Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, pessoal! Estou com um problema sério ao tentar baixar jogos pela Epic Games usando minha conexão da TIM Fibra (Rio de Janeiro-RJ).

O download trava e não avança de jeito nenhum. Mas se eu ligar uma VPN (ex: Proton, Windscribe, etc.), o download funciona normalmente. Fiz vários testes técnicos e tudo indica que o problema é na rota da TIM até os servidores da Epic. Segue o relatório do que já tentei:

✅ Ambiente:

TIM Fibra (conexão PPPoE)

IP público dinâmico (191.xxx.xxx.xxx)

DNS revertido para os da própria TIM (189.40.198.95 / 198.81)

Conexão estável, sem quedas

Download da Epic travando direto

🔎 Testes feitos:

tracert epicgames.com SEM VPN → falha a partir do IP 195.22.199.179 > Resultado: vários saltos com "Esgotado o tempo limite do pedido"

tracert COM VPN ativada → rota completa sem erro e download funciona

Retirei o OpenDNS do roteador e voltei pros DNS padrão da TIM

Flush DNS no PC

Reiniciei roteador, mudei DNS, tentei horários diferentes

💡 Diagnóstico:

O problema não é no PC, nem no roteador

VPN contorna o problema → rota diferente funciona

Parece ser um gargalo da TIM ou de um provedor intermediário

IP 195.22.199.179 é o último salto antes da falha

Se alguém da TIM (ou com acesso a rede da TIM) puder analisar esse trecho, agradeço demais. Ou se alguém mais estiver passando pelo mesmo, comenta aí pra juntar os relatos.

Abraço e valeu pela força!

Postado

@BielLxZ Bom dia!

Tem possibilidade de você entrar em contato com o provedor e pedir para alterar a rota?

Ja tive problemas parecidos mas relacionado a Ping nos jogos, em relação a download a internet estava ok, mas o ping em alguns jogos estava muito alto, era a rota do jogo com a minha rede que não estava ok, liguei para o provedor e expliquei toda a situação, fizeram a alteração da rota e normalizou.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!