Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera, tudo bem? Preciso da ajuda de vocês… Meu notebook (DELL G15 5525) não dá boot por nada. Nem pelo SSD (onde já está instalado o Windows) nem pelo Pendrive bootavel que criei pelo RUFUS (pra tentar fazer uma instalação limpa ou reparar)

Ele simplesmente dá tela azul EM TUDO. Qualquer forma que eu tente inicializar, ele vai dar tela azul. Eu já tô sem alternativa do que tentar..

configuração:

Ryzen 5 6600H

NVIDIA RTX 3090

24GB RAM (ele veio com 8, eu adicionei mais 16)

já tentei:

1. desconectar a bateria e ligar com carregador

2. deixar só a RAM original / deixar só a que eu adicionei 

3. trocar os pentes de RAM

4. restaurar os padrões da BIOS

*Acho que é importante eu dizer que o pendrive não dá boot também.. parece que ele até tenta, mas acaba pulando (a ordem de boot) pro meu SSD (e aí vem a tela azul). Instalei a ISO oficial da microsoft, instalei outras, usei RUFUS, usei a mediacreationtool e mesmo assim ele não dá boot. (sim, desativei o secureboot)

Se tiverem alguma ideia, dica, me deem essa luz por favor ! 

• Membro VIP
Postado
22 minutos atrás, RareBreed disse:

Salve galera, tudo bem? Preciso da ajuda de vocês… Meu notebook (DELL G15 5525) não dá boot por nada. Nem pelo SSD (onde já está instalado o Windows) nem pelo Pendrive bootavel que criei pelo RUFUS (pra tentar fazer uma instalação limpa ou reparar)

Ele simplesmente dá tela azul EM TUDO. Qualquer forma que eu tente inicializar, ele vai dar tela azul. Eu já tô sem alternativa do que tentar..

configuração:

Ryzen 5 6600H

NVIDIA RTX 3090

24GB RAM (ele veio com 8, eu adicionei mais 16)

já tentei:

1. desconectar a bateria e ligar com carregador

2. deixar só a RAM original / deixar só a que eu adicionei 

3. trocar os pentes de RAM

4. restaurar os padrões da BIOS

*Acho que é importante eu dizer que o pendrive não dá boot também.. parece que ele até tenta, mas acaba pulando (a ordem de boot) pro meu SSD (e aí vem a tela azul). Instalei a ISO oficial da microsoft, instalei outras, usei RUFUS, usei a mediacreationtool e mesmo assim ele não dá boot. (sim, desativei o secureboot)

Se tiverem alguma ideia, dica, me deem essa luz por favor ! 

Bom dia.

Você consegue nos mandar uma foto de cada uma das suas telas na BIOS? Além disso, suas telas azuis exibem os códigos de erro?

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U Obrigado por responder Gabriel. 
Então, os códigos de erro são VÁRIOS.. inclusive acabou de aparecer um que nunca tinha visto:  “RESOURCE NOT OWNED”

entre os vários outros: “Driver_IRQL_Not_Less_Or_Equal” / “Attempted_To_Write_OnlyMemory” / “Kernel_Trap_Mode” / “System_Thread_Exception_Not_Handled”

“Interrupt_Exception_Not_Handled” / as vezes ele joga o “ntoskrnl.exe” como causador do erro, as vezes não…

Certas vezes o erro é tão severo que nem código de erro aparece. Só o rosto do windows “:(“ e uma tela azul (sim, a tela nem termina de aparecer, até nisso o sistema trava)

anexei as fotos da BIOS

DE756B93-BD4B-4FEE-8F96-6BFF392EC302.jpeg

FCE6CF8B-1A78-447D-8908-8C3EE5A8C704.jpeg

5183561A-7178-49C7-8888-F9C71491A22E.jpeg

39A6A68E-7C8A-4661-BAE9-578E54965F2D.jpeg

• Membro VIP
Postado
Em 17/07/2025 às 09:27, RareBreed disse:

@Gabriel U Obrigado por responder Gabriel. 
Então, os códigos de erro são VÁRIOS.. inclusive acabou de aparecer um que nunca tinha visto:  “RESOURCE NOT OWNED”

entre os vários outros: “Driver_IRQL_Not_Less_Or_Equal” / “Attempted_To_Write_OnlyMemory” / “Kernel_Trap_Mode” / “System_Thread_Exception_Not_Handled”

“Interrupt_Exception_Not_Handled” / as vezes ele joga o “ntoskrnl.exe” como causador do erro, as vezes não…

