa de 65 graus

monitorei o HOTSPOT e chegou a 75 Graus de máxima, ja fiz diversos testes de stress na placa e não acontece nada, ela não apresenta nenhum artefato, mantem a temperatura legal, com certa experiencia que tenho, não acho que o problema seja a GPU em si, ja passei o DDU instalei drivers de dezembro do ano passado durou 1 semana achei que havia corrigido o problema mas voltou a acontecer. Minha fonte e uma COUGAR de 1000W que foi comprada em 2014... Uso a placa com adaptador pci 5.0 que veio nela, usei ela a alguns meses sem problema algum, porém de repente apresentou esse problema, estou desconfiado da fonte, mas ao mesmo tempo com muitas duvidas, acabei comprando uma outra fonte de 1000W com conector de 600W pci 5.0 ja de fabrica, e estou esperando chegar para tirar o veredito, mas estou muito receoso que o problema não seja a fonte , se alguém por aqui tiver alguma Luz para me dar eu agradeceria muito, vou deixar a lista de coisas que eu ja fiz para tentar resolver: 

1 : Realoquei os pentes de memória RAM 

2 : Tirei a placa limpei o pci express da placa-mãe

3 : Troquei os cabos modulares da fonte que vão no adaptador que estavam guardados 

4 : Passei DDU e instalei um driver de 7 meses atras quando não apresentava essa falha

5 : Troquei o Filtro de Linha, Liguei direto na tomada também

6 : Fiz testes de stress na placa para ver se o problema era nela em si e não aconteceu nada, nem desligou 

7: Fiz um leve undervoltage pelo MSI afterburner 

Restante da config do PC 

R7 5800X3D 

32GB 3200MHZ

B450 AORUS ELITE

2 NVMe 500GB

1 SSD SATA 256GB

1 HD 1TB (Vazio) 

FONTE COUGAR CMX 1000W (2014) 

RTX 4080 MSI VENTUS

GABINETE CORSAIR 4000D AIRFLOW 7 VENTOINHAS 

WATER COOLER 240MM ISENGARD

Ahh e também Atualizei a BIOS para ultima versão lançada

• 5 meses depois...
Postado

Olá, tenho um setup muito parecido com o seu e tenho o mesmo problema, desde que você fez o post você teve algum progresso investigando isso?

Às vezes eu ligo o pc e após alguns minutos ele resolve parar de dar vídeo e todas as fans aceleram no máximo, às vezes passo várias e várias horas jogando e não acontece nada, mas também tem vezes que após várias horas de jogo o problema acontece.

Já fiz vários testes de estresse mas nesse cenário nunca aconteceu o problema, sempre acontece de forma "aleatória".

Você por acaso usa quantos cabos saindo da sua fonte para conectar na placa de vídeo? Estou desconfiando que o problema esteja aí; hoje meu PC tem dois cabos PCIe saindo da fonte e conectando nos 3 plugs do conector da placa de vídeo. No caso cada um dos cabos tem duas pontas e eu estou usando uma "segunda ponta" dessas, eu desconfio que o problema seja esse, que a placa precisa de 3 cabos dedicados, você por acaso também está ligando sua fonte na GPU dessa maneira?

Meu setup:

- AMD Ryzen 7 5800X3D 3.4 GHz 8-Core

- Cooler Deepcool AK620

- Zotac GeForce RTX 4080 16 GB Trinity OC
- MSI B550M PRO-VDH WIFI Micro ATX AM4
- Corsair Vengeance RGB Pro SL (RGB) 16 GB (2x8 GB) DDR4-3600

- Samsung SSD 970 EVO Plus 2 TB M.2-2280
- Fonte Gigabyte 850W 850 W Certificado 80+ Gold Full-Modular ATX12V
- Gabinete NZXT H510 ATX Mid Tower

Postado

Vi em um outro post que você trocou a fonte, desde que fez a troca o problema aconteceu novamente?

Estou pensando em trocar minha fonte por uma Corsair RM850x Shift Series 850W ATX 3.1 PCIe 5.1 pra ver se resolve.

Postado
Em 16/11/2025 às 22:41, andersonguidini disse:

Vi em um outro post que você trocou a fonte, desde que fez a troca o problema aconteceu novamente?

Estou pensando em trocar minha fonte por uma Corsair RM850x Shift Series 850W ATX 3.1 PCIe 5.1 pra ver se resolve.

Caso alguém tenha esse problema, eu troquei a minha fonte pela mencionada acima e isso resolveu para mim.

Minha fonte anterior (versão revisada da Gigabyte) embora tivesse a tensão necessária não era a mais indicada para a RTX 4080 que usa o conector de 600W; recomendo fontes que sejam marcadas como ATX 3.1 PCIe 5.1.

Não estou mais usando o adaptador 12VHPWR que veio com a GPU, estou usando somente o cabo 12v-2x6 que veio com a fonte Corsair.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...