Ir ao conteúdo

Duvida de iniciante (não achei em outro tópico)

Gnidaol

Posts recomendados

Postado

Sou iniciante completo no linux, usei um pouco (brinquei um pouco hoje) a versão live do ubunto 5.10 e me animei para instalar o sistema no meu micro. Mas tenho um problema, não tenho como fazer backup e o hd em que poderia instalar o sistema já tenho dados e não posso tirá-los de lá. O HD em que poderia instalá-lo está formatado em NTFS e tem 20gb dos quais tenho 5 livres.

Minha primeira pergunta é: tem como criar as partições do linux sem perder os 15gb de dados NTFS presentes no HD??

Segunda pergunta: Quanto espaço na partição SWAP preciso colocar visto q tenho 1GB de RAM?

Terceira pergunta: É possível depois desfazer essa instalação e reintegrar (se for possível criar a partição) os 5gb aos 15 sem perdê-los novamente.

Muito obrigado

Postado

bom, meu jovem rapaz: infelizmente não sei se o instalador do Ubuntu vem com um utilitario capaz de redimensionar partições. você poderia tentar, se possivel, o Partition Magic ou um CD do kurumin, que vem com o qtparted. pode ser também q de repente no live CD do ubuntu você consiga instalar um programa pra redimensionar a partição.

é recomendavel que antes de redimensionar você desfragmente seu disco umas 10 vezes pra evitar cortar a parte de dados também.

a memória swap, eu uso por padrão 512Mb, mas eu tenho 512 de ram. você pode tentar deixar sem pra ver o q acontece ou colocar alguma coisa entre 256 e 512 de swap, já q você tem 1 GB de RAM.

depois, quando você quiser excluir a partição, basta remover as q você criou (swap e do Ubuntu) e redimensionar a NTFS para q ela ocupe todo HD novamente.

OBSERVAÇÃO: toda e qualquer manobra de mexer em partições envolve um certo risco de perda de dados. os métodos q eu descrevia sao razoavelmente seguros, mas não dao em hipótese alguma 100% de segurança. o recomendável é fazer um backup das informações antes, mas se você diz q não dá, ou arrisca ou desiste.

P.S.: como assim "não tem como fazer backup"? você tem o HD de 20 onde você pretende instalar, e, pelo q eu vejo na assinatura, mais um de 80 e um de 40. não tem como passar os dados pra esses HDs?

Postado

Obrigado pela resposta, eu vou tentar pegar o partition magic então depois de desfragmentar o disco. Se eu não ver uma opção q não me diga q não vá apagar os dados do disco eu não me arrisco, mas se não houver menção alguma acho q vou correr o risco.

não tenho como fazer backup porque os outros discos estão muito cheios, o com mais espaço livre (tirando esse hd de 20) deve ter uns 2,6gb livres... eu trabalho com arquivos muito grandes além de muitos programas instalados... Vou tentar entulhar o que for mais importante nos outros HDs e ver no que vai dar.

Obrigado mesmo!!!

Postado

Amigo, não seria possivel gravar seus dados em CD ou DVD ? Relamente, você tem muito espaço em uso, tem certeza que não há NADA para excluir ? De qualquer forma, boa sorte amigo!

Postado

Valeu aí, consegui usando o próprio particionador da instalação do ubuntu. Mas acabei perdendo os dados depois porque o grub deu pal... não entrava de jeito nenhum, acabei formatando e tudo mais. Só que acabou q por fim só consegui fazer funcionar quando já tinha até desfeito a partição do windows do HD (peguei um micro emprestado e passei os dados do HD pro outro via rede), mas agora q já tá tudo instalado eu queria recriar a partição do windows nesse disco.

Como faço isso sem perder os dados das partições "/" e "swap"???

Postado

você tinha q ter feito aquilo q eu disse antes: já q o HD estava formatado, instalar antes o windows, deixar espaço pro ubuntu e depois instalar o Ubuntu.

quando você instala o Windows ele ferra a MBR para q só ele inicialize. e se eu não me engano ele se estressa se estiver numa partição secundária. portanto, se você redimensionar e instalar o windows, das duas uma:

- só vai carregar o Windows, sem nem deixar escolher o SO desejado. (como já ouvi falar q acontece)

- vai f%$¨% toda MBR, e nenhum SO será carregado. (como já aconteceu comigo)

em nenhum dos casos eu sei como resolver o problema...

e perceba q isso é um problema do windows, não do linux. quem altera a MBR pra não bootar outro So é o windows, e quem se estressa pela partição q ta instalado é o windows. o linux vai tranquilo com tudo isso.

Postado

Esse problema eu não tenho porque meu windows está instalado no hd0 que eu não mexi,o ubuntu está no hd2 e dessa vez instalei o grub no fd0 (diskete) e quando quero o boot por alí.

Meu problema agora é q eu queria colocar uma partição ntfs ou fat32 no espaço livre da partição "/" do hd2 (sem ter que instalar tudo de novo), e isso eu não tenho ideia de como fazer. Alguém pode me dar uma luz aí???

obrigado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!