Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, senhores.

Irei montar um setup no final do ano e estou incerto se devo montar um setup "barato" com am4 (Ryzen 5500 + 32GB+ A520 + RX 7600) ou se compensaria a longo prazo investir mais agora em um PC de entrada AM5 ( 8400f + 32GB + A620 + RX 7600).

No AM4 o preço total ficaria na casa dos 4000, 4500. Já o AM5 ficaria na casa do 5000, 5300, 5500, para cima.

Meu monitor é de 24 polegadas, 100hz, ideal para jogar em 1080p (não vejo motivo para jogar em 1440p ou 4k).

Também não faço questão de rodar jogos no ultra com 100+ fps. Rodando no médio/high com uns 60, já está uma maravilha.

O que me dizem?

Postado

@oexiladow

Bom, acho que tudo depende bastante no tipo de jogo que você quer que essa configuração rode.

Você percebe no vídeo que vou mandar, que no caso do Valorant e do CS2, o Ryzen 5 5600 tem uma vantagem bem significativa em relação ao Ryzen 5 8400f, e se torna mais significativa ainda, sabendo que não é uma RTX 4090 igual do vídeo que vai estar rodando na sua máquina, o que demonstra que todo FPS a mais em um game assim, é muito importante. Jogar de 200FPS para 300FPS no CS2 ou alguns outros games, tem uma certa diferença de fluidez no game, dependendo do seu monitor também é claro.

Mas afinal, mesmo sabendo disso, ainda sim vale a pena investir em AM4?

Somente se o seu orçamento for muito curto, pois no seu caso, é só optar por 1x16GB 6000Mhz CL30-48 e o restante do dinheiro que iria para outro pente, comprar um processador ou placa de vídeo melhor.

Querendo ou não, o Ryzen 5 8400f tem um desenvolvimento maior na maioria dos games, apenas perdendo em ALGUNS que são mais competitivos e precisam de uma quantidade de L3 Cache maior.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

@oexiladow Bom dia. Pelo que estou vendo, não existe um ganho significativo nesses processadores AM5 lançados até agora. Inclusive um canal disse que essa serie 8000 tem alguns processadores piores que a mesma versão da série 7000.

Eu seguiria pra um caminho onde possa pegar um bom kit AM4, como 5600 ou 5700X. Se estiver pensando em AM5 para upgrades, iria de Ryzen 5 7600.

Encontrei algumas comparações entre o 7600 e o 5700X. Eu ficaria entre esses 2. Por causa do bom desempenho deles, você não vai precisar trocar de processador tão cedo.

• Curtir 3
Postado
56 minutos atrás, Middoken disse:

Jogar de 200FPS para 300FPS no CS2 ou alguns outros games, tem uma certa diferença de fluidez no game, dependendo do seu monitor também é claro.

https://youtu.be/U6zoRflvmEY

"200 para 300" seria uma diferença de 50%, no vídeo exemplificado a diferença no CS2 foi de 8,4% (~50 FPS) em 1080p Low, que é o que quem usa GPU fraca joga. Pouco para ficar preso no AM4.

A vantagem (?) do 8400F é a possibilidade de substituir por um CPU melhor apenas vendendo o 8400F e comprando o novo.

1 hora atrás, Pedro Math.pi disse:

Inclusive um canal disse que essa serie 8000 tem alguns processadores piores que a mesma versão da série 7000.

O que é normal (para a AMD), visto que a série 8000 é basicamente APU's - a exceção das versões com o gráfico integrado desativado (provavelmente por defeito), como o 8400F; e como na linha AM4 a parte CPU das APU é "capada", ex. Ryzen 5600G/GT vs 5600.

• Curtir 2
Postado

se vai comprar placa de Vídeo não compensa pegar os 8000

teia de pegar um 7000 ou 9000

a amd esta lancando esses dias o 5500X3D, pode ser que seja vantagem para os AM4

mas se comprar, ja sabe que o melhor que vai ter na plataforma eh um 5700X3d, então tem de pensar

Postado

@1lokos

Acho que não ficou muito claro o que eu disse sobre os "200-300", foi apenas uma exemplificação de que uma diferença de FPS dessas, tem uma maior fluidez se tratando do maior número. Não falei sobre a diferença em % de um de outro, até por que está no vídeo.

Levando em consideração o CS2, essa diferença pode ser de 50-70FPS com tudo no LOW (ta no vídeo), até por que ninguém joga com o game no alto, se tratando das melhores configurações para obter vantagem em relação aos outros jogadores e priorizar o máximo de FPS o possível.

Acredito que eu não tenha deixado essa parte muito clara, mas agora está.

1 hora atrás, 1lokos disse:

A vantagem do 8400F é a possibilidade de substituir por um CPU melhor apenas vendendo o 8400F e comprando o novo.

Nisso eu concordo mesmo, acabei não citando.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!