Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Comprei um par de Memórias ram e não consigo usar elas com as memórias que já tenho, quando coloco apenas 3 funciona, por mais que no windows acuse que tem apenas 1, no CPU Z é reconhecido as três.

Só que quando coloco a quarta o PC simplesmente não liga, ele acende a luz de DRAM e fica com as fans girando no máximo, mas não da start.

Já testei ambos dos pentes novos, um de cada vez, com os antigos, mas quando coloco os dois juntos, não funciona.

Já resetei BIOS, limpei CMOS, desativei XMP, passei borracha nos contatos e nada funcionou.

Inclusive quando eu ativo XMP com as 3 memórias o PC entra num loop, ele liga e desliga.

Tô sem ideia do que fazer.

placa-mãe: B450 Aorus M

Memórias: 

2x8gb 3200mhz DDR4 Geil Evo Potenza (as mais antigas)

2x8gb 3200mhz DDR4 KLLSRE (as recentes)

Postado

@LuizOts Pode ser falha no memory training do controlador de memória do cpu. Ele pode estar estourando o que o controlador de memória aguenta. Muitas vezes misturar kits DDR4 não é garantido, por mais que a velocidade seja igual ainda há diferenças internamente. KLLSRE é marca genérica / white-label. Usa chips variados, muitas vezes reciclados ou remarcados. Subtimings costumam ser agressivos demais. Compatibilidade com Ryzen é baixa. O que eu faria era testar kits idênticos, abaixar as frequências ou mexer nas tensões. 

Postado

Obrigado pela resposta!

Quais são os riscos de mexer nas tensões? Acredito que seja a única coisa que posso fazer nesse momento.

Atualização, fui mexendo e conseguir iniciar com os 4 pentes, mas sem ser naquela lógica de 1-3 e 2-4, coloquei os pentes iguais um ao lado do outro, tem algum problema usar assim?

Só que agora o windows reconhece apenas 16gb, não os 32gb, por mais que apareça no cpuz.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!