Certas vezes o erro é tão severo que nem código de erro aparece. Só o rosto do windows “:(“ e uma tela azul (sim, a tela nem termina de aparecer, até nisso o sistema trava)

anexei as fotos da BIOS

DE756B93-BD4B-4FEE-8F96-6BFF392EC302.jpeg

FCE6CF8B-1A78-447D-8908-8C3EE5A8C704.jpeg

5183561A-7178-49C7-8888-F9C71491A22E.jpeg

39A6A68E-7C8A-4661-BAE9-578E54965F2D.jpeg

Ok. Há boas e más notícias.
Algumas informações que você precisa saber antes de tudo:

A. A sua versão atual de BIOS, 1.23.0, é extremamente problemática;

B. A situação dá pra resolver, mas você vai precisar de alguns recursos extras:
    B.1 Pendrive ou HD externo, com pelo menos uma partição formatada em FAT32;

B.2 Imagem de recuperação de BIOS da Dell, numa versão mais antiga (encontre aqui);

B.3 Outro computador ou laptop funcionando

Fornecerei o processo a seguir...

Passo a passo pra tentar resolver o problema:
01. Em outro computador, acesse https://www.dell.com/support/product-details/pt-br/product/g-series-15-5525-laptop/drivers
02. Rolando para baixo, escolha a opção Selecionar Drivers (em Localizar Drivers específicos);

03. A BIOS e opções aparecerá mais abaixo. Clique na seta azul para baixo, ao lado do botão Download;
04. Selecione a opção Versões mais antigas;

05. No pop-up que aparece, selecione qualquer uma das versões anteriores (recomendadas para teste: 1.18 e 1.20);

06. Para cada BIOS que você selecionar, uma guia adicional será aberta no navegador (exemplo: versão 1.18);

07. Role para baixo, nessa tela, e a BIOS aparecerá em duas opções de formato para download:

- BIOS CPG Executável para Windows e

- BIOS Recovery Image File (BIOS_IMG.rcv) -> É desse aqui que você precisa.

08. Após baixar o arquivo, salve-o na Raiz da sua partição (no pendrive ou HD externo).

Explicação: "salvar na Raiz" significa não colocar o arquivo dentro de pasta nenhuma. Apenas selecionar o HD ou pendrive, e colocar lá mesmo.

09. Coloque o pendrive no seu notebook, com ele desligado;
10. Aperte o power para ligar seu notebook, e pressione Ctrl + Esc enquanto ele liga (para iniciar a recuperação de BIOS);

11. Siga as opões fornecidas, para iniciar o processo, e mande fotos da tela, caso não saiba o que fazer.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel Utentei aqui e não consegui. se eu tento ligar ele pressionando ctrl + esc, fica tudo escuro, tela preta.

porém, se eu ligar pressionando F12 ele me leva pra essa tela (anexei a imagem) e lá embaixo tem “BIOS FLASH UPDATE” acredito que seja a mesma opção do (ctrl esc) não tenho certeza.

enfim, indo nessa opção, me leva pra tela de atualizar BIOS. porém, lá, não consigo encontrar o arquivo. navego por todas as opções disponíveis e o arquivo não é encontrado. Devo tentar com o .EXE ?

DA04E403-CE1A-41A6-8881-FD6135657E4A.jpeg

6697F1D9-EE02-474A-8FE0-25E5EC22F6FC.jpeg

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, RareBreed disse:

@Gabriel Utentei aqui e não consegui. se eu tento ligar ele pressionando ctrl + esc, fica tudo escuro, tela preta.

porém, se eu ligar pressionando F12 ele me leva pra essa tela (anexei a imagem) e lá embaixo tem “BIOS FLASH UPDATE” acredito que seja a mesma opção do (ctrl esc) não tenho certeza.

6697F1D9-EE02-474A-8FE0-25E5EC22F6FC.jpeg

Os FS0 e FS1 são os arquivos.

Creio que você deva digitar o nome de um deles para selecionar, ou apenas usar as setas no teclado.

Postado

@Gabriel Uconsegui entrar na tela. posso prosseguir com “recover BIOS” e selecionar a que eu baixei (versão 18) ??

6D47C432-C4FC-4E75-85F4-B6CDD3C40EEC.jpeg

@Gabriel U sobre precisar selecionar o FS1, não tinha como eu “confirmar” a opção. se eu apertasse enter, ele entrava no diretório FS1 e ia mostrando pastas até não ter onde ir mais, mas não prosseguia para a próxima etapa

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
agora, RareBreed disse:

@Gabriel Uconsegui entrar na tela. posso prosseguir com “recover BIOS” e selecionar a que eu baixei (versão 18) ??

