Ir ao conteúdo

Aceleração 3D em placa ATI R-X600. Não rola... :(

johannesrs

Posts recomendados

Postado

Oi galera.

tô com um problema.

é o seguuinte, não é de hoje que sou user de linux, mas root é a primeira vez... :P

Isso implica que eu tô tendo problema agora pra arrumar as configurações. já acertei a internet, falta o vídeo agora na lista.

no meu suse 9.3 oficial aqui, eu estava tentando alterar a resolução de vídeo, mas o sistema só me autoriza até 800x600. do windows, sei que esta x600 aqui pega 1280x1024 facinho.

isso é uma questão de não ter instalado o driver oficial da ATI ainda?

se sim, alguma manha de insytalação?

ele afirmar também que o hardware não suporta aceleração 3d de hardware é em função dos drivers?

agradeço! :D

Postado

opa, valeu a auda! ;)

se bem que estou num outro status. sem querer, fuçando enquanto fazia o download do driver, achei o problema: ele tinha identificado o monitor errrado. exatamente o q eu tenho ele não tinha na lista, mascolouei um muito próximo e voi-lá! :D

Mas ele continua dizendo que não tem aceleração 3d de hardware. Isso muda se eu instalar os divers oficias da ATI? ainda não fiz o teste de quanto vou precisar do 3D em linux (não sei quanto os programas vão puxar), mas pouco também não é... :P

Postado
Postado Originalmente por johannesrs@21 de março de 2006, 00:22

Mas ele continua dizendo que não tem aceleração 3d de hardware. Isso muda se eu instalar os divers oficias da ATI? ainda não fiz o teste de quanto vou precisar do 3D em linux (não sei quanto os programas vão puxar), mas pouco também não é... :P

Sim, como você pode ver no guia que passei acima este é o principal motivo (se não for o único, pois provavelmente a descompressão de filmes usando a placa ainda não foi portada para linux) para instalar os drives da ATI.

Quanto ao problema do monitor, este parece ser o fraco do Suse pois comigo aconteceu algo parecido, mas a resolução foi limitada a 1024x768... desculpe não ter comentado nada sobre isso, esqueci :P

Postado

Ok, então vou dar uma boa estudada hoje de noite, e tentar fazer a parada rolar. Aquilo lá tá com detalhes demais, nunca ví tanta coisa pra cuidar desde q entrei na faculdade e decidi olhar o linux pela primeira vez (idos 1996-1997) sem entender ####### nenhuma de máquina! :D

De qualquer forma, se rolar eu de repente posto um manual mais resumido das operações aqui. ;)

Postado

DROGA! :P

Não rolou. :(

Segui todas as instruções do manual e do site da ATI. Verifiquei tudo.

Não deu problema porque a área entra tranquilinha, legalzinha, etc.

MAS o maldito do painel continua dizendo que eu não tenho aceleração 3d disponível nesse hardware! :P

Bom, estou com os dirvers oficias da ATI dentro da máqiuna... só não ganhei nada com isso ainda... :( Alguém sabe o que que pode estar dando de errado? ;)

Valeu! :joia:

Postado

Não sei quanto aos drives da ATI, mas os drives oficiais da NVIDIA tem um problema com o Suse, pelo menos eu tive <_< , na instalação do drive eram criados os dispositivos "/dev/nvidia0" e "/dev/nvidiaclt" mas após um reset o sistema apagava os dispositivos e o drive não funcionava, eu tive que criar um script para resolver o problema... e mais, após a instalação o instalador sugeria rodar o Sax (ou Sax2, não me lembro) mas não adiantava nada pois o sistema continuava usando os drives abertos, além de reconfigurar o monitor errado, só dava certo quando eu configurava o xorg.conf manualmente.

Postado

Legal, esse problema de ter dois dispositivos eu tive, aí editei o xorg.conf também (comentei algumas boas linhas) e segui em frente.

