Ir ao conteúdo

Particionamento ideal

Nerun

Posts recomendados

Postado

aí, o Mandrake, no instalador, tem 3 opções de particionar um HD pro linux, no mais simples ele cria 3 partições: "/", user e swap, se não me engano. Eu fiz apenas duas aqui, o / e o swap (com o dobro da memória RAM, no meu caso ficou com 1 Gb!). As outras 2as opções criammuito mais... O que vocês acham? Qual é melhor (para home users)?

Postado

O melhor esquema mesmo é uma partiçao pra cada diretório, como no BSD, :), mas pra usuários comuns, uma partiçao pra /, uma pra /usr., uma pra home e a swap é o ideal... mas 1gb de swap é muito... se você tem 512 mb de ram e é usuário doméstico, normal, 256mb de swap é ótimo e 512 já é mais do que suficiente...

Postado

Utilize o particionador do disco de instalação da distribuição mesmo, nunca tive problemas com eles... então, seria bom, uma pra swap, uma principal, uma para home, uma para root e uma para proc...

Obrigado.

Postado

Engraçado que eu fui te corrigir e falei uma besteira... hehehe... só depois que notei... o /dev só é virtual, na RAM, quando você usa o devfs, caso contrário ele é um diretório normal, no disco... é que uso o devfs há tanto tempo que até esqueci... :)

• Membro VIP
Postado

Ai vai alguams sugestões...

Normalmente eu crio 3 partições:

- Partição raiz / - Contem todo o sistema...

- Partição /home -  Com os dados do usuário, se tiver que reinstalar o Linux não perco a configuração q tenho, e-mails, catálogo de endereços,... configuraçòes dos usuários...

- Swap - Aqui tá com 96 MB, poderia até ser menos... Com 256 MB de RAM e o uso que faço com o Linux (Internet, música, Office,...) nunca uso a memória Swap, só a memória RAM mesmo... este nengócio de 2 x a memória RAM valia mais para micors mais antigos, com até 64 MB de RAM, fora isto uma grande quantidade de memória para SWAP só é usado em servidores de grande porte...

Tenho ainda montado permanete no Linux:

- Partição comp - É uma partição FAT, sem acesso a escrita contendo dados gerais. E o meu drive D: do windows, configurado como o Meus Documentos

- Partição /transf -  É uma partição fat com acesso total, leitura e escrita, contendo dados gravados pelo linux que podem ser utilizados pelo windows também...

Ai vai a minha configuração de memória e partições utilizadas no momento...

[user@localhost user]$ free

total       used       free     shared    buffers     cached

Mem:        255776     250996       4780          0      10736      88956

-/+ buffers/cache:     151304     104472

Swap:        96348          0      96348

[user@localhost user]$ df

Filesystem           1k-blocks      Used Available Use% Mounted on

/dev/hda8              2213668   1610744    490472  77% /

/dev/hda9               303344     77482    210201  27% /home

none                    127888         0    127888   0% /dev/shm

/dev/hda5              5114684   3391920   1722764  67% /comp

/dev/hda6              5122704   3448944   1673760  68% /music

/dev/hda7              1010072    326580    683492  33% /transf

No momento estou com o KDE 3 aberto, Netscape, Kmail, Licq, Terminal.

Postado

aqui em casa eu simplesmente uso TRES particoes. eu creio que pra desktop caseiro não presise mais do que isso. as tres sao as seguintes:

Area Swap : area onde fica a particao de troca. nela eu deixo 150 MB, pois possuo 192 MB de memoria. acho que mais do que isso não é necessario.

Particao "/" : Particao Raiz do sistema. creio que no minimo você precise de 2 GB pra ela!!!

Particao "/home" : particao onde esta localizado o dir dos usuarios. no minimo 2GB também.. pois baixo musicas pelo linux etc... você pode salvar seus arquivos nas particoes do windows. montando-as em dirs especificos do linux.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!