6D47C432-C4FC-4E75-85F4-B6CDD3C40EEC.jpeg

Exatamente.

Com a opção Recover BIOS já selecionada, apenas escolha Continue e deixe o processo acontecer (mantenha seu notebook conectado ao carregador, a não ser que a bateria esteja acima de 90% de carga).

Postado

@Gabriel U o processo de atualização deu como “completo”. porém, o note desligou sozinho (normal) e aí ele ligou de novo e travou na logo da DELL (já tava travando antes da atualização, quando não travava dava tela azul)

e agora meio que tô sem saber se desligo ele ou não. já atualizei a BIOS uma vez e a dica era de que deveria deixar seguir sem mexer em nada(pra não corromper) que o processo seria feito sozinho. mas já que travou, devo desligar e ligar? (ele não vai sair dessa tela, não vai ter jeito)

C265D93B-8521-4843-9CDA-E8431CEFCCDA.jpeg

• Membro VIP
Postado
agora, RareBreed disse:

@Gabriel U o processo de atualização deu como “completo”. porém, o note desligou sozinho (normal) e aí ele ligou de novo e travou na logo da DELL (já tava travando antes da atualização, quando não travava dava tela azul)

e agora meio que tô sem saber se desligo ele ou não. já atualizei a BIOS uma vez e a dica era de que deveria deixar seguir sem mexer em nada(pra não corromper) que o processo seria feito sozinho. mas já que travou, devo desligar e ligar? (ele não vai sair dessa tela, não vai ter jeito)

C265D93B-8521-4843-9CDA-E8431CEFCCDA.jpeg

Pressione Ctrl + Alt + Del, por gentileza.

Se nada acontecer, aí sim, pode tentar forçar o desligamento.

Postado

@Gabriel U Gabriel, muito obrigado. Uma parte do problema foi “resolvida”. pois antes, não saia do logo da Dell (travava) ou, se passasse disso, dava a tela azul mais adiante.

Porém, após fazer o downgrade da BIOS, consegui passar da tela da Dell e agora eu consigo entrar no reparo automático. 

Considero isso um avanço. Pois, antes do meu notebook parar de ligar DE VEZ, eu estava ligando ele da seguinte forma:

ele dava tela azul? eu abria o reparo, selecionava a opção de iniciar desabilitando a imposição de assinatura de driver e FUNCIONAVA. ele ligava. 

mas tentei fazer isso agora e sem sucesso.

não sou expert mas pude perceber que tem dois problemas, a BIOS apresentando problemas (que foi resolvida) e um sistema corrompido. o que você me aconselha fazer? será que formatar vai ser a única saída ou ainda tem mais uma opção a tentar?

3CBC6296-E084-4AFA-A930-C9439267FD56.jpeg

• Membro VIP
Postado
agora, RareBreed disse:

@Gabriel U Gabriel, muito obrigado. Uma parte do problema foi “resolvida”. pois antes, não saia do logo da Dell (travava) ou, se passasse disso, dava a tela azul mais adiante.

Porém, após fazer o downgrade da BIOS, consegui passar da tela da Dell e agora eu consigo entrar no reparo automático. 

Considero isso um avanço. Pois, antes do meu notebook parar de ligar DE VEZ, eu estava ligando ele da seguinte forma:

ele dava tela azul? eu abria o reparo, selecionava a opção de iniciar desabilitando a imposição de assinatura de driver e FUNCIONAVA. ele ligava. 

mas tentei fazer isso agora e sem sucesso.

não sou expert mas pude perceber que tem dois problemas, a BIOS apresentando problemas (que foi resolvida) e um sistema corrompido. o que você me aconselha fazer? será que formatar vai ser a única saída ou ainda tem mais uma opção a tentar?

3CBC6296-E084-4AFA-A930-C9439267FD56.jpeg

Bom, pelas informações que você passou até o momento, sim. Uma formatação pode te ajudar.
Os códigos de erro que você obteve das telas azuis eram provenientes da BIOS defeituosa. Conforme esperado, tantos inícios e interrupções abruptas de inicialização corromperam o seu sistema, mas, já que falhas próprias de hardware e do Windows foram descartadas pela BIOS com defeito, formatar novamente o sistema do zero pode te ajudar.

