Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, queria pedir recomendações de notebook e opiniões sobre a melhor estratégia para o meu caso.

Trabalho com tradução e localização, basicamente edição de texto, ferramentas CAT e LQA, pesquisa em pastas de referência (uso ferramentas como Agent Ransack/FileSeek para buscas textuais), planilhas, etc. Nada muito pesado em termos de GPU. O que mais pesa é multitarefa com muitos arquivos e abas abertas.

Meu PC atual (desktop):

CPU: AMD Ryzen 5 1600 (6c/12t, 3.2 GHz)

GPU: GTX 1060 6 GB

RAM: 16 GB DDR4 3200 MHz

Armazenamento: SSD SATA 240 GB + HD 1 TB

Fonte: Corsair CX550

Monitor: LG 22" Full HD

Esse desktop já tem quase 9 anos e, sinceramente, continua atendendo bem para meu trabalho. Estou satisfeito com ele no dia a dia.

Por que pensar em notebook agora:
A questão não é tanto desempenho, e sim mobilidade. Meus pais estão com a saúde frágil: minha mãe tem declínio cognitivo/motor, retirou um câncer e faz acompanhamento oncológico; meu pai tem enfisema pulmonar, hipertensão e obesidade. Essas condições me levam com frequência a hospitais, clínicas e até deslocamentos para outras cidades. Nessas horas, preciso acompanhá-los, mas tendo a ficar muito atrasado com meus trabalhos por depender do desktop, e, ao mesmo tempo, há muito tempo ocioso que eu poderia aproveitar se pudesse levar um notebook. Gostaria de um notebook principalmente durável e confiável, que eu pudesse carregar para essas situações sem medo de estragar facilmente. Em termos de desempenho para as tarefas de trabalho que eu citei, creio que, hoje em dia, qualquer notebook dentro do meu orçamento (4 mil) irá superar o desempenho do meu desktop, que já é antigo.

Além da recomendação, outras dúvidas:

Vale mais a pena comprar um notebook para usar somente em situações fora de casa e manter o desktop como estação principal, ou faria mais sentido já adotar o notebook como nova workstation principal, usando também em casa com meu monitor/teclado, e aposentar o desktop?

Outra questão: vocês acham que compensa tentar vender meu PC/peças antigas, ou é melhor mantê-lo de backup caso o notebook falhe?

Como eu disse, meu orçamento gira em torno de R$ 4k, mas posso considerar aumentar um pouco e esperar por boas promoções na Black Friday. Meus critérios agora são durabilidade e confiabilidade (vou carregar para hospitais, viagens de carro e avião, etc.), mais do que GPU ou recursos para jogos.

Agradeço desde já qualquer sugestão de modelos e também opiniões sobre a melhor estratégia entre manter desktop + notebook ou migrar tudo para o notebook.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Lucas MP disse:

Em termos de desempenho para as tarefas de trabalho que eu citei, creio que, hoje em dia, qualquer notebook dentro do meu orçamento (4 mil) irá superar o desempenho do meu desktop, que já é antigo.

Além da recomendação, outras dúvidas:

Vale mais a pena comprar um notebook para usar somente em situações fora de casa e manter o desktop como estação principal, ou faria mais sentido já adotar o notebook como nova workstation principal, usando também em casa com meu monitor/teclado, e aposentar o desktop?

Outra questão: vocês acham que compensa tentar vender meu PC/peças antigas, ou é melhor mantê-lo de backup caso o notebook falhe?

Como eu disse, meu orçamento gira em torno de R$ 4k, mas posso considerar aumentar um pouco e esperar por boas promoções na Black Friday. Meus critérios agora são durabilidade e confiabilidade (vou carregar para hospitais, viagens de carro e avião, etc.), mais do que GPU ou recursos para jogos.

Bom dia a todos no tópico.

As sugestões do colega @Ziraldo são boas (adoro a foto de perfil desse cara ksksks).

Sobre suas perguntas quanto à estratégia de manter PC e notebook, ou apenas notebook:
Redundância é sempre bom quando se trata de segurança. Então mantenha os dois. Um servirá como backup do outro, especialmente caso você sincronize os arquivos de ambos usando o serviço em nuvem de sua preferência: Google Drive, OneDrive, TeraBox, e assim por diante.

Sobre a lista fornecida pelo colega:

Como eu disse antes, ela é mesmo muito boa. E tomei a liberdade de modificar um pouco os parâmetros, para priorizar o maior número de opções possível. No entanto, algumas dicas são importantes:

1. Dentre os tipos de tela, priorize os modelos com Tela IPS (agride menos os olhos do que Telas TN);

2. Na faixa de preço sugerida, e delimitando ainda mais, a oferta mais imbatível de todas no momento é o Lenovo LOQ com RTX 2050 (promoção na compra à vista).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...