Ir ao conteúdo

resolucao para captura e autoracao

Posts recomendados

Postado

Ola a todos do forum

Apos fazer algumas capturas em 720x480, pesquisei em sites especializados na internet e verifiquei que as resolucoes da fita vhs e das tv's analogicas não chegam perto disto, ou seja, mesmo que esta seja a resolucao do dvd, a tv não chega a exibir tudo isto. Com base nisto, comecei a fazer captura em 352x480 ( para capturar os dois campos(field) do vhs). Inclusive ha esta resolucao no wizard do tmpgenc plus. Acabo com isto aumentando o meu espaco no hd, pois pelos testes a qualidade final não foi afetada, ja que o vhs não ajuda muito.Os colegas :D do forum concordam?

abraços a todos

Postado

Tenho feito alguns SVCDs (resolução 480 x 480), mas na prática observo que capturando com a resolução do DVD (720 x 480) fica melhor, principalmente quando visto na TV. Utilizo compactação mjpeg na captura e faço a conversão para mpg2 depois. O resultado também depende muito dos parâmetros utilizados nos programas de captura, codecs e conversão para mpg2.

Postado

Eu uso o Studio 8 para captura, e já testei os dois tipos de resolução e cheguei a conclusão que no meu caso, a captura em 720 x 480 fica muito melhor que a outra. Eu acho que se a TV não exibisse a resolução de 720 x 480, não haveria diferença entre uma imagem de vídeo cassete e uma imagem de DVD, ou estou errado?

Valeu! :D

Postado

352x480 é mais que o suficiente para obter toda a informação de um VHS (que contém apenas 240 linhas) - não entendo a vantagem de usar resolução maior. De onde irão vir essas linhas a mais?

Postado

Eu também não sei, mas só sei que tem diferença, pois quando capturo com resolução maior, o arquivo avi também aumenta de tamanho, e não deve ser à toa. Acredito que o aparelho de DVD tem saída de resolução em 720 x 480, sendo assim, se a captura for 352 x 240, como será preenchida o restante das linhas, no caso será com macroblocos (quadradinhos). Pensando por esse lado, eu acredito que na hora da captura, a digitalização é transformada de 352 x 240 para 720 x 480.

Desculpem se eu estiver falando besteira....

Postado

Não confundam PIXEL com Linha de resolução!!!! É claro que a resolução de DVD 720x480 é infinitamente superior e visivel claramente a diferença em qualquer TV.

Postado

A idéa deveria ser sempre essa: Gravação MELHOR > Produto final igual ou próximo do MELHOR.

N muito longe em termos de analogia, posso citar 2 exemplos:

1- Fotografar em 5mega pixels é melhor ou dá no mesmo q fotografar a 2mega pixels, se o produto final for uma impressão 10x15?

2- Gravar audio a 24bit/192khz (qualidade de estudio) é melhor ou igual a gravar em 16bit/44.1kHz (qualidade de placas de som caseiras), se o produto final será um CD de audio 16bit/44.1khz?

Em ambos os casos, quanto maior a resolução da MATRIZ, melhor o resultado do PRODUTO FINAL. Tenho certeza q a mesma analogia se enquadra em captura de video, salvo algumas diferenças como bitrate e tipo de compressão usada (AVI DV, MPEG1, MPEG2 e etc.).

Abraços,

Brum

Postado

Capturei com as duas resoluções; 352 x 240 e 720 x 480.

Na TV e micro ficaram melhor com 720x480. Sem contar que na hora de visualizar em tela cheia o 352x240 deforma mais a imagem.

Com 720x480 a imagem capturada é visualizada do jeito que estava no VHS. Não sei sobre essa resolução (linhas) do VHS mas que fica melhor isso fica.

Postado

Pessoal, 720x480 vai ter melhor qualidade quando seu bitrate acompanhar ou seja, capture em 352x480 com bitrate de 3000 e capture em 720x480 em bitrate também de 3000.....quando reproduzir no pc que tem resolução de 1024x768 ou 800x600, você vai notar que 352x480 ficou com uma qualidade ligeiramente supérior......mas se você capturar as duas resoluções com o bitrate de 8000 você vai notar que o 352x480 vai ser melhor, agora se voce capturar no padrão, 352x480 3500 bitrate, 720x480 a 6000 bitrate, verá que em 720x480 será melhor a qualidade.....o mais importante que a resolução e o bit rate é saber dosar os dois...se a fonte de captura é um vhs capture em 352x480, agora se é um dvd ou algo assim.....utilize sempre 720x480 ....mas com os bitrates padrão para cada resolução......agora as tvs realmente não reproduzem todas as linhas do dvd, mas reproduza em um tv wide de boa qualidade, que você vera grande diferença entre 720x480 e 352x480....

Postado

Caro vandrerm;

Desculpe eu discordar de você, mas já fiz o teste capturando com os dois tipos de resolução e bitrate iguais, e o resultado final é muito superior para o 720x480. Entendo que é lógico esta afirmação, pois do contrário não haveria sentido para um arquivo avi capturado em 720x480 ter um tamanho muito maior que um 352x240. (quanto mais tamanho mais informações)!