• Curtir 1
Postado

@Gabriel U dando um retorno após algumas horas: consegui inicializar o PC e salvar alguns arquivos, logo após, formatei ele.

quando formatei, fui instalar os drivers e conectei, como meu cabo ethernet fica na sala, desconectei o note do carregador e fui. pra minha surpresa deu tela azul de novo (ele limpo, sem drivers instalado, nada, zero.)

peço desculpas se estiver perguntando demais, mas na sua experiência isso tem mais a ver com a bateria ou placa de vídeo? 

procurei no google e vi pessoas com o mesmo problema (tela azul se ficar fora da bateria e durante um tempo sem mexer. ele nunca da tela azul se você estiver usando, mas se você parar por um tempo, aí que o erro vem)

• Membro VIP
Postado
39 minutos atrás, RareBreed disse:

@Gabriel U dando um retorno após algumas horas: consegui inicializar o PC e salvar alguns arquivos, logo após, formatei ele.

quando formatei, fui instalar os drivers e conectei, como meu cabo ethernet fica na sala, desconectei o note do carregador e fui. pra minha surpresa deu tela azul de novo (ele limpo, sem drivers instalado, nada, zero.)

peço desculpas se estiver perguntando demais, mas na sua experiência isso tem mais a ver com a bateria ou placa de vídeo? 

procurei no google e vi pessoas com o mesmo problema (tela azul se ficar fora da bateria e durante um tempo sem mexer. ele nunca da tela azul se você estiver usando, mas se você parar por um tempo, aí que o erro vem)

Sobre a tela azul, o código de erro dela é o que pode definir (ou fornecer pistas) de quem seja o culpado, nesse caso.

Você tentou instalar Windows 11 primeiro, nessa formatação, certo?

Postado

@RareBreed

Não é por nada não, mas antes dessa odisseia toda, você disse que tinha 8 GB de RAM e adicionou mais 16 GB:

- Você adicionou um pente de 16 GB ou 2x de 8 GB? Há quanto tempo?

- Qual a marca da memória que você adicionou?

- Você efetuou um teste completo de memória com um utilitário como o MemTest86 ?

Postado

@Lord_Dracon Perdão pela “odisseia” não tenho costume de postar em fóruns, geralmente encontrava a solução mas dessa vez não (até antes de postar, pelo menos)

Então, ele veio com 8GB RAM e eu adicionei 16GB (Crucial CT16G48C40S5) há cerca de 1 ano. Pesquisei antes de comprar ela e pude ver que o G15 não funciona bem com qualquer memória RAM. Então comprei essa justamente porque seria a “correta”.

não executei os testes com memtest, pois o sistema voltou pro estado que estava antes (sem iniciar nada) entrei na BIOS e ela estava novamente em 1.23… deve ter atualizado “sozinho” quando baixei o programa da Dell para atualizar Drivers e eu não notei.

proximo passo agora é voltar pra BIOS 1.18 (a que me salvou, obrigado Gabriel U) e após isso, vou executar os testes na memória. Obrigado também Lord Dracon e perdão pelo textão, mas preciso explicar direito

Postado

@RareBreedDe boa.

O ideal é sempre começar testando as soluções mais simples (como um teste de memória) e se não resolver o problema ir tentando soluções mais avançadas, como esse downgrade de BIOS.

Posso estar errado, mas aposto que o problema está na memória RAM, e não na BIOS. Primeiro porque você teve a tela azul com a BIOS antiga. Segundo, a Dell não iria (ou pelo menos não deveria) deixar uma BIOS problemática disponível como última versão, pois isso seria um enorme B.O. para ela, pois muitas empresas usam Dell, e poderia até rolar um processo.

Postado

@Lord_Dracon Exatamente o meu pensamento. a Dell não deveria deixar disponível uma atualização que inutiliza o produto dos usuários dela. Pois é isso que está acontecendo… toda vez que meu notebook vai pra última versão da BIOS ele não dá boot.

Executei o memtest e depois de 3hrs, o resultado foi PASS (0 erros). 

Sou produtor musical e estou usando o notebook há algumas horas e até agora sem tela azul. Mas ainda preciso descobrir como manter ele na versão 1.18 da BIOS. 

Já desativei as atualizações do Windows Update, mas ainda assim ele meio que é forçado a atualizar. Que loucura…

73ECF9B3-863F-41B8-800F-CBAD3907FB32.jpeg

05B76EF9-0E38-4DA8-9E15-0E50201DED5C.jpeg

• mês depois...
  • Membro VIP
Postado
Em 18/07/2025 às 08:55, RareBreed disse:

proximo passo agora é voltar pra BIOS 1.18 (a que me salvou, obrigado Gabriel U) e após isso, vou executar os testes na memória.

Bom dia. Olá de novo.
Alguma atualização? Conseguiu instalar alguma versão de BIOS que acabou com o problema?

