Ir ao conteúdo

Ajuda! Pc "congela"

Radicci3

Posts recomendados

Postado

Olá...

Estou com um problema que não consigo resolver aqui no meu pc, já tentei pesquisar em outros tópicos, mas não achei nada muito parecido.

O problema começou ja faz um tempo, acho que uns 3 meses, primeiro o pc só congelava aleatoriamente e então eu reiniciava e voltava tudo beleza. Aí chegou um dia que ele travava logo quando carregava o Windows XP e não tinha jeito de entrar no windows, eu abri o pc, verifiquei se estava tudo bem conectado, dei uma limpadinha rápida na placa de vídeo e o pc voltou a funcionar sem travar. O computador ficou funcionando normalmente durante uns dois meses, até esses dias.

Eu comprei um gravador de dvd, instalei ele e quando fui ligar o problema voltou, começou a travar o pc na tela onde carrega o Windows. Eu estava precisando de um hd novo, aquele ja estava velho então comprei um juntamente com o gravador de dvd, eu ainda não tinha instalado o hd novo quando voltou o problema, então resolvi instalá-lo para ver se assim o problema se resolveria.

O problema pareceu ter se resolvido, instalei o Windows XP Professional, todos os programas necessários, etc.. Maaas, depois de um tempo de uso o computador começou a congelar de novo (ele só congela, não reinicia nem nada). Depois disso eu abri meu pc de novo, limpei tudo, coloquei tudo no lugar certinho e continuou com o problema, tentei trocar as duas memórias que eu tenho de lugar, uma no lugar da outra e não funcionou, tentei usar somente uma das memórias (testei com as duas) e não funcionou. Como eu tenho um outro pc eu resolvi trocar as placas de vídeo. Para minha surpresa quando coloquei a placa de vídeo do outro pc no pc com problemas ele funcionou, e quando coloquei a placa de vídeo do pc com problemas no outro aquele também funcionou! Então, coloquei a placa de vídeo de volta no pc com problemas, entrei em modo de segurança (funciona normalmente) e atualizei os drivers, desse modo o computador com problemas voltou a funcionar como nada tivesse acontecido. Eu presumi que fosse esse o problema, fiquei feliz da vida, usei o pc que estava com problemas normalmente durante umas 3 horas até que ele congelou de novo.

Não sei o que pode ser...o computador liga normalmente em modo de segurança, o hd é novo e acontecia o problema no velho e nesse também, os drivers da placa de vídeo foram atualizados.

As vezes o computador passa da tela de carregar o windows e liga normalmente (o que é muuuuuuito raro) e depois de alguns minutos ele congela (mesmo que eu não execute nenhum programa).

Meu pc é um P4 2.5ghz, 768mb de memoria (são de marcas diferentes), Placa de vídeo é uma Geforce FX 5200 128mb, windows xp professional sp2

Se alguém puder me ajudar eu apreciaria muito!

valeu!!

Postado

Instalei os drivers mais recentes da MSI usando o MSI live update.... :blink:

Ta funcionando normalmente o windows a algumas horas (umas 3 horas +-) e não deu nenhuma travada até agora :-BEER , vou rezar para que não dê mais, se acontecer de novo eu posto aqui, boa noite a todos! :ZZZ:

Postado

Faltou você informar qual é a placa-mãe da sua máquina (marca/modelo)... É importante verificar se não há vídeo onboard na sua placa-mãe. Aparentemente o problema está relacionado com a placa de vídeo. Verificou se há conflitos no gerenciador de dispositivos? Talvez uma repassada nas configurações do Setup pode ajudar. Se houver vídeo onboard na placa-mãe, é necessário desabilitá-la no setup para a sua geforce funcionar direito... Habilite a função "assign irq to vga" no setup, se a opção existir. Não ficou explícito se você verificou as condições do cooler da máquina: ele pode estar limpo mas não estar funcionando corretamente (pode estar com baixa rotação) - experimente trocar o cooler não esquecendo de remover a pasta térmica velha do processador.

:bandeira:

Postado

A minha placa mãe é uma Intel Billings 2 D845EBG2, ela não tem vídeo onboard.

Não encontrei nenhum conflito no gerenciador de dispositivos, verifiquei um por um e estava tudo ok.

Do que você falou só faltou verificar se o cooler está ok, visualmente ele está com uma boa rotação, depois eu tento trocá-lo para ver se este é o problema.

valeu por responder :palmas:

EDIT: Estava mexendo com o Everest e descobri algumas informações que talvez possam ser úteis para alguém me ajudar.

Temperaturas:

Placa mãe: 32º

Processador: 37º

GPU: 49º

Memória GPU: 49º

Samsung SP0822N: 46º

Coolers:

Processador: 2614 RPM

GPU: 7105 RPM

• Membro VIP
Postado

Se essa temperatura de 46° que voce postou em "samsung SP0822N" for a

do seu HD ela esta muito elevada, é bom verificar a ventilação de seu gabinete

e instalar um bom cooler de HD., aproveitando verifique se o chipset de sua

placa de video não está aquecendo excessivamente, se estiver, cooler nela.

adcarvalho

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...