Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, tudo bem? Espero que sim.

Estou planejando comprar um gabinete Montech Air 903 Base (a versão sem RGB). Minha placa-mãe atualmente é uma A320KBR da ASUS, e até onde sei ela só possui um único slot CHA_FAN (acho que o nome é assim). Eu sei que existem cabos "splitter" que podem ser usados na placa-mãe para aumentar a quantidade de fans, porém confesso que fiquei um pouco confuso com relação a pinagem, pois existem splitters com 4 e com 3 pinos, e não sei exatamente qual comprar. Portanto, gostaria de indicações de cabos ou de controladoras que podem resolver este problema, desde já agradeço!

Postado

O problema de "splitter" ou HUB passivo é que 5 fans podem ultrapassar a corrente (A) fornecida pelo conector CHA_FAN da placa-mãe, que em geral é 1 A(mpere). O manual da A320MK/BR não informa qual a corrente suportada pelo CHA_FAN, só do CPU_FAN, que é 1 A(12W).

Por isso, o  recomendável é usar um "splitter" com alimentação pela fonte, ou HUB PWM com alimentação pela fonte, mas  o preço destes acaba ficando próximo de uma controladora, sendo preferîvel usar uma, qeu deixa os cabos mais organizados.

A A320MKBR não tem conector de LED, se comprar uma controladora ARGB com HUB PWM integrado pode usar até 9 fans, que serão alimentados pela fonte.

A conexão PWM da controladora com o CHA_FAN da placa-mãe será usada só para gerenciar a RPM dos fans. E de quebra pode usar fans com "frufru" - ARGB (5V, 3 pinos). Exemplo:

Controladora ARGB & HUB PWM para 9 fans - R$ 49,90

2 horas atrás, RiderPrime disse:

..existem splitters com 4 e com 3 pinos

Um cabo splitter 1-4, 1-5 tem 4 pinos num dos conectores macho e 3 pinos nos demais. No conector fêmea (que vai na moo) são 4 pinos.

shopping?q=tbn:ANd9GcRjgf8GvK7vLn3LmR5ki

Isso porque o BIOS só monitora a RPM de um fan por connector PWM (CHA_FAN, SYS-FAN) da placa-mãe, por isso o pino que falta nas demais pontas do splitter é o sensor de RPM.

Postado

Opa amigo, muito obrigado pela resposta, já deu uma bela luz sobre o assunto. 

Você acredita que alguma dessas seja uma boa opção?

https://www.kabum.com.br/produto/188631/hub-controlador-de-fan-deepcool-4-portas-fh-04-dpf04pwmhub?srsltid=AfmBOornnz8v5s9cyNVmNUgBPBhw0EhmaPfkk7WLnY5MG5igv-QzL59kQP4

https://www.mercadolivre.com.br/hub-controlador-de-fan-10-saidas-3-e-4-pinos-deepcool-fh-10/p/MLB27137524#reviews

(vi a que você me enviou, mas confesso que sou meio pé atrás com a rise mode)

Postado

O primeiro HUB da DeepCool é igual ao que Pedroou sugeriu, é "passivo" sem alimentação pela a fonte e cai no problema de ultrapassar a corrente (A) do conector PWM da placa-mãe.

Já o segundo é "ativo" - tem alimentação via cabo SATA da fonte; a conexão com o conector PWM da placa-mãe é só para receber o sinal digital de controle de rotação, e monitorar a RPM de um dos fans.

Tem outro detalhe, este HUB so tem conector PWM, se você for usar fans com LED "frufru" ARGB precisar de outro HUB ou controladora para conectar os cabos de LED. A controladora ARGB com HUB PWM integrado resolve os dois problemas.

Não precisa comprar a da Rise Mode, pode comprar a mesma controladora com as marcas KBM (marca da Kabum), Gamemax, Teucer, Jungle Leopard (AliExpress) e outras "marcas". Todas saem da mesma fábrica lá na China. 😜 

Similar tem a controladora ARGB com HUB integrado PWM da CoolMoon, que sai pelo preço do HUB "ativo" da DeepCool, tem conectores PWM para 8 fans e 10 conectores ARGB, 2 para fita de LED.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3381384801-controladora-argb-hub-coolmoon-RGB-5v-3-pinos-ate-10-fans-_JM

EDIT - Um ponto importante sobre estas controladoras, nunca use os botões Speed + Speed - no controle remoto.

Esses botões são para ajustar a RPM dos fans alterando a tensão (V)  +12V a +5V, existem para o caso de usar placa-mãe sem PWM para fans de gabinete, como X79, X99, LGA775, LGA1151 "Frankenstein Chinês" - placas-mãe fabricadas com chipset reciclado e adaptado; por isso só tem PWM no CPU_FAN. 

Como a controladora estará sincronizada com a curva de fans do BIOS pelo cabo PWM conectado num CHA_FAN, SYS-FAN da placa-mãe, que envia um sinal  controle digital (código binário) e precisa de 12 Volts para operar corretamente, usar os botões do controle remoto vai reduzir a tensão (V) para abaixo dos 12 V, o que pode levar a danificar o circuito PWM dos fans, já aconteceu com controladora da PCYes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...