Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Estou montando uma configuração com o Ryzen 7 9800X3D e a placa-mãe TUF B850 m-Plus, e adquiri as memórias RAM XPG Lancer RGB 32GB (2x16GB), 6000MHz, DDR5, CL30. Agora, estou em dúvida sobre a melhor forma de configurar as memórias para alcançar o desempenho máximo de 6000MHz, como anunciado pelo fabricante.

Tenho algumas perguntas:

É seguro ativar o XMP ou EXPO para obter os 6000MHz nas minhas memórias com essa configuração?

Ativar essas opções pode afetar a vida útil de algum dos componentes (processador, placa-mãe ou memórias)? Eu tenho receio de que, ao ativar o XMP/EXPO, possa diminuir a durabilidade do sistema.

Qual das opções seria mais indicada, XMP ou EXPO? Existe alguma diferença significativa em termos de desempenho ou estabilidade entre elas?

Agradeço quem puder compartilhar experiências ou conhecimentos sobre o tema!

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Deathstroke77 disse:

É seguro ativar o XMP ou EXPO para obter os 6000MHz nas minhas memórias com essa configuração?

totalmente seguro

Ativar essas opções pode afetar a vida útil de algum dos componentes (processador, placa-mãe ou memórias)? Eu tenho receio de que, ao ativar o XMP/EXPO, possa diminuir a durabilidade do sistema.

isso não ocorre de nenhuma maneira, sem essa tecnologia as Memórias funcionam em frequências mais baixas do que foram feitar pra rodar, ativar XMP ou EXPO não vai danificar de nenhuma maneira

Qual das opções seria mais indicada, XMP ou EXPO? Existe alguma diferença significativa em termos de desempenho ou estabilidade entre elas?

primeiramente, XMP foi criado pela Intel, EXPO foi criado pela AMD, mas isso não e exclusivo para processadores Intel ou AMD, por exemplo, o XMP pode ser usado sem problemas em processadores AMD mesmo tendo sido desenvolvida pela Intel, mas o EXPO foi desenvolvido pela AMD para os processadores dela, principalmente os Zen 4 (AM5) e é mais otimizada para processadores AMD, em frequências mais altas o EXPO garante maior estabilidade e mais segurança em casos de overclock, no caso da AMD é recomendado ativar o EXPO pois é fabricado pela AMD para a própria AMD e otimizado para os seus controladores de memória, mas fique atento pois as tuas memórias precisam suportar essa tecnologia, caso contrario só poderá ativar XMP normalmente, a diferença de desempenho é tão insignificante que chega se transformar em margem de erro..

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...