Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá gente fina, Eu sendo usuário de placa de vídeo pela primeira vez gostaria de dicas e avisos sobre como tratar desse equipamento, e também gostaria que me esclarecessem uma duvida sobre o funcionamento e manutenção correta, Antes de dar uma geral na minha RX480 gigabyte ela não esquentava tanto e ficava ate mesmo parando a ventoinha com aquele sistema de fan stop num uso normal, mas depois que eu limpei as ventoinhas e troquei o termalpad do vrm percebi que ela esta diferente de antes e a ventoinha parece ter dado uma diminuída significativa na velocidade, antes  da limpeza batendo 1020 rpm e uns 40 a 50 graus com uso normal e agora tendo 54 graus e 780 rpm, realmente não faço ideia do que pode ter gerado essa diminuição, (só sei que cometi um erro que é lubrificar a ventoinha que não é à rolamento mas ja removi o oleo da forma certa). me ajudem a entender, obrigado !!!

imagem_2025-07-06_113437142.png

Postado

bom você tem que jogar alguma coisa , ou estressar a placa de Vídeo para termos um parâmetro... depois volte aqui com os resultados..

trocou os thermalpads.. qual medida de thermalpad você colocou? 

suponho que trocou também a pasta termica , qual você usou?

a manutenção desse tipo de coisa é só tirar poeira e acabou... dificilmente uma placa de Vídeo bem cuidada vai precisar trocar thermalpads 

a minha rx 580 ficava em 35 40 graus.. em jogos ia pra 70 +  ou -

• Zalgo alterou o título para RX 480 com ventoinhas lentas e aquecendo mais após limpeza
Postado

Essa placa era de segunda mão e o antigo dono usou por mais de dois anos sem trocar a pasta e sempre batia os 90 graus, quando troquei somente a pasta pela primeira vez quando ela chegou melhorou absurdamente mas vi que o thermalpad de fabrica (aqueles brancos que ate gostaria de ter comprado igual) estava esfarelando, e de thermal pad coloquei 0,5mm nas VRAM e 1,5mm no VRM, nos mosfets creio que sao mosfets, deixei o thermal pad que ja estava nele, não troquei pois ainda parece bem consistente, infelizmente acabei de ver que o thermalpad que coloquei tem só 6.0 de condutividade, mas a pasta termica que utilizo é a generica MJ-TECH M12 que promete ter 12.4W de condutividade

Postado

@Cdisk Bom thermalpads , varia a espessura de marca para marca.. você chegou a procurar pra ver se eram mesmo essas medidas?

pasta termica generica... uma aposta duvido ter 12.4w de condutividade..

thermalpads realmente eficientes são bem caros..

roda algum jogo e manda as temperaturas aqui.. para termos uma base

alias qual gabinete você usa?

Postado

Ok vou abrir uma métrica de apex legends e mandar aqui, O gabinete que uso é um  Gabinete Gamer Vinik VX Gaming Lynx Mid Tower RGB sem fans por enquanto kk, sobre as medidas, sim realmente variou de espessura os que coloquei em cima do VRAM e os que coloquei em cima do VRM se é isso que você esta me perguntando.

• Mr. Caio Augusto alterou o título para AMD RX 480 com ventoinhas lentas e aquecendo mais após limpeza
Postado

@Falatu

Em 06/07/2025 às 17:04, Cdisk disse:

Ok vou abrir uma métrica de apex legends e mandar aqui, O gabinete que uso é um  Gabinete Gamer Vinik VX Gaming Lynx Mid Tower RGB sem fans por enquanto kk, sobre as medidas, sim realmente variou de espessura os que coloquei em cima do VRAM e os que coloquei em cima do VRM se é isso que você esta me perguntando.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...