Ir ao conteúdo

Ligar som automotivo no PC

rreimao

Posts recomendados

Postado

e aí galera, beleza?

intao, eu estou com uns acessorios de som automotivo aqui, e eu queria liga-los no pc... eu ia fazer isso , amis fiquei pensando se iria dar certo...

os equipamentos q eu tenho :

> modulo Stetsom CL 950 * http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-343...eo-e-1-mono-_JM *

> Par de auto-falantes 6x9 * http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-344...moco-maluca-_JM *

> Subwoofer H-BUSTER 140w RMS (não tenho o link)

... eu pensei em montar do jeito mais simples possivel , tipo, puxar um fio da saida do FONE do computador e liga-lo na potencia... ligar o par de 6x9 no lado stereo do modulo e ligar o subwoofer no lado MONO do modulo ... mais daria certo ligar o PC direto no amplificador (modulo) ??

(quando ao funcionamento do modulo eu já solucionei, pois arrumei uma fonte de 20A aqui )

mas então, sera q funciona essa ligação direta do PC no modulo ou eu vou ter q colocar + algo aí ?

**lembre-se : quanto MAIS simples MELHOR! !! **

abraços!

Postado

Na saída fone? A do CDROM?

Acho que seria mais correto ligá-lo na saída Speaker na traseira de sua placa mãe.

Assim você terá como controlar o volume, graves e agudos, bem com o balanço através dos controles de sua placa de som. E se tiver, também poderá controlar o loudness e outros recursos que ela tiver. :joia:

Interessante seria de você colocasse um cooler e fonte ventilando o módulo e sua fonte. Dependendo de sua sonzeira eles poderão esquentar bastante.

Monte seus 6x9 em caixas bass reflex e seu Sub em uma caixa selada, ou bazuca.

Para músicas funk, o melhor são subs de 12'- resposta lenta <_< , para Rock, House, Dance, o melhor são sobs de 10' - resposta + rápida :joia:

Coloqueos distante de seu gabinete senão seu hd vai dar pau de tanto chacoalhar.

De preferência, monte as caixas na altura de sua cabeça, presas na parede e o sub bazuca/seleadbox um pouco atrás de você.

Pronto.

:joia:

Manda ver na pauleira.

Boa sorte.

:-BEER

TW

Postado

auHAUh... valeu aí pela ajuda.. !! intao eu ia ligar no Phonejack da placa de som mesmo!!

Minha duvida principal era se a potencia da placa de som seria adequada pra ligar no modulo.. se iria precisar de um "pre amplificador" ...

minha fonte já tem um cooler ... o amplificador acho q nem precisa, porque eu tinha esse amplificador dentro do porta-luvas do carro (em cima do porta luvas) e nunca deu problema...

Meu subwoofer é de 12" numa selada de 40 Litros.. bate MUITO... Essa historia de 10" melhor pra resposta rapida e 12" pra resposta longa, eu não sabia :S

tipo, pega meu msn < [email protected] > pra você me explicar melhor esse esquema de caixas "bass-reflax" ...

valeu aí . abraçosS!

Postado

vou pegar SEGUNDA FEIRA (que chega) meu par de auto-falantes 6x9... e ainda tenho q fazer uma caixa pra ele...

então só daqui + ou - 1 semana q eu poderei fazer a ligação ...

só uma coisa, eu andei vendo , caixa "bass-reflex" é caixa DUTADA? e tipo, eu sei como calcular caixa dutada pra SUBWOOFER, mais pra 6x9 não sei !! então, >Tallwang< se você puder me ajudar pqga meu msn lá !

abraços !

Postado

Uma pergunta..

Essa fonte que você tem de 20A.. Ela usa transformador ou é do tipo Fonte Chaveada?

Estou elaborando um projeto de Fonte Chaveada (Fontes ATX modificadas) para alimentação de Som Automotivo! Qualquer ajuda é bem vinda... :huh:

Postado
Postado Originalmente por Tiago Jr@17 de novembro de 2005, 15:07

Uma pergunta..