Postado

Um arquivo de 720x480 tem mais informações que um de 352x240 - por isso, essa é a lógica, ele necesstia de maior bitrate para mover essa imagem. É um dos motivos que HDTV não cabe em um DVD, pois o vídeo teria muita informação a mais, e os 10MB/s possíveis no DVD não são o suficiente.

Postado
Postado Originalmente por Ricardosilvars@29 de março de 2005, 09:19

Tenho feito alguns SVCDs (resolução 480 x 480), mas na prática observo que capturando com a resolução do DVD (720 x 480) fica melhor, principalmente quando visto na TV. Utilizo compactação mjpeg na captura e faço a conversão para mpg2 depois. O resultado também depende muito dos parâmetros utilizados nos programas de captura, codecs e conversão para mpg2.

Opa ... você tem uma configuração quase igual a minha e eu estou tendo problemas com a minha PLAYHD .. daria pra me passar passo a passo, ponto a ponto quais configurações e programas e codecs instalados você usa ai ...pode ser por email ou PM por favor ....valeu.

Desculpe o off ai gente...

Sobre resolução, vocês estão falando de PAL-M e/ou NTSC na fonte da captura???

Tem relação?? muda algo??

E entre 352x240 ou 352x480 .... qual captura o total dos campos??

Desculpe a newbada !

Postado

Eu tenho a famigerada pixelview que suei para configurar e no momento estou testando o Power vcr q vem junto com a placa, que eu tinha descartado.Achei um site que mostrava como configurar melhor este programa ( atraves do registro) e notei que ele melhorou. Capturo em mpeg2, 352x480, audio stereo 192 Kbps para cima, bit rate em 8000 kbps e quality indicator em 3. A imagem fica muito boa e cada minuto fica em torno de 50 Megas. O unico senao e que o tmpgenc plus não abre este arquivo para mim poder cortar. Alguem sabe como fazer o tmpgenc abrir este video? :D

abraços

Joao

Postado
Postado Originalmente por monstro@31 de março de 2005, 01:21

Eu tenho a famigerada pixelview que suei para configurar e no momento estou testando o Power vcr q vem junto com a placa, que eu tinha descartado.Achei um site que mostrava como configurar melhor este programa ( atraves do registro) e notei que ele melhorou. Capturo em mpeg2, 352x480, audio stereo 192 Kbps para cima, bit rate em 8000 kbps e quality indicator em 3. A imagem fica muito boa e cada minuto fica em torno de 50 Megas. O unico senao e que o tmpgenc plus não abre este arquivo para mim poder cortar. Alguem sabe como fazer o tmpgenc abrir este video? :D

abraços

Joao

Amigo O TEMPEGEnc não vai abrir o mpeg2!! Para você Editar um mpeg2 você poderá usar o Sony Vegas ou o Premiere Pro com o Plugin MainConcept Pro

Postado

abraços

Joao

O TMPGEnc tem recursos para cortar e juntar videos MPG1 e 2. Clique em "File" e "MPG TOOLS" selecione a aba "Merge & Cut", é possível cortar / juntar os vídeos sem recompactação, mantendo a qualidade.

Postado
Postado Originalmente por Ricardosilvars@01 de abril de 2005, 22:08

O TMPGEnc tem recursos para cortar e juntar videos MPG1 e 2. Clique em "File" e "MPG TOOLS" selecione a aba "Merge & Cut", é possível cortar / juntar os vídeos sem recompactação, mantendo a qualidade.

Esqueci um detalhe: MPG2 só dá pra abrir na versão registrada.

Postado
Postado Originalmente por aristofeles@29 de março de 2005, 11:38

352x480 é mais que o suficiente para obter toda a informação de um VHS (que contém apenas 240 linhas) - não entendo a vantagem de usar resolução maior. De onde irão vir essas linhas a mais?

Eu acho q você está corretissimo, fiz este teste e consegui melhor resultados (MUITO melhores) usando resolução de 352x240 q é a resolução de uma fita VHS! o resultado foi praticamente perfeito, acabei com os problema de quadriculamente ou pixelamento q estavam ocorrendo quando eu usava 720x480!!! incrivel de acreditar mas so conseguir acreditar testando e vendo a aprtir do q andei lendo pelos foruns e pagina da vida...

uso uma placa de captura não mt boa e q ja vi aqui no forum sendo dito q ela so grava bem mesmo nesta resolução de 352x240, mas acredito q o problema mesmo não é q a placa é ruim, mas, que a resolução para ser gravada deve ser adequada a fonte q origina a imagem!!! se você tenta aumentar (na logica em q eu penso atualmente) você ira causar um tipo de perda,deformação ou "distorção", pois você esta tentando fazer algo similar a pegar uma foto 3x4 e grava-lá no pc com taxa de 6x8, acredito q seja isso. Em fim, ao final você gravando um VHS em 720x480 ira ficar despadronizado e o video tentará "cobrir" uma resolução q não é a do material de origem e daí virá as imperfeiçoes

o que estou falando tem embasamento em meus testes. Agora estou gravando meus videos VHS em 8100kbps e 352x240 e conseguindo imagem digamos q identica a fita VHS original. Consigo bem mais qualidade e em muitissimo menos espaço!!!