Postado

@Gabriel U Bom dia Gabriel, tudo bem? Perdão por ter abandonado o post. Eu atualizei a BIOS pra 18, aparentemente esse era o problema e a tela azul parou por uns dias, mas logo voltou e agora da tela azul em TODA INICIALIZAÇÃO. 

Um detalhe curioso é que se ele tá ligado e eu tiro da bateria ele dá tela azul. Acredito que vou precisar trocar ela, mas fico naquela de gastar e no final não solucionar o problema. 

resumindo; as duas situações são essas. ou ele dá tela azul na inicialização ou da tela azul se eu tiro do carregador.

Obrigado pelo suporte que você me deu ao decorrer da thread e também por perguntar se deu certo!

ps: DELL nunca mais.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, RareBreed disse:

@Gabriel U Bom dia Gabriel, tudo bem? Perdão por ter abandonado o post. Eu atualizei a BIOS pra 18, aparentemente esse era o problema e a tela azul parou por uns dias, mas logo voltou e agora da tela azul em TODA INICIALIZAÇÃO. 

Um detalhe curioso é que se ele tá ligado e eu tiro da bateria ele dá tela azul. Acredito que vou precisar trocar ela, mas fico naquela de gastar e no final não solucionar o problema. 

resumindo; as duas situações são essas. ou ele dá tela azul na inicialização ou da tela azul se eu tiro do carregador.

Obrigado pelo suporte que você me deu ao decorrer da thread e também por perguntar se deu certo!

ps: DELL nunca mais.

Entendi. Mas o seu caso acaba sendo um pouco mais curioso do que os outros...

Sobre o suporte que prestei, foi um prazer. Me ajudou a evitar um problema com um notebook DELL aqui do escritório onde trabalho. Uma vez que a BIOS defeituosa tenha sido efetivamente removida, as telas azuis, caso ainda aconteçam, agora devem estar restritas a problemas no sistema operacional em si (mais comum) ou nas falhas de hardware (improvável, pois o seu teste de memórias rodou por horas, sem qualquer avaria nos resultados). Por acaso você chegou a testar mais de uma versão do Windows com o notebook?

Postado

@Gabriel U Acredito que não. Testei apenas o Win11. Realmente, como você mesmo disse, é um pouco curioso mesmo. Pois não importa quais soluções eu consiga, essa tela azul sempre volta. 

Tem alguma sugestão a mais que eu poderia tentar? 

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, RareBreed disse:

@Gabriel U Acredito que não. Testei apenas o Win11. Realmente, como você mesmo disse, é um pouco curioso mesmo. Pois não importa quais soluções eu consiga, essa tela azul sempre volta. 

Tem alguma sugestão a mais que eu poderia tentar? 

Nessas condições, Windows 10, pra ser sincero.
Se eu estivesse no seu lugar, essa seria minha última tentativa. Windows 10 é, na minha humilde opinião (e depois de testes com uma boa quantidade de computadores e notebooks diferentes) a melhor e mais estável versão do Windows, para dispositivos modernos pelo menos (antes disso, tínhamos os lendários Windows 7 e XP). É o que eu te recomendaria fazer. Um donwgrade para Windows 10 (por instalação limpa).

OBS.: no escritório de advocacia onde trabalho, prestando serviços de TI, temos notebooks Acer, Lenovo e Dell aqui. E boa parte dos problemas de desempenho e recursos deles simplesmente sumiram quando removi o Windows 11 de alguns deles (alguns estão com Windows 10 desde sempre).

Postado

@Gabriel U Vou seguir sua dica e vou tentar a instalação do W10. Depois que eu fizer o backup de tudo (tenho muitos plug-ins VSTs no PC). Eu volto aqui e dou um retorno.

Novamente eu quero agradecer você pelo suporte! Deus abençoe irmão, ótimo dia! 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, RareBreed disse:

@Gabriel U Vou seguir sua dica e vou tentar a instalação do W10. Depois que eu fizer o backup de tudo (tenho muitos plug-ins VSTs no PC). Eu volto aqui e dou um retorno.

Novamente eu quero agradecer você pelo suporte! Deus abençoe irmão, ótimo dia! 

Dica adicional:
Você também pode fazer o dual boot com o Windows 11, se quiser. Dependendo do tamanho do seu SSD, você pode encolher a partição primária onde o Windows está no momento, e aí, instalar o Windows 10 no espaço vazio. Aí você pode selecionar qual dos sistemas usar a cada inicialização. É uma boa maneira de fazer um teste preliminar. Se o Windows 10 funcionar melhor, aí sim você prepara um backup, e dedica o disco todo pra ele. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...