Ir ao conteúdo

Duvida de iniciante (não achei em outro tópico)

Gnidaol

Posts recomendados

Postado

Sou iniciante completo no linux, usei um pouco (brinquei um pouco hoje) a versão live do ubunto 5.10 e me animei para instalar o sistema no meu micro. Mas tenho um problema, não tenho como fazer backup e o hd em que poderia instalar o sistema já tenho dados e não posso tirá-los de lá. O HD em que poderia instalá-lo está formatado em NTFS e tem 20gb dos quais tenho 5 livres.

Minha primeira pergunta é: tem como criar as partições do linux sem perder os 15gb de dados NTFS presentes no HD??

Segunda pergunta: Quanto espaço na partição SWAP preciso colocar visto q tenho 1GB de RAM?

Terceira pergunta: É possível depois desfazer essa instalação e reintegrar (se for possível criar a partição) os 5gb aos 15 sem perdê-los novamente.

Muito obrigado

Postado

bom, meu jovem rapaz: infelizmente não sei se o instalador do Ubuntu vem com um utilitario capaz de redimensionar partições. você poderia tentar, se possivel, o Partition Magic ou um CD do kurumin, que vem com o qtparted. pode ser também q de repente no live CD do ubuntu você consiga instalar um programa pra redimensionar a partição.

é recomendavel que antes de redimensionar você desfragmente seu disco umas 10 vezes pra evitar cortar a parte de dados também.

a memória swap, eu uso por padrão 512Mb, mas eu tenho 512 de ram. você pode tentar deixar sem pra ver o q acontece ou colocar alguma coisa entre 256 e 512 de swap, já q você tem 1 GB de RAM.

depois, quando você quiser excluir a partição, basta remover as q você criou (swap e do Ubuntu) e redimensionar a NTFS para q ela ocupe todo HD novamente.

OBSERVAÇÃO: toda e qualquer manobra de mexer em partições envolve um certo risco de perda de dados. os métodos q eu descrevia sao razoavelmente seguros, mas não dao em hipótese alguma 100% de segurança. o recomendável é fazer um backup das informações antes, mas se você diz q não dá, ou arrisca ou desiste.