Essa fonte que você tem de 20A.. Ela usa transformador ou é do tipo Fonte Chaveada?

Estou elaborando um projeto de Fonte Chaveada (Fontes ATX modificadas) para alimentação de Som Automotivo! Qualquer ajuda é bem vinda...  :huh:

a minha é uma Chaveada ... peguei uma fonte de pc, e modifiquei ela.. é muito simples.. tira o Indutor L2, bota um diodo retificador e um zener fazendo "ponte" entre o 12V e 5V ... e se rpecisar coloca um capacitor em paralelo a essa ligação para evitar interferencias !

se quiser o projeto certinho, pega meu msn !

Postado

Cara, a única diferença é que ela possui um furo próximo ao altofalante, como a cx dutada, só que sem o duto. Portanto ela não tem o tubinho, o duto propriamente dito.

É a caixa mais comum que encontramos no mercado, como as caixas de som normais dos aparelhos vendidos por aí.

Acredito que esse nome bass reflex seja meramente comercial!

Já vi até cxs da CCE com apenas 1 fullrange de papel levar esse nome! Só por caus desse furo! :chicote:

O problema é que você tá com 6x9 quadraxiais. O ideal seria uma cx. com tweeter e woofer, você teria respostas melhores, porém o seu sub de 12 deve suprir qualquer falta de graves. He he he :joia:

Não se esqueça de forrá-las com algum material por dentro (pode ser espuma, ou uma lã específica para esse fim - acho que é lã de vidro, não sei ao certo).

Projetos interessantes, com fórmulas você encontra no site da Hinor. :joia:

Vai lá ó: http://www.hinor.com.br/index/projetos/mon...asacusticas.pdf

Desculpe a demora. Por aqui estava brabo.

:-BEER

Abraços

TW

Postado

Cara eu tenho vontade de ligar um CD player de carro no micro...como eu poderia fazer ele?? e vocês tem o projeto de montar um afonte chaveada?

Postado

sim sim ... mas tipo , é melhor uma DUTADA ou uma "bass-reflex" ?

e tipo , e pra fazer o CALCULO da litragem correta da caixa? porque os lugares q eu tenho (sites) q calcula, é tudo para subwoofer... e como todos sabe, uma caixa mal calculada é inutil... ^^ e não só a litragem da caixa e sim o diametro do "furo" também

Postado
Postado Originalmente por rreimao@16 de novembro de 2005, 12:32

e aí galera, beleza?

intao, eu estou com uns acessorios de som automotivo aqui, e eu queria liga-los no pc... eu ia fazer isso , amis fiquei pensando se iria dar certo...

os equipamentos q eu tenho :

> modulo Stetsom CL 950 * http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-343...eo-e-1-mono-_JM *

> Par de auto-falantes 6x9 * http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-344...moco-maluca-_JM *

> Subwoofer H-BUSTER 140w RMS (não tenho o link)

... eu pensei em montar do jeito mais simples possivel , tipo, puxar um fio da saida do FONE do computador e liga-lo na potencia... ligar o par de 6x9 no lado stereo do modulo e ligar o  subwoofer no lado MONO do modulo ...  mais daria certo ligar o PC direto no amplificador (modulo) ??

(quando ao funcionamento do modulo eu já solucionei, pois arrumei uma fonte de 20A aqui )

mas então, sera q funciona essa ligação direta do PC no modulo ou eu vou ter q colocar + algo aí  ?

**lembre-se : quanto MAIS simples MELHOR! !! **

abraços!

:tantan: aí broder eu tenho uma dúvida em relação a isto,não sei se a saida da sua placa vai ter potência suficiente para exitar o módulo. geralmente os rádios e CDs de carro já vem com potência para alimentar os falantes o que sobraria de potência para exitar qualquer módulo o que não é o caso da placa de som dos PCs..espero que tenha sucesso!!!! :P

Postado

CUIDADO!!! A impedancia de entrada dos modulos para carro costuma ser muito baixa, e como o bradokkk disse, a placa de som não tem potencia suficiente para exitar a o modulo. Além de não conseguir som, você provavelmente ira queimar sua placa de som. Para fazer isso é necessária uma etapa de pré-amplificação.

boa sorte no projeto :-BEER

Postado

e como eu posso fazer essa "pré amplificação" ??

eu pensei em desmontar umas caixinhas de PC q eu tenho aqui e colocar o fio q vai pros falantes da caixinha no amplificador.. Dá certo ?

