Ir ao conteúdo

Microcontrolador E Microprocessador

zarpon

Posts recomendados

Postado

aí pessoal, tenho que fazer um trabalho da faculdade pra hoje sobre as principais diferenças entre microcontroladores e microprocessadores, já dei uma procurada no google e não achei nada do que preciso.

Alguém poderia me dar uma ajuda?

Postado

Cassiano Bh, você teria tipo uma comparação mais técnica entres as diferenças entre um e outro, ou sabe um site onde posso ver isso? obrigado

Postado

Vou te ajudar como achar o que você quer:

- Vá no site PIC16F84A na opção datasheet procure o datasheet do PIC16F84A e o baixe. Lá explica direitinho o que é um microcontrolador.

-No caso dos processadores você escolhe qual datasheet pegar AMD ou INTEL.

Só de ter os datasheets em mãos você verá a diferença, o microprocessador só tem a ULA(unidade légica e aritmética, isto desconsiderando a memória cache). O microcontrolador tem no núcleo memória RAM e ROM integrados. É este o principal diferencial dos dois. Procure no google "microcontrollers". O assunto não é complicado não.

Postado

É como o Cassiano BH disse, um microcontrolador é um microprocessador com memória, portas e outro perifericos incluidos.

O Z80CPU era um processador, existia o Z80PIO que era as "portas" e o Z80DMA que era o controle de memória. Já o 8051 é um microcontrolador, possui esses "chips" junto com o processador, juntamente com outros perifericos.

Olhem estes 2 livros online:

Hardware - Manual Completo Este livro descreve um processador e fala de sua história.

Microcontroladores PIC Este livro faz uma comparação, no Cápitulo 1, entre um microcontrolador e um microprocessador.

Boa diversão :-BEER

• 5 anos depois...
Postado

Ola pessoal estou estudando microprocessadores na facul mais tenho dificuldades em programar em linguaguem C e simular no proteus vou dar um exemplo do que tenho que fazer pra entregar na sexta feira se alguém poder me ajudar agradeço.

Desenvolver um sistema embarcado(Embedded systems) para automatizar uma empresa de tintas. A lógica de funcionamento é:

1-As válvulas Y1 e Y2 inicial fechadas;

2-Tanque A e B iniciam fechados

3- Y3 aberto;

4-O sistema fica parado até que o botão liga seja acionado;

5- Quando acionado, abrem-se Y1 e Y2 e fecha-se Y3 até que o sensor Sn seja acionado.

6-Após Sn acionado, liga M1 por 10s para misturar os elementos;

7- Depois de misturados abre Y3 para escoar o novo produto;

8- Aguarda-se um novo ciclo;

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...