Ir ao conteúdo

HD do capeta - só a BIOS reconhece

Secante

Posts recomendados

Postado

Pessoal, já faz pouco mais de 1 ano que o meu Maxtor D540x-4K 5400RPM velho de guerra me deixou na mão. Fui desfragmentar ele com o maldito programa O&O Defrag e saí de casa (o programa havia iniciado a desfragmentação normalmente até eu sair). Quando voltei, tinha uma bela tela azul de despejo de memória no monitor. Aí reiniciei pelo RESET do gabinete e logo em seguida o XP tentou carregar e não conseguiu mais (a barrinha azul não parava nunca).

O esquisito é que o HD nunca deu sinal de que iria pifar, nunca fez "tec-tec" nem nada do tipo. Estava aparentemente NORMAL e por causa da primeira e única desfragmentação com esse programa o meu HD foi pro saco.

Reiniciei mais uma vez e fui na BIOS conferir se ela reconhecia o HD ela o reconhecia sim, e até o configurava corretamente e reconhecia seu tamanho

Tentei então acessar o HD (que estava como master) pelos disquetes do Partition Magic. Ok, então rodei o PM pelos disquetes e com ele eu consegui enxergar as 3 partições que tinha no disco, mas não conseguia fazer nada com elas.

Fulo da vida, minha única solução foi comprar outro HD.

HD novo, lá fui eu tentar arrumar o Maxtor de novo. Liguei ele com slave e o novo como master e assim eles foram reconhecidos pela BIOS de novo. A barrinha do XP demorava pelo menos uns 5 minutos pra sumir e o sistema começar a carregar. Mas pelo menos carregava! O XP instalado no HD novo iniciava sem dar nenhum problema mas um pouco lento. Passados mais alguns minutos o PC ficava pronto pra usar e então eu fui procurar o meu Maxtor em Meu Computador e não achei. O XP não o encontrou apesar de a BIOS o ter reconhecido corretamente.

Reiniciei o PC de novo com os mesmos disquetes do PM que usei da outra vez e mais uma vez a BIOS reconheceu o HD (que agora estava ligado como slave) e o PM visualizava as 3 partições mas não me deixava fazer nada com elas. Desisti e voltei pro XP. Foi a mesma demora, coisa e tal e o XP não o reconheceu de novo. Então fui tentar programas da Maxtor e outros por aí e nada também, ninguém acha esse HD pelo Windows.

Bom, passados esse 1 ano e poucos meses hoje eu tentei acessar os dados desse Maxtor de novo mas a coisa ficou do mesmo jeito: a BIOS reconhece mas o XP não. Nem cheguei a tentar de novo com os disquetes do Partition Magic e a inicialização dele como slave demora do mesmo jeito como antes, terminando com o XP não o reconhecedo.

Não tem como eu resgatar os dados desse HD? Se a BIOS consegue encontrar ele porque o XP não?

Postado

Bom dia! bom, primeiro passo seria, seu HD está sendo reconhecido pela bios! ok isso significa que a placa logica está funcionando perfeitamente! agora pergunto: é o motor, está virando? se o motor estiver com defeito não vai conseguir acessar os dados,! para tirar essa duvida utilize um diskete de boot do windows, em prompt do ms-dos utilize o comando dir, para listar os dados do hd, se der erro significa que seu hd deu pau! com certeza! tb precisa saber o tipo de formatação das partições, pode ser que o Sistema que utilizou não veja as partições! eu ja tive problema parecido, HD perfeito mas não conseguindo acessar o dados, a solução foi esquecer os arquivos existentes e começar do zero, uma nova formatação, pois o erro foi nas partições, tenha paciencia, pois se contém arquivos importantes, é melhor aguardar dicas dos amigos do forum, pode ser que exista algum programa especifico para diagnosticar e corrigir esse tipo de falha.

Boa sorte

Lamarca Sorocaba

Postado

Caro colega... não faça mais nada no HD, é quase certo que você recupera todos seus dados. O que você relatou já aconteceu com alguns clientes meus, e eu sempre consegui recuperar nesses casos. O que ocorreu sem dúvida é algum problema na tabela de partição, e algusn programas específicos pra esse fim podem talvez recuperar seus dados.

Um que eu sempre uso com sucesso é o Easy Recovery Pro. Ele é fantástico, já recuperei até arquivos de HD's formatados por acidente!

se você quiser ajuda entra em contado comigo, meu msn é [email protected]

Postado

:help:

Estou com o mesmo problema.

Meu XP começa a carregar, e quando vai mostar a tela de boas vindas, o PC reinicia.

Bem tentei formatá-lo mas quando dou um boot pelo disquete o mesmo não reconhece o HD, tentei instalar o Win2000 mas ocorre o mesmo problema, o setup de instalação não reconhece o HD.

sendo que a BIOS o reconhece e o XP começa a ser carregado.

Meu micro não tem nem 2 semanas, será que deu pau no HD?

Queria tentar resolver em casa, já que a garantia não cobre problemas de software aí teria que gastar + um pouquinho.

Por favor se alguém souber me manda um e-mail ainda HOJE!

[email protected].

Valeu pessoal!

:muro:

Postado

Fala pessoal!

Bom, o HD tá divido em 3 partições e todas elas estão em FAT32. Nunca gostei de NTFS justamente por não poder acudir o PC via prompt quando dá pau e só to usando agora pra lidar com imagens de DVD.

Enfim, eu acho que o motor do HD tá funcionando sim. Ele tem um LED verde nele que acende quando ta sendo acessado e apesar de ser silencioso dá pra escutar um leve ruido que indica funcionamento.

Já tentei acessar ele com um disco de boot pra tentar formatar mas o prompt também não reconhece o HD nem as partições (ah se reconhecesse... eu já tinha dado copy *.* há um tempão). Só mesmo a BIOS (sempre) e o PQBoot do Partition Magic (às vezes) reconhece o HD.

Que programas são esses que vocês usam pra resgatar HDs? Eu já baixei e tentei usar um monte deles, só que alguns servem só pra recuperar DADOS EM HDs saudáveis e no meu caso isso não adianta porque é o HD que tá com defeito e não os dados gravados nele (corrompimento, exclusão acidental, formatação, etc...). O mais recente que tentei foi o PC Inspector File Recovery mas pra variar não deu certo (liguei o HD como slave no conector secundário da IDE principal, onde ta o HD novo em master)

WANDIM -> vou te adicionar no MSN aqui!

Postado

ah...tenta muda os jumpers muitas vezes resolve alguns problemas... ou si não tenta com um win 98 ja que suas particoes sao fat 32 quem sabe ele não reconhece algma coisa... Agora pode ser qe na hora da desfragmentacao e do despeijo de memoria PODE SER qe tenha danificado a linha zero, sai se foi isso ja era :ahh:

E uma outra coisa que voce pode ta fazendo so que voce vai perder todos os seus dados é formata a sua HD com o linux porque ele a formatacao dele é diferente e pode ser que ele encontre e formate a sua hd dai depois é só voce retorna para uma particao fat.

Postado
E uma outra coisa que voce pode ta fazendo so que voce vai perder todos os seus dados é formata a sua HD com o linux porque ele a formatacao dele é diferente e pode ser que ele encontre e formate a sua hd dai depois é só voce retorna para uma particao fat.

Isso vale pro meu caso??

:blink:

Postado

Não dá, já tentei isso também. Tenho o KURUMIN aqui e bootei ele pelo CD. Nem assim... ele também não achou o HD. Só a BIOS e o PQBoot...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...