Ir ao conteúdo

Sugestão de overcloack

vprivat

Posts recomendados

Postado

Boa tarde,

Estou querendo fazer um overcloack na minha máquina e gostaria de sugestões...

Bom.. Minha máquina é essa aí da assinatura..

Botei o processador pra rodar em 12,5 x 166mhz e as memórias estão em modo assíncrono rodando a 200mhz em dual channel...

Estava pensando em por o processador para 11,5 x 200mhz (o que daria 2300mhz)...

O que acham??

Que overcloack sugerem para a minha máquina???

Muito obrigado,

Victor!

Postado

Vai depender de quanto você irá querer. Pensa em fazer overvolt??? Colocar seu processador ao máximo que ele consegue??? Ou somente um over básico???

Se pensa em tirar o máximo do seu processador, tente ir aumentando e testando para ver se fica estável, sempre olhando a temperatura!!!!!

primeiro aumente o barramento, que é o que lhe dará maior performance. Depois mude o multiplicador. Faça varios testes e rode vários Benchs, para ver qual combinação de Barramento x Multiplicador terá maior performance. Se chegar a um clock onde não fica estável, ou você pode voltar ao clock anterior ou aumentar a tensão em 0,025 e testar novamente...

basicamente é isso... se tivel mais alguma duvida...

valeu!!!

Postado

Na verdade tenho dúvidas sim...

Bom... Primeiro.. Como eu faço para saber qual combinação de barramento x Multiplicador tem a maior performance? Uso algum software?

Como vou saber se o clock está instável ou não?

Onde eu aumento a tensão?

Acho que vou fazer sem overvolt mesmo cara... Não acho que vale a pena arriscar por tão pouca performance..

Mas de qualquer maneira, me ajude nessas dúvidas se possível..

Obrigado,

[]´s!

Postado

bom... vamos lá então...

você já deve ter lido o topico de cima falando sobre os riscos né???? :P

Bom, pra começar baixe o prime95(ele testa a estabilidade do micro), o Motherboad Monitor 5 (controle de temperatura), deve ter um topico ensinando configura-lo.

Baixe o multiplicador, caso seu processador seja destravado e coloque o FSB em 200, o multiplicador pode ficar em 10(para o Barton) e FSB 200 e Mult 11 caso seja T-Bred.

Ainda não está em overclock.

Se suas memórias suportarem aumente de 5 em 5 o FSB e vá testando com o prime95 por algumas horas, ou jogue algum jogo pesado algum tempo. quando chegar no limite da memória, poderá aumentar o mult de 0.5 em 0.5.

Lembre sempre de ficar monitorando a temperatura!!!!!!!

Vá fazendo os testes. Se quiser ver o ganho de performance, rode o 3DMark, SuperPI, etc... entre no forum de benchmarks baixe alguns programas e rode em defalt e depois com o over.

Aconselho deixar o FSB em 200, pois não sei o quanto suas memórias aguentam e mexer apenas no multiplicador.Caso elas aguentem rode os benchs e veja como fica melhor pra você.Outra coisa, deixe as memórias em modo sincrono, que terá maior performance.

Se ele ficar instavel pode acontecer erros aleatórios, como resets, tela azul, erro nos programas, etc.... o prime 95 faz os testes de estabilidade rodando a maquina a 100%. Caso de erro é so baixar o clock, já que nãoq uer fazer overvolt.

acho que não esqueci nada....

quais são as temperaturas em idle e full da sua maquina???

Postado

12,5 x 166 dá 2075 o q me faz presumir q você tem um barton.

Barton 2800 é difícil de fazer overclock sem overvolt, isso sem falar q esquenta pacas, você tem uma fonte q aguente e um cooler?

Eu tinha um desses e cheguei a 2412 e qualquer coisa, com o vcore em 1.85(o maximo da a7n). O meu era travado pra baixo tbem então aumentei o fsb pr 193 acima disso travava com qualquer memória.

Acho q dá pra você aumentar o fsb até 175 x 12,5 q dá 2200 = Axp 3000+ sem mexer no vcore. põe a memoria na freqüência do fsb.

