Ir ao conteúdo

Erro Bizarro no hd do meu pai

Nightroad

Posts recomendados

Postado

Bom vou ser direto com o assunto:

O pc do meu pai:

Sempron 2200+ (socket 462/a)

Pcchips m863g (sis 741gx)

Radeon 9200se 128/64 (é um lixo mais ele num joga nada mesmo então cumpre a função)

256 mb ram ddr 333 genérica

Fonte 450 w

Hd maxtor 40gb 6E040L0

Gravador de cd lg

Ruinzinho mas serve pro q meu pai usa (ou servia né)

Problema :

O problema em si,algumas vezes depois de ficar um tempo sem uso só com o monitor apagado o computador ia lá e travava só saindo com reset.Então um belo dia meu pai estava navegando e congelou a tela.Ele me chamou e eu resolvi passar o hd tune q ao achar um bad block (o mesmo da imagem 3) congelou e apareceu isso:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img209.imageshack.us/img209/8140/23rc1.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Ai resolvi tirar a foto e reiniciar o computador,notando que ele estava com um apito estranho só parando ao reiniciar

Obs:Na tela que fica parada ele apita um pouco e para e depois não volta a apitar.

Ao resetar eis a surpresa:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img209.imageshack.us/img209/2139/11bx1.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Detalhe pra ele estar sendo reconhecido como athlon mp mas esse problema fica pra outro dia :P .

de novo apitos estranhos...resolvi entrar na bios pra ver se estava todo ok e estava :blink: .Reset de novo e iniciou (ufa XD)

Ao iniciar o windows tá lá como se nada tivesse acontecido.Então falei para meu pai fazer os backups porque eu to achando q o hd tá indo pro espaço.Depois de ele ter salvo os arquivos importantes resolvi passar o hd tune e o scandisk.Resultado:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img209.imageshack.us/img209/5838/30vy.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Um belo bad block no hd tune.Então resolvi reiniciar para passar o scandisk,resultado ele não encontrou nada.Passei o hd tune e idem.Isso faz alguns dias já e o pc funcionando normalmente :blink:

A pergunta final: Que raio de problema é esse? :bored:

Valeu a quem responder, e agradeceria mais se fosse rápido,preciso de outra opinião antes de meu pai levar na assistencia.

Grato :joia:

Postado

Oh, amigo Nightroad!... Nas figuras que você colocou aqui não dá para ver nada! Não se pode ler o que está escrito!

Assim, fica difícil pra nós ajudarmos!

B)

Postado
Um belo bad block no hd tune.Então resolvi reiniciar para passar o scandisk,resultado ele não encontrou nada.Passei o hd tune e idem.Isso faz alguns dias já e o pc funcionando normalmente

Esta me parecendo, caro Nightroad, que havia somente um setor estragado! O scandisk deve ter isolado esse Bad Block fazendo com que nada seja escrito nele e, por isso, já faz dias que o PC está funcionando normalmente, como você mesmo disse!

Deixe assim por mais tempo, em experiência, e diga ao seu pai não se afobar em levar tão rápido à Assistência Técnica!

B)

Postado

Quando o micro não iniciou o windows e apareceu aquela mensagem inicial, em que você disse que entrou na Bios e depois funcionou normalmente, era simplesmente a configuração na Bios que não estava 100%, a tua entrada lá deve ter consertado esse problema, quanto ao setor danificado ele já está isolado e não será utilizado, portanto minha recomendação também é de que você deve continuar em teste, pois provavelmente isso não acontecerá de novo...

Leonardo

Postado

quanto a reconhecer o processador como athlonXP é um problema que essas pc-chips 863 tem, quando da uma queda de energia ou a maquina é recetada a Bios passa a freqüência do processador para 100Mhz... ou seja o processador passara a ser um athlonXP de 1Gb. problema que se resolve fácil, só entrar na configuração da BIOS e aumentar novamente para 166 que tudo volta ao normal...

quanto aos badblocks concorco com o comentario feito acima, o scandisk deve ter isolado.

Postado

O q eu num entendi foi o erro de s.m.a.r.t que deu ao iniciar @_@

O que estava mais encucando meu pai era que ao desligar o monitor e dxar o pc parado por 30 mins por exemplo c voltava e estava travado.Nessa semana meu pai nem tá usando muito o pc porque ele tá achando q o hd tá c indo.vou v dxa depois testando pra v c trava de novo.

Ps:Aquele erro da imagem 1 eu num entendi...e ele é o que mais ocorreu (algo em torno de 3 vzs).E mais estranho é q ele fica em loop...tem uma contagem ele apita a tela fica preta e volta pra essa tela até q haja reset.

Será que usando aqueles programas pra verifica estabilidade de overclock pode detecta algum outro problema?

Esqueci de mencionar que a temperatura do hd subiu enquanto fazia o hd tune de 35 pra 45 em menos d 3 mins.Em tdas as vzs...inclusive na vz que deu o erro da imagem 1 que levou a imagem 2

Postado

Primeiramente quando ao Bad block que somente apareceu uma vez e depois sumiu, isso pode ter acontecido devido a ser um setor com arquivos corrompidos e não o proprio setor e o HD tune corrigiu e não apareceu mais. Depois s aquela primeira tela é simplesmente o seu sistema tentando fazer o Boot da maquina pela rede... porque ela deve ter tentado fazer pelo HD e por algum motivo não pode então foi tentando outros dispositivos... para isso não acontecer de novo entre no setup e desabilite a função na "Try another boot" ou algo parecido. O problema apesar de ser estranho é tipo da nossa amiga Pc Chips e acontece vez ou outra porque como o amigo ai em cima disse ela vez ou outra resolve resetar o bios sem motivo aparente.

Verifique também como estão as configurações de energia do computador do seu pai no painel de controle e deixe como Sempre ligado, porque os travamentos podem estar acontecendo por causa do gerenciamento de energia.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Tire aqui ou mande a sua duvida sobre SATA.

Postado

E pra minha surpresa tá lá de volta o bad block...quadradin e vermelho no hd tune.vou fica testando o pc pra v o q pode tá acontecendo lá (até fonte já me veio suspeita)

Num sei...mas acho q essa placa mãe tá doida,na parte de sensores do everest ora 8° graus no processador ora 53° ai ia pra 40° e sumia o sensor do processador @[email protected] q eu to começando a acha q essa fonte genérica num tá segurando nem um pc básico desse <_<

E vou te mais uma semana pra encontra problemas e soluções já q nesse sábado meu pai num vai poder leva o pc na assistencia mesmo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...