Ir ao conteúdo

Monitor LCD com problemas

david.l

Posts recomendados

Postado

Bom, galera, estou numa situação difícil, acompanhem meu drama:

Recentemente tive a infeliz ideia de viajar ao Paraguai para fazer compras e uma das coisas que trouxe daquele lugar condenado foi um monitor LCD de 19 polegadas da Aopen, na verdade, ele é fabricado pela HannStar.

Depois que pouco menos de um mes de uso, ele apresentou um problema. O backlight não permanece aceso.

Eu ligo o monitor, a imagem aparece durante aproximadamente dois segundos e o backlight apaga definitivamente, escurecendo a tela. Com a luz do dia incidindo no monitor, percebo que ele continua a exibir vídeo, mas com o backlight apagado não se vê quase nada.

O problema se repete sempre da mesma forma a cada vez que o monitor é ligado ou quando a resolução da tela é trocada. Imagem perfeita durante dois segundos e backlight desliga definitivamente.

Apesar de não permanecerem acesas, as lâmpadas acendem tantas vezes o monitor for ligado, se eu ficar desligando e ligando seguidamente, em todas as vezes elas ligam, desligando sincronizadamente após dois segundos. Se as lampadas não estivessem boas, imagino que elas não funcionariam de forma tão regular.

São dois inversores alimentando o backlight, se fosse apenas um, seria viável considerar que pudesse estar com defeito, sendo dois, acho difícil que os dois apresentem defeito e o mesmo defeito.

A impressão que fica é que algum componente que tem a função de ligar ou desligar o backlight está com defeito. Mas qual? Eu não entendo de eletrônica, abri o monitor, tirei fotos da placa onde está montando o sistema do backlight e de alimentação do monitor e vou postar aqui. Qualquer pequena ajuda é bem vinda. Se alguém puder me dizer o que são aquelas caixinhas de plástico na placa ou o que é possível testar nessa placa com um multiteste simples, já é alguma coisa.

As caixinhas a que me refiro, estão circuladas com um ponto de interrogação. Inicialmente pensei que fossem reles, mas somente dois contatos saem delas.

Eu estou agindo com foco na solução e não no problema, se alguém puder me indicar uma forma de fazer uma ligação direta nos inversores que alimentam as lampadas do backlight, já resolve meu problema, ainda que as lampadas fiquem permanentemente acesas.

Bom... é isso... Eu agradeço muito a quem tiver paciencia para ler essa longa explanação.

As fotos:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.davidl.ubbi.com.br/placa2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.davidl.ubbi.com.br/inversor.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

• 2 anos depois...
Postado

Este defeito normalmente é causado por uma das lâmpadas CCFL queimada. Quando ocorre a queima de uma das lâmpadas o circuito eletrônico liga em seguida a fonte inverter desliga para que a diferença de iluminação não deixe marcas no display LCD.Se as lâmpadas estão boas, o defeito pode ser no circuito que monitora a corrente delas o no acionamento do inverter (incluindo o CI micro). Falei!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!