Ir ao conteúdo

Quem eh louco uma vez...

Visitante

Posts recomendados

Postado

E aí colegas...

Depois de ter construido um water cooler, agora me vem outra ideia, vou construir um refrigerador de pc...

Basicamente,  estou pesquisando junto com alguns professores de quimica sobre algum fluido que não conduz absolutamente nada de eletricidade, mas que também tenham uma boa arradiacao termica... e de preferência que não seja corrosivo.

Depois de encontrado o fluido, eu mergulharei o hardware nele e refrigerarei o liquido com um compressor...

as vantagens, tudo ficara frio e ficara livre de condensacao...

não sei se será possivel ou viavel, mas estou pesquisando sobre isso...

Se algum colega puder ajudar ou criticar...

Postado

De uma pesquisada na classe dos fluoretos, se eu não me engano existe algo com algumas caracteristicas das exigidas, eu acho que é "perfluorotrimetropina".

Postado

Poxa colega amd max, ficou muito power teu esquema...

aqui uns dias os nossos cases vão ficar parecendo cameras frigorificas....

Mas como evitou a condensacao, com neopreme?

Postado
Postado Originalmente por Braun@16 Mar. 2003,21:04

Poxa colega amd max, ficou muito power teu esquema...

aqui uns dias os nossos cases vão ficar parecendo cameras frigorificas....

Mas como evitou a condensacao, com neopreme?

Valeu ! Consegui evitar a condensação com "neoprene" e vaselina solida . Foi relativamente fácil resolver .

Postado

Bem, meu pai trabalha numa companhia eletrica, ele colocou a póssibilidade de usar esse oleo.. esse oleo cancerigeno, pelo que eu saiba é o ascarel, um lixo toxico que os eua empuraram para os brasileiros como oleo isolante...

HUm, mas vou pesquisar ainda... tenho esse mes para ver se fico louco e faco isso...

• Membro VIP
Postado

aí pessoal

sou da área e posso afirmar que o Ascarel não é mais usado como isolante no Brasil. a não ser que o transformador seja de museu. os óleos atuais não são cancerígenos ok?....

Postado

Bem colega, eu queria ter afirmado Brasil, ams só sei do parana mesmo...

Mas o oleo utilizado nos transformadores é bom para trocar calor??

Ele não corroe metal ao longo do tempo?

• Membro VIP
Postado

Eles são usados no transformador esxatamente para a troca de calor, e não para a lubrificação (acho q não tem nada lá para lubrificar). Quanto a ser corrosivo acredito que não seja. O transformador é quase todo feito de metal (fios metalicos, carcaça,...) e duram anos. A menos q eles usem algum tratamento superficial no lugar q tem contato com o óleo.

Postado

é. vendo por esse angulo é isso mesmo...

Mas descobri através de algum post aqui do forum, o liquido ideal a ser usado.. só estou vendo a viabilidade do mesmo...

Postado
Postado Originalmente por Braun@20 Mar. 2003,00:33

é. vendo por esse angulo é isso mesmo...

Mas descobri através de algum post aqui do forum, o liquido ideal a ser usado.. só estou vendo a viabilidade do mesmo...

Qual?

Esses oleos lubrificantes seria bom(eu acho) porque duraria muito tempo sem a necessidade de trocá-lo...

Ia ser bala, ao invés de peixes, você colocaria o PC no aquario!!!

:o  :o  :o

Postado

hum, mais ou menos isso... o liquido que já tenho mais ou menos certeza de qual vou usa-lo.. isso se o preco for viavel... e vou aloja-lo num lugar parecido com as geladeiras de pic-nic..pra evitar condensacao externa

Postado

não tenho nenhuma sugestao de fluído.... mais é legal saber que tem brasileiro trabalhando num campo desses........ continue suas pesquisas.... uma hora sai alguma coisa....

Postado

opa dwrocha.. obrigado pelo apoio... espero mes que vem comecar a concretizar essa ideia.... estou entrando em contato com os fornecedores dos fluidos e me informando sobre a refrigeracao...

O interessante que o fluido é utilizado para efetuar teste nas placas eletronicas, ou seja, é proprio para mergulho das mesmas...

Postado

cara estava eu maturando sua ideia e cheguei a outra ideia louca...hehe

nosso corpo humano usa o suor para resfriar o corpo, já que com a água evaporando "rouba" calor do corpo para evaporar. Por que não pensar em uma subistancia que  faça o mesmo sem danificar o processador?

Postado

E aí colega kazuhiro..

Bem, esse sistema que eu estou bolando, não danificaria nenhum componente do processador, ele só efetuaria a troca de calor do mesmo, pois se o fluido não conduzir eletricidade, teoricamente nenhum dano é causado no cpu..

Vou me informar com o fabricante do fluido sobre isso..

Eu também a um tempo atras pensei nisso, mas eu achei (pelo menos a ideia que eu tive, muito complicada e quase impraticavel), por isso eu resolvi pensar na imersao...

A ideia é bem simples, encontrar um fluido que não conduza e troque calor, refrigerar o fluido com um sistema, e fazer com que esse fluido retire o calor do sistema, o interessante seria que todo o hardware, chipset, vga e cpu estariam frio, a as memorias também, o que para over é a melhor coisa, e se o sistema funcionar como o que est9ou imaginando, pode até ser que funcione com temps muito baixas... (um substituto do prometeia para os Brasileiros...

Estou vendo de construir isso, mes que vem saberei se vou fazer ou não...

Mas agradeco a todos os colegas pelas ideias e apoio, e é isso que enriquece nosso forum..

Postado

Saudações

Eu vi no site da thermal que elas fizeram isso atraves do sistema sub-zero, uma placa de refrigeração é colocada no slot pci e Ligado na Tomada!, tem controlador de temperatura com + 3 cooler, dá uma olhada no site.

Postado

só o fato de achar um líquido q não conduza eletricidade.. e não seja cancerígeno.. q é o caso do óleo de trafo..

já é o sufuciente..

ai tu pega o líquido.. coloca uma MB de 486 e testa.... se queima tu não perde muita coisa. hauhauhauhauah

mas se achar esse líquido avisa.. q eu acho isso uma ideia legal e se for viavel.. eu até faça nem q seja com o consagrado 486.. hehehehe

valeu

falou

Postado

entre 48meia e athlonxp há muita diferença de componentes..

ai que tá a coisa

Postado

pensa comigo..

qual a tensão de um processador 486... 3,3v se não me engano..

agora um XP trabalha em 1,75v..

teoricamente menos tensão menor tem q ser a resistencia a condução de eletricadade do líquido certo?

hoje denoite tenho aula de eletrônica vou fala com meu professor...

mas vamos ver.. diz ai o que vocês acham..

ah e o exemplo do 486 é só pra não toca um conjunto de 1500 conto direto dentro de uma incerteza sem saber se vai queimar ou funcionar q uma beleza...

falou

Postado

me cara, o brabo iria ser ver minha gf4 ti 4200 destruida, chegaria a doer (demorei pra ter uma vga boa)

O liquido é usado para testes de placas eletronicas, e eu já li um teste que o cara usou esse liquido numa abit de p3, portanto se fungou com o p3, provavelmente não terei problemas com meu t-bred..acho que amanha

vou ter resposta sobre o fluido..

aí vou ver a viabilidade, se for viavel eu posto aqui..

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!