Postado
Postado Originalmente por Spinner@19 de novembro de 2005, 14:13

CUIDADO!!! A impedancia de entrada dos modulos para carro costuma ser muito baixa, e como o  bradokkk disse, a placa de som não tem potencia suficiente para exitar a o modulo. Além de não conseguir som, você provavelmente ira queimar sua placa de som. Para fazer isso é necessária uma etapa de pré-amplificação.

boa sorte no projeto  :-BEER

acredito q não queime não, já liguei meu pc num modulo, da mesma marca desse ai, só q era de 500W e funcionou bem...

Postado

pode ser que o esquema das caixinhas de certo, não tenho certeza, se não der pelo menos você proteje sua placa de som... a pré amplificação é uma especie de "amplificação de baixa escala", so para tornar compativel a saida de sinal com a entrada do modulo. Infelizmente não sei onde tenha algum esquema, mas posso tentar conseguir pra você... fernandoff7, qual a marca da placa de som que você usou para fazer isso? Eu sei que as placas da creative (pelo menos as antigas, não sei quanto as novas) tem uma saida pré amplificada com uma boa potencia

Postado

bom, eu usei o som onbord da minha antiga ecs-741gxm, vale ressaltar q eu liguei só pra testes, PODE ser q se eu deixasse o pc ligado + tempo, queimaria a saida do som... ainda bem q não queimou, nem tinha pensado nesta possibilidade

ahte + :bye:

Postado

também pode ser que esse modulo que você usou seja diferente dos que eu conheci, afinal já faz algum tempo que não me atualizo sobre equipamentos de som para carros...

Postado

eae rreimao, faz o seguinte, mede a resistencia ohmica q o modulo apresenta na entrada dele, eu medi a resistencia de um fone de ouvido, ele apresentou 20ohms de resistencia.posta a resistensia ai depois

falou :bye:

Postado

Olha as especificações:

Características do produto:

Número de canais: 3 (2X55W RMS + 1X63W RMS)

Canal mono: 450W PMPO (4 Ohms)

Canal mono: 63W RMS (4 Ohms)

Canal stereo: 2 x 250W PMPO (4 Ohms)

Canal stereo: 2 x 50W RMS (4 Ohms)

Consumo: 200mA a 15A (Pico) por canal

Tensão de alimentação: 13,8V

Canal mono: resp. de freqüência: 20 Hz a 80 Hz

Canal stereo: resp. de freqüência: 20Hz a 20KHz

Impedância de entrada: 50 Ohms

Impedância de saída: 2 Ohms

Dimensão: 6 x 19 x 22 cm

Peso: 2,80 kg

abraços!

Postado

opa.. 50 Ohms de entrada... é uma impedancia bem alta... provavelmente o o seu é diferente dos que eu conheci, que tinha a impedancia bem menor... é maior inclusive que a do fone de ouvido. Provavelmente não tera problema fazer a ligação diretamente.

Postado

oh, eu lembro q nas especificações tinha lá IMPEDANCIA MINIMA de entrada, q era 2ohms.. (minima)... mais o maximo deve ser esse né !!

intao, mais eu vou fazer com as caixinhas de som primeiro.. pra garantir...

abraços!

Postado

bem... se a impedancia minima for 2 Ohms, você deve considerar que a entrada estara sob esta impedancia para fazer o resto do projeto, ou seja... provavelmente será necessária a pré amplificação, não sei se as caixinhas serão suficientes, mas de qualquer foram, boa sorte, e posta os resultados... hum.. você é de são carlos né? me adiciona no msn: [email protected]... estou fazendo eng comp na usp... :-)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!