Abaixo vejam um exemplo de uma transferencia q fiz recentemente

-----

Programa usado para gravar: PowerVCR II

Duração do video: 43min

formato: mpeg2

Bitrate: 8000kbps

Qualidade (ajuste do software): 3 (melhor possivel)

Tamanho final (após autoração): 1,28 Gb !!!

----

Detalhe: partindo de 720x480, cada vez q eu baixava a taxa eu conseguia resultados cada vez melhores ate chegar em 352x240 q foi o melhor resultado q alcancei e esta é a resolução de um simples VHS.

Postado

Gostaria de saber de alguém que possui a DC10+ da Pinnacle, pois eu garanto a vocês que com esta placa, eu tive melhores resultados depois que comecei a capturar em 720x480. Cheguei a ler as experiêcias de cada um deste tópico, mas até agora não entendi porque comigo acontece isto!

Valeu! :blink:

Postado

abraços

Joao

você esta falando do TMPEnc Author, certo? ele não aceita arquivos em 352x480 porque este não é um dos padroes q podem ser tocados em DVD Player, invés de 352x480, use 352x240!!! ele irá aceita e este é um padrão, use isto e você tera melhor qualidade ainda q 352x480 (pelo q entendi seu caso é igual ao meu), te garanto, pois VHS não tem tanta definição para s eprecisar usar 352x480, use 352x240 q é a definição de um VHS

• mês depois...
Postado

Tenho aqui uma dc 10 plus que tem apresentado alguns engasgos, os vídeos ficam como tremendo principlamente em cenas mais rápidas; uso o studio 8 para a captura que é feita em 640X480 a 6000 kbps e o codec da dc10 é o mjpeg; depois uso o Video Editor 7 para converter para mpeg em 720X480 e mantenho os 6000kbps (é o único em q consigo o avi gerado da captura) e uso o Movie Factory 3 para a autoração.

Já instalei o studio 9, mas não consigo alterar as configurações para capturar em mpeg direto, não aceita. Tentei capturar com o dmf3 mas dá problema de codec e não faz a captura. Com o Sony Vegas, consigo capturar mas apenas em 352X240.

Aguardo sugestões.

Postado
Postado Originalmente por Ricardosilvars@29 de março de 2005, 09:19

Ola, tb tenho uma dc10 mas so consigo capturar em 640x480 . como você consgue esta txa mais alta? so consigo esta taxa na hora e converTer para DVD, se puder me ajudar , vai ser de grande valia.

adriana

Postado

:( Faz algum tempo que acompanho este Tópico, porém ainda estou em dúvida, quanto mais leio mais dúvidas aparecem, vamos lá:

O amigo Montro diz que 352x480 fica ótimo e logicamente ocupa menos espaço, contudo a maioria dos outros posts falam em capturar 352x240, existe esta diferença 352x480 e 352x240, portanto não podemos chegar a uma conclusão.

"Editado"........................................

O espaço no hd é sempre renovado quando gravo o trabalho em DVD, sendo que reservei um HD de 80gb só para isso.

Espero que mais membros contribuam com o Tópico para chegarmos a uma conclusão, ou não. :D

Abraços a todos.

:bandeira:

:D Atenção: Editei o espaço acima, errei ao dizer que o TMPGEnc DVD não aceita o tamanho 352x480, ele aceita MPEG2 nos seguintes tamanhos:

NTSC

352x240 / 352x480

704x480 / 720x480

PAL

352x288 / 352x576

704x576 / 720x576

:rolleyes: Desculpem-me.

Postado

Não existe como se falar em qualidade de vídeo para DVD em formatos diferentes de 720x480... e mesmo assim a fonte capturada tem que ter este ratio..do contrário, fica pior ainda...

Converter para DVD (720x480) NÃO melhora qualidade de vídeo, se a fonte for ruim, qualquer captura ficará ruim....

Será que há alguma dúvida quanto a isso?

Postado

Adriana:

A DC-10 não captura a 720 x 480, a resolução máxima (de captura) dela é 640 x 480. Isso significa que quando for renderizar o video para o formato DVD (720 x 480) o programa irá "interpolar" as linhas que faltam. Isso contribui para deixar o processo mais lento ainda, e é uma das razões que eu não recomendo a DC-10.

Como já disse o amigo somaniaco, aumentar a resolução via software não melhora a qualidade, o ideal seria que ela já capturasse nessa resolução.

Jpescador:

A resolução 352 x 480 também é padrão para DVD (descobri isso há pouco tempo) e é aceita pelo TMPGEnc. Os videos em mpg2 nesta resolução podem ser importados diretamente para um programa de autoria sem necessitar re-encode. Esse é um padrão que permite criar um DVD com mais de 2 horas de duração.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...