Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, tenho um PC aqui que uso pra coisa mais simples como trabalho e outras coisas mas hoje após eu ligar ele entrou normal no Windows mas após uns 5 minutos ele apagou a tela, e ficou com os periféricos acesos, então desliguei e liguei de novo, após ligar ficou o ez debug da VGA aceso, fiz os procedimentos padrão fui tirando um a um as coisas e mesmo assim continuou, dei um clear cmos e mesmo assim o VGA continuou aceso. Tenho a placa de vídeo dele a uns 5 anos uma GTX 1650. Usei um pincel pra limpar a placa e a entrada mas não notei poeira nos conectores mas a placa já está enferrujada em alguns parafusos e oxidada na parte dos conectores pelo longo tempo de uso.

Coisas que eu notei

Os periféricos acedem normal e ficam acesos mas não consigo nem dar boot pois não passa do VGA.

As ventoinhas da placa funcionam.

Em um momento quando tirei as memórias e deixei sem o led ficou na DRAM, mas quando recoloquei voltou a VGA de novo o que me faz pensar que as RAMs estão ok certo?

Botei uma memória aqui que tinha que estava ruim nem chegou a sair do led CPU mas isso eu já esperava pois a memória está ruim. Eu só não testei outra placa, essa GTX não possui conector de energia.

As vezes quando eu jogava um jogo só nele que era o LOL, dava uma piscada bem rápida na tela e uma vez só chegou a apagar e acender de novo, mas outros jogos nunca teve problema, isso acontece do fim de ano pra cá.

Vou ver se levo pra alguém testar outra placa pois não possuo no momento, caso com outra placa de o mesmo vocês acham que pode ter sido o VGA da placa-mãe que queimou? Em janeiro uma memória que eu tinha deu problema repentinamente, tinha uns 5 anos de uso também, e agora a VGA, eu uso uma fonte boa uma mas será que pode ser algum surto causando tensão que pode ter queimado esses dois componentes nesse período de tempo?

Configurações do PC:

placa-mãe a520m msi

Placa de vídeo GTX 1650 Galax

Um pente de memória DDR4 Kingston 16gb

Um HD de 2tb e um SSD de 240gb

Processador Ryzen 5 4500

Fonte xpg core reactor 650w

Desses componentes 3 tem 1 ano no caso a fonte, a placa-mãe e o processador.

Edit: percebi que de uns tempos pra cá as LEDs das ventoinhas que uso no computador estão piscando e algumas já apagaram mas as ventoinhas funcionam, é normal em um ano de uso as luzes delas começarem a falhar? São bem simples elas.

Postado

Adicionando mais conteúdo sobre o problema( não consigo editar)

Dois dias antes eu instalei essa atualização que apareceu pelo Windows update Micro-Star INT'L CO., LTD. Driver Update (1.0.0.15).

Como fiquei sabendo que ela atualizava drivers sem eu precisar eu a desativei na BIOS, no outro dia usei tranquilamente o computador.

Postado

A melhor coisa a ser feita no momento e realizar testes em outra máquina se possível, para ver se a placa realmente queimou ou se é algum problema com alimentação, diagnosticar problemas no pc nem sempre é simples, é sempre bom ter algumas coisas básicas, por exemplo às vezes passar um limpa contato já pode resolver defeitos como esse por exemplo. 
Você informou que os leds e sua Memória queimou, de fato o eletrônico tem vida útil, mas essas coisas quando acontecem é bom se atentar a fonte de alimentação, mesmo que tenho comprado recentemente. Outra informação é sobre um update, não sei se causou isso, mas essa dúvida pode ser parcialmente respondida quando fazer o teste dessa placa em outro pc, você realizando o teste e funcionar ai você pode pensar nas hipóteses de ser mau contato, o update ou a fonte de alimentação mesmo. Outro teste interessante seria testar outra fonte, mas isso já é um cenário que não é viável a todos realizar esses testes, mas se você puder é bom realizar para que você consiga achar o problema na "raiz."

Aguardo seu retorno com o desfecho do caso. 

• Curtir 1
Postado

Atualizando aqui os pentes da placa de vídeo estão assim:

IMG_20260403_105524277.jpg

Não consegui postar a foto em cima junto com a outra, também notei que dentro do slot pcie tem uma pequena mancha prateada que só dá pra ver se acender a luz nela.

IMG_20260403_105537756_HDR.jpg

Postado
2 horas atrás, lucas2560 disse:

Atualizando aqui os pentes da placa de vídeo estão assim:

IMG_20260403_105524277.jpg

Não consegui postar a foto em cima junto com a outra, também notei que dentro do slot pcie tem uma pequena mancha prateada que só dá pra ver se acender a luz nela.

IMG_20260403_105537756_HDR.jpg

Curioso, eu não tenho conhecimento aprofundado em hardware ainda, mas essas manchas são estranhas, pode ser oxidação, você tem limpa contato? Se não tiver, passa a borracha levemente nela para limpar qualquer resquício pode está causando esse mau contato, o limpa contato é interessante para você passar no slot da placa-mãe também

• Curtir 1
Postado

@Maurício Víctor Levei em um amigo que pra ele testar outra e pelo jeito problema é a placa pois após limpar o slot e recolocar outra deu Vídeo até estou usando um aqui mais simples, mas quando recolocou a antiga não deu Vídeo de novo, ele ficou com ela lá pra ver se tem algum capacitor com problemas, e deixou essa simples comigo enquanto pesquiso preços, como estou com o orçamento apertado e preciso muito para trabalho estou quase indo de RTX 3050 que é um pouco melhor que a que eu tinha e me serviria.

Postado

@lucas2560 Puts, cara é uma pena ter acontecido isso, ainda mais no momento do mercado atual, mas pelas imagens, sua placa realmente já estava com sinais de alerta. A 3050 vai te servir, mas dizem que ela para jogo não performa muito bem, caso você jogue no seu tempo livre recomendo pesquisar um pouco mais e ver vídeo sobre as placas prováveis que tem e pode comprar

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...