Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Montei um PC recentemente e estou com algumas dúvidas quanto ao funcionamentos das fans e temperaturas do sistema.

Tenho 6x fans instaladas atualmente:

image.thumb.png.94b00b3b33d6a149fe8b30dcda3811ce.png

• 3x na lateral do gabinete puxando o ar frio de fora para resfriar o sistema ligadas no CPU_OPT;
  • 3x no topo do gabinete, jogando o ar quente do sistema para fora, passando pelo radiador do WaterCooler), ligadas no CPU_FAN;
  • Adquiri +3 fans (mas ainda não chegaram) para colocar 1x na traseira do gabinete para jogar o ar quente do sistema para fora e 2x em cima do compartimento da fonte para puxar mais ar frio de fora para resfriar o sistema;
  • A bomba do WaterCooler está ligada no AIO_PUMP.

Estas são as configurações atuais da BIOS:

image.png.62a926a02d07240fddbe5f6ebab39f62.png

image.png.6dc84bb516bed40a0bb2b4efa86e9ed9.png

image.png.6d927f62f75646d3eb550f8c72362024.png

As configurações estão ok?

Eu pergunto isso pois atualmente, sem as 3x CHA_FAN que estão para chegar, as temperaturas do CPU estão ficando em média nesses valores:

CPU (i7 14700KF)

CPU (Mostrado na placa-mãe) 35ºC~70ºC (Com picos rápidos em loadings/fast travels de até 90ºC)
P-Cores 30~70ºC (Com picos rápidos em loadings/fast travels de 90ºC)
E-Cores 30~60ºC (Com picos rápidos em loadings/fast travels de 80ºC)

Package 35~70ºC (Com picos rápidos em loadings/fast travels de 90ºC)

VR 45~60ºC (Com picos rápidos em loadings/fast travels de 65ºC)

GPU (RTX 5070Ti)
GPU 40~60ºC (Com picos raros de até 65ºC)

Memory 50~60ºC (Com picos raros de até 65ºC)
Uso de GPU chegando aos 99,0% em alguns casos muito raros e por pouco tempo mesmo sem estar dedicando toda a memória (16GB).

OBS1: Quanto ao range de temperatura, estas ficam próximas das mínimas quando não estou jogando e próximas das máximas quando estou jogando.

OBS2: Nestes picos rápidos de temperatura as ventoinhas CPU_FAN e CPU_OPT sobem o RPM até cerca de 2000RPM por alguns segundos que chega a assustar. kkkk

OBS3: Em anexo tem um print do HWMonitor de quando eu estava jogando Outer Worlds 2 com tudo no máximo, com ray tracing ativado, etc.

Vale ressaltar que não estou sofrendo com nenhum tipo de travamento/queda de fps, está tudo rodando muito bem com fps acima de 100 na maioria dos jogos com tudo no máximo, sem stuttering, tudo normal.
A dúvida apenas seria a questão das temperaturas em primeiro lugar, além do uso da GPU chegando em 99% em alguns casos raros e também de um ruído quase imperceptível (mas um pouco irritante) que me parece ser da bomba do radiador, similar ao de alguém lavando a calçada há umas 2~3 casas de distância.

image.png

• Solução
Postado

As configurações de fans, conectores e curva de fans estão corretos, os conectores usados estão usando a temperatura do CPU como referencia - o "Q-Fan source".

Quando instalar mais fans - que não vão mudar praticamente nada, vide no review do KitGuru,* entre 3 fans e 6 fans deu 2 graus de diferença no CPU; isso supondo que sejam fans de qualidade, com bom CFM e pressão; lembre se colocar nos CHA_FAN o CPU como "Q-Fan source".

No mais, a temperatura esta normal para um i7, para diminuir só WC custom e gabinete com airflow melhor, se bem que o do 3500X não é ruim.

* Estas temperaturas no gráfico são Delta sobre 20 graus da temperatura ambiente, ou seja, o i7-14700K ficou em 87-89 graus.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Certo, fico mais aliviado. Meu desktop antigo tinha um i5 10400F e não chegava nunca nestas temperaturas de pico e isso me deixou um pouco preocupado. Falando nisso, estes picos ocorrem quando há também (obviamente) um pico de utilização do processador, como relatado no caso de loadings/fast travels, que chegam a apontar no HWMonitor utilização de até 140% dos cores (como pode ser visto no print último print postado). Isso também é normal de acontecer?  Além disso, como mostrado o print da BIOS, na curva das velocidades das fans está para funcionar em 100% a partir de 70ºC. Isso faz com que, se houver uma oscilação de 60ºC para 80~90ºC, por exemplo, também suba abruptamente o RPM das fans de 1200 para 2000 para suprir esse pico de temperatura, correto? E isso faz com que seja tão perceptível e "barulhento" quando isso ocorre.

Sobre as 3x fans que adquiri, peguei da mesma marca do watercooler e das que vieram com o gabinete, no caso da Corsair, mas este modelo sem ARGB. Sabe dizer se são boas?

Postado
3 horas atrás, André F. Kasteller disse:

..da Corsair, mas este modelo sem ARGB. Sabe dizer se são boas?

Sim, tem boas especificações, são PWM (controle de RPM), tem bom CFM e pressão, e o ruído de operação é razoável.

• Fan Airflow 16.5 - 72 CFM
  • Fan Static Pressure 0.22 - 4.2 mm-H2O
  • Speed 425 - 2000 RPM ±10%
  • Sound Level 10 - 29.5 dBA

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...