Postado

Não necessariamente. Um amigo meu tem um 2800 barton e aumentou pra 3200 sem overvolt.

se o PC dele for da assinatura como presumo:

Athlon XP 2800

Thermaltake Volcano 12

Asus A7N8X Deluxe

HD Samsung 40GB 7200RPM ATA133

2x DDR 512 PC3200 400mhz Kingstom In Dual Channel

Seventeam ST-420BKV

G-Force FX5200 8X 128MB

ele tem fonte, memórias e cooler para over!

Postado

Oi..

Antes de tudo obrigado pelas respostas...

Então..

Meu PC é o da assinatura mesmo.. E o meu processador é um T-Bred (Infelizmente)...

Eu vou deixar em 200mhz mesmo o Processador e vou aumentar só o multiplicador..

Hoje tá rodando em modo assincrono as memorias, mas elas tão rodando a 200mhz e o processador a 166..

Vou diminuir o multiplicador para 11.5 e aumentar o FSB para 200mhz...

Aí vou começar a fazer os testes que você falou aí..

Vou ver as temperaturas quando chegar em casa...

Vou fazer alguns testes em casa hoje.. E amanhã falo como foi..

Quando eu chegar no limite sem overvolt... Aí começo a arriscar alguns overvolts :P

Obrigado de novo..

[]´s!

Postado

Galera, não rolou não..

Baixei o multiplicador para x11.5 e aumentei a frequência para 200mhz (400) sendo que a frequência de fábrica do meu proc. é 166mhz (333)...

Deixei a memória RAM a 200mhz (400) em dual channel..

Enfim..

Logo que fui fazer o logon no windows com meu usuário ele deu uma tela azul de dumping de memória..

Aí reiniciei o PC, e tentei de novo.. Ele demorou pra caramba para reconhecer a BIOS e depois a mesma coisa,, Quando fiz o login o PC travou (a imagem ficou congelada) antes mesmo que carregar os ícones.

Aí voltei a config que estava antes...

166x12.5 - RAM 200mhz

O estranho é que antes eu tinha apenas 1 pente de memória de 512 e conseguia fazer o meu pc rodar a 11.5 x 200mhz e a memória a 200mhz..

Será que pode ser porque está em dual channel e ele esquenta mais ou qualquer coisa assim?

Não faço ideia..

Bom.. A temperatura do meu processador é de 47ºC normalmente..

ontem logo depois que eu fiz o overcloack e travou (menos de 5 mins que o PC estava ligado sendo que ficou desligado o dia inteiro) já estava a 79ºC

É isso aí...

me ajudem aí...

Valeu

Postado

Faz como o Alext falou aumenta o fsb de 5 em 5 mhz, analisa se baixar o multiplicador realmente vai ter aumento de desempenho, põe as memorias em sincronia. depois de conseguir estabilidade você começa a mexer com elas.

Como você disse tentou entrar no windows. O computador inicia :palmas: , mas você é doido de por esse clock assim de cara :tantan: . já q ele tentou entrar quer dizer q com um pouco de vcore ele estabiliza, mas o problema aí é sua temperatura, o volcano não tá aguentando, nunca vi isso. Por isso é melhor você começar por baixo, e analisar a temperatura. Pois não adianta você conseguir 200 mhz com vcore stock se seu processador tá a 70C.

Postado

Olha, você tem certeza que seu multiplicador é destravado???

Se for travado, nem adianta colocar em 200 direto sem mexer no vcore, ainda mais com essa temperatura que falou. Totalmente impossivel manter um clock desse nivel.

Antes de tentar novamente mexer no clock, de uma olhada no cooler, retire e veja como está a pasta termica, ou mesmo o cooler que pode estar um pouco fora do lugar, da um olhada nisso(alem da ventilação no gabinete).

Se tiver certeza que é destravado tente baixar mais o multiplicador, mesmo que ele fique na freqüência que ele trabalhava anteriormente, com FSB de 200 ele vai ficar bem mais rápido que antes, ainda mais em sincronia com a memórias. Se não tiver jeito por causa da temperatura tente fazer isso que já vai ficar muuito mais rápido que antes, e continuar na mesma temperatura(teoricamente), pois a placa-mãe irá trabalhar mais rápido e com isso pode ser que ela esquente, mas nada como deixar o clock mais alto, ou mexer no vcore, que elvam muito as temperaturas.Tente com 10.5 x 200

Tente aê depois poste!!!

valeu!!!! :-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...