Ir ao conteúdo

DVD não fica com qualidade total

Posts recomendados

Postado

Pessoal;

Me ajudem, tenho capturado imagens diretamente da TV, com o Studio 8, porém na hora de fazer o DVD, a qualidade da imagem fica um pouco reduzida, com alguns microblocos quase imperceptíveis, e o detalhe é que são vídeos de +/- 20min. Alguém sabe o que pode ser??????

Valeu :muro:

Postado

Calabrez,

Para edição de vídeo quanto mais máquina melhor. Claro que, com um Pentium 1.6 já dá para fazer uma fezinha em termos de edição de DVD. O requiriment mínimo seria 1.8 para uma qualidade que não comprometesse. Entretanto, o teu maior problema não é o processador. Ele se situa entre a DC-10 da Pinnacle e a Divagar de Vídeo de 32 MB. Que tal uma Aceleradora de Vídeo de no mínimo 64

MB? Hein?... Já se usa atualmente, aceleradoras de 256 de memória de vídeo.

Na verdade, o maior problema mesmo, e que urge ser contornado é a DC-10. Há cerca de meia década atrás dava até para fazer um "agá" com ela, pois, o barato era autorar VCD e SVCD, sendo que, é para isto que tal placa se destina, pois, o frame size do formato SVCD é apenas de 480 x 480 pixels, o que me leva a crer que, a resolução máxima da DC-10 seja 640 x 480 pixels.

Cervejam só!... Tu capturas em 640 x 480 pixels para depois, ao codificar para o formato DVD, tentar distribuir esta quantidade de elementos formadores da imagem de vídeo em uma área (frame size) de 720 x 480 pixels que é a do formato DVD. É claro que teu arquivo vai ficar igual a couro de gato esticado para fazer tamborim. De onde tu vais tirar pixels para preencher os 720 da varredura horizontal se só tens 480 ou no máximo 640 elementos? O pixel equivale ao dot que é o elemento formador das figuras estáticas como fotos, etc...

Poder-se-ia também estabelecer uma analogia entre os pixels e as moléculas que compõem as células do tecido humano. Perdendo-se moléculas comprometemos as células. Dai a falha de pixelamento que notas principalmente na imagem de fundo do quadro, quando parece que pastilhas de um mosaico tenta debalde completar um espaço no qual está faltando outra pastilha. Costumo chamar isto de: - "tijolinhos baratinados".

Porém, és uma guy afortunado... De uma só tacada resolverás teus dois principais problemas. Começa já a pensar em uma Aceleradora (de no mínimo 64 MB), que seja combo - que tenha captura também. Que tal uma ATI All In Wonder 7.500 Radeon para cima (to up)? A 9600 é de 128 MB e a 9800 deve possuir as versões 128 e 256 MB DRAM de vídeo.

A tua memória do sistema não pode ser menor que 256 MB, confortável 512, e, quanto mais, melhor. Depois, que tal um P IV de 2.53 to up? Com esta config sugerida tu poderás começar a pensar em autorar DVD, com certa qualidade.

Aí, tu dirás! É esperto, mas, eu uso um programa que me oferece uma template de DVD com 640 x 480 pixels...

Tudo bem!... Pero, deixa de ser a template do padrão DVD High Quality de 720 x 480 pixels com bitrate de 7000/8000 kbps. E, toda vez que se altera para menos o Frame Size (Resolução) e o Bit Rate (Taxa de Dados de vídeo) de um arquivo, estamos inserindo perdas de pixels e consequentemente da qualidade do fluxo. Tais templates equivalem as velocs LP, SLP, etc da edição linear (VHS).

Soçarba...

Mr. Walker

Postado

Valeu cara, vou ver o que posso fazer com os recursos que tenho, pois agora não consigo dispor de um dinheiro para fazer este upgrade. Mas mesmo assim, obrigado pelas informações que você me passou!

Valeu! :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...