Ir ao conteúdo

Como instalar o mandrake9 junto com o xp?

Lopes Dias

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, comprei a revista PCMaster edição 66 que vem o Linux Mandrake 9. Quero instalar em meu PC os dois SO (em dual boot) gostaria que alguem me desse todos os passos para fazer esta instalação. Tenho já instalado o Windows Xp Pro + SP1, meu computador é: Athlon XP 1700+ MB Pcchips M810XP, HD 20 Gb Samsung, 256 Mb PC133, CDRW LG 32x10x40x, CDROM 52x LG.

- O Mandrake cria sua partição sozinho, em que tamanho ele cria essa partição ?

- O Mandrake faz automaticamente o Menu de Inicialização, para quando inicializar a máquina eu escolher o Win XP ou o Mandrake ?

- Devo tomar algum cuidado nessa instalação ?

- Corro o risco de não conseguir instalar,e depois nada mais funcionar ?

- Tem como futuramente, se eu não gostar do Mandrake, eu remover o Linux e deixar somente o Windows, como fazer ?

Observação: Tenho emgum conhecimento de Hardware, mas não entendo nada de Linux, quero conhece-lo.

Postado

Vamos por partes, na sequência:

- O seu HD está sendo totalmente utilizado pelo Windows ou tem espaço não alocado disponível? Se tiver, o programa de instalação do Mandrake permite que você crie as partições para o GNU\Linux. Você escolhe o tamanho, ponto de montagem, cria a partição swap e define outros parâmetros. Agora se o seu HD está sendo totalmente utilizado em uma partição FAT32 ou NTFS, você vai precisar primeiro redimensionar essa partição, liberando espaço para a criação das partições para o GNU\Linux. Recomendo que use o Partition Magic (versão 8.0);

- Sim, você escolhe um gerenciador de boot (Lilo ou Grub) e ele apresenta um menu de inicialização para você escolher o sistema a ser iniciado (existe uma possibilidade remota de ocorrer problemas com o Windows XP e 2000 quando você instala um desses gerenciadores, se der algum problema, dê um toque, isso dá pra resolver);

- É recomendável você desfragmentar o disco antes de redimensionar a partição ou instalar o GNU\Linux, para minimizar as chances de dar problema. Se for possível, faça um backup dos seus dados. A instalação do Mandrake é tranquila, mas não custa se prevenir;

- Difícil isso acontecer. Se der erro na instalação e você não conseguir mais dar boot nem pelo GNU\Linux e nem pelo Windows, tenha em mãos um disquete de boot do Windows 98, dê boot por este disquete e no prompt digite fdisk /mbr. Aí então você deverá conseguir iniciar o Windows. Entre no Partition Magic e detone a partição do GNU\Linux. Pronto, a operação de instalação do Mandrake estará desfeita;

- Sim, foi o que eu expliquei aí em cima.

Qualquer dúvida poste aí.

Falou!

• 3 meses depois...
Postado
Postado Originalmente por McCloud@19 Mar. 2003,21:07

- Sim, você escolhe um gerenciador de boot (Lilo ou Grub) e ele apresenta um menu de inicialização para você escolher o sistema a ser iniciado (existe uma possibilidade remota de ocorrer problemas com o Windows XP e 2000 quando você instala um desses gerenciadores, se der algum problema, dê um toque, isso dá pra resolver);

Que tipo de problemas? Como poderíamos solucioná-los? Também estou para instalar uma distro junto com Windows XP Professional (sem SP1) e estou hesitando justamente por causa desses comentários encontrados aos montes pelos fóruns. Alguém poderia me esclarecer?

Alexandre

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!