Ir ao conteúdo

Recomendações de FANs para o gabinete de até 90 reais cada


Ir à solução Resolvido por HenriqueV5,

Posts recomendados

Postado

Olá, espero lhes encontrar bem! Vocês teriam recomendações de boas FANs 120mm para gabinete com bom custo x beneficio nessa faixa de preço? Não me importo muito com barulho, desde que não tenha um motor de avião ao meu lado hahaha.

 

Não entendo muito, mas acho que o minimo aceitavel é 60 CFM, correto?

 

Obrigado! 

  • Solução
Postado

Se o foco for performance, fans com alto CFM e pressão estática são as melhores.

 

Recomendo a NIX 2 da Pcyes, está nessa faixa de preço que você quer. A Sangue Frio 3 da mesma marca é boa também.

 

Outra boa é a Cooler Master Mobius.

  • Obrigado 1
Postado

Se o gabinete tem bom airflow, tipicamente os gabinetes torre, com frente em mesh (tela) pouco restriviva, que permita passagem de ar próximo de 50% da area dos fans, fans de boa marca com 50 CFM é suficiente para bom airflow.

 

O problema é que CFM não é normatizado, é definido como o fabricante do fan quer. Por isso pode ter fan com  50 CFM melhor que um que diz ter 70.

 

Por exemplo, olhe o CFM dos fans vendidos pela Rise Mode, vai notar que independente do desenho, numero de pas, preço  - que indica fabricantes (de OEM/white label) diferentes; todos vem anunciado como "50 CMF". O famoso "para Inglês ver",  "P.M.P.O." FAKE... Pelo metodo comparativo empirico do (youTube)  Rockm Gamer, dão uns 30.

 

Mesmo marcas mais conceituadas, como Aigo Montech, ... divulgam números de CFM inflacionados. O fan Montech AX 120 diz ter 59 CFM, foi testado na Cybenetics e entregou 53 (~90%) - ainda um bom valor, recebendo selo Gold. A pressão anunciada é 1.8 e entregou 1.27 (~70%) - selo Bronze.

 

A Cybernetics não testa todos os fans do mercado, em geral testa os que são usados em fontes. O equipamento de teste custa uns $30.000.00 (USD) ou mais.

 

Então a "rule of the thumb" é comprar fans PWM (controle de RPM) com pelos menos 60 CFM, pressão de 1.5 ou mais, porque se o CFM divulgado for em "P.M.P.O." o valor real ainda atenderá. Como regra, considere que o valor real é uns 80% do valor anunciado, e uns 70% para fans baratos (abaixo de R$ 50,00) de marcas genéricas.

 

A vantagem de comprar um fan PWM com CFM e pressão alto é poder usar com a rotação reduzida, mantendo a eficiência do airflow, mas com baixo ruído de operação.

 

Uso 3 Cooler Master Sickleflow 120 - CF anunciado de 62, pressão 2.5. Limito a RPM dos fans em  50%, fazem a pena um "sussurro" abafado, e para meu hardware modesto (i5-12400F, RTX 5060 Ti 8GB) as temperaturas fica ótimas, agora numa temperatura ambiente de 32 graus, o CPU esta em 40 e a GPU em 53 - depois de assistir videos no YouTube por mais de hora, os fans do gabinete estão operando a 20% de RPM.

 

Sem saber que gabinete que usa - nem fan de mais de de 100 CFM vai criar bom airflow num gabinete mal desenhado, sem consideração de airflow, ex. Rise Mode Glass 06X/Hayon GB1709 (são o mesmo).

 

Também sem saber o CPU e GPU não dá para definir o que é adequado, e até mesmo o tipo de refrigeração do CPU, o que é bom para WC não é necessariamente bom para AC (CPU cooler a ar).

 

Quando voce diz "quero fan até R$ 90,00" a tendência é que alguém te indique fan "de grife" próximo deste valor, o que não implica que sejam os melhores pelo valor.

 

Fans da Arctic, P12 PWM, P12 PRO... são boas recomendações. 

  • Curtir 1
Postado

@1lokos comprei um gabinete aquario RedRagon Wideload Pro, atualmente tenho 3 FANs MF120R da Cooler Master e vou usar um WC 360 MM ou no topo ou em baixo do gabinete

Postado
18 horas atrás, Yan_ disse:

@1lokos ... gabinete aquario RedRagon Wideload Pro

 

Nesse gabinete "economizaram" o conector USB Tipo C no I/O, mas tem a furação.

 

No M.Livre tem o cabo, basta desaparafusar o conector da chapa suporte (para slot na traseira) e aparafusar no lugar.

 

https://www.mercadolivre.com.br/adaptador-de-painel-frontal-usb-32-gen-2x2-usb-c-de-20-gbps/p/MLB2037469878.

 

Se for colocar mais fans por "decoração" vai precisar de mais 3 fans para colocar no fundo, compre fans reverse - que esconde traseiro; para esta posição, mas não precisa ser de alto desempenho, fans nesta posição tem utilidade duvidosa, ate mesmo tendo impacto negativo em alguns gabinetes. Também, as fans tipo unifan/wireless - conecta uma na outra; "decora" melhor esta posição.

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@1lokos Valeu! Vou comprar o cabo separado sim pro conector. E na verdade vai faltar só as 2 FANs de fundo mesmo, pretendo colocar o WC em cima, 3 em baixo e 1 atras ali do processador

Postado

Tenho 3 fans excelentes da marca NZTX que acabei de trocar de um gabinete top que comprei pois não tem RPG . custam no ml 180 novas cada ,faço 300 as 3 

11945493799

IMG_0231.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...