Hohe de noite eu posto aqui o meu xorg.conf, pra ver se dá alguma luz. Mais alguma coisa que eu possa fazer? Ou mais alguma dica, galera? ;)

Postado

Agora eu não entendi

ali tem muita gente dizendo que tem, que não tem, que sabe como... mas dizer, claramente, como fazer, não vejo ninguém.

me mata uma curiosidade: quando tu manda o kde (ou o gnome, ou o sax2) configurar o 3d, ele realmente te dá alguma opção, ou só te diz que é habilitado? :(

Droga de coisa complicada... :(

Postado

OK, consegui.

Vou postar aqui como eu fiz, porque talvez sirva pra mais alguém. Se algum moderador quiser copiar o post nalgum tópico mais central, sinta-se à vontade. ;)

Bom, o tutorial básico veio daqui: http://linux.wordpress.com/2005/10/11/suse...s-installation/

bom, vamos lá:

1 - baixe o driver da ATI

2 - logue como root

3 - Altere as permissões do arquivo para ser executável

4 - rode o instalador.

5 - na janela que abrir, escolha para criar um pacote pra a sua distribuição. NÃO USE A INSTALAÇÃO DIRETA!

6 - Escolha o seu sistema da lista de opções que vai aparecer. Mande seguir, e o programa vai gerar um .rpm de uns 17Mb.

7 - derruba o X: init 3

8 - logue como root

9 - Instale: rpm -Uhv fglrx_6_8_0_SUSE-blá-blá-blá.rpm

10 - Agora rode o sax pra ele criar uma configuração: sax2 -r -m 0=fglrx -b /usr/share/doc/packages/fglrx/sax2-profile

11 - o sax vai abrir uma tela dizendo que tem uma configuração que ele gerou, e perguntando se você quiser alterar alguma coisa na configuração pra configurar. Sim, você quer configurar.

12 - Primeira coisa que você vai verificar é o monitor: ele dificilmente pega certo na primeira, por isso, selecione o modelo correto, ou o mais próximo possível. Isso é importante pra permitir que o 3D rode!

13 - as outras opções verifique por garantia. Atenção especial pra resolução: escolha como máxima a resolução desejada. Aliás, ele vai mostrar nessa janela que o hardware não suporta aceleração de hardware pro 3d. Não leve a sério. ;)

14 - finalize, ele vai perguntar se você quer testar. Você quer. No site do suse eles informam que pode ser que o ícone do 3d não apareça habilitado. Pra mim apareceu. Aproveite pra tentar ajustar as configurações da área de trabalho no monitor (posição e tamanho). Digamos que não consegui acertar essa posição mais desde que acertei o 3d. :P

15 - salve tudo, ele vai te jogar de volta pro prompt seja feliz, reinicialize as janelas: init 5

16 - logue como algum usuŕio.

17 - abra um shell, e rode o fglrxinfo. Ele deve informar algo como o seguinte:

display: :0.0  screen: 0
OpenGL vendor string: ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: RADEON X600/X550 Series Generic
OpenGL version string: 2.0.5695 (8.23.7)

ou seja, ele deve mostrar alguma coisa da ATI, e NÃO mais o tal o Mesa.

18 - Hora de se divertir: teste de performance! Não se espante, as rodinhas podem parecer que rodam devagar. digite glxgears .De alguns segundos pra ele amostrar. Ele deverá produzir um output mais ou menos assim:

10565 frames in 5.0 seconds = 2113.000 FPS
14261 frames in 5.0 seconds = 2852.200 FPS
14264 frames in 5.0 seconds = 2852.800 FPS
14264 frames in 5.0 seconds = 2852.800 FPS
14265 frames in 5.0 seconds = 2853.000 FPS
14265 frames in 5.0 seconds = 2853.000 FPS
14179 frames in 5.0 seconds = 2835.800 FPS

Parece pouco? Não sei, tem que comparar com o windows pra saber. Mas, com relação ao Mesa, é pelo menos 10x mais FPS. Agora dá pra tentar usar 3D aqui. ;)

Existem truques extras? claro. Explorar as opções do aticonfig Dá ÓTIMOS resultados. Edição do xorg.conf também pode permitir alguns truques extras. Eu tentei, e deu alguns resultados, mas fiz alguma coisa errada e ele inventou uma resolução maluca de 1280x960, além de ficar mais lento que no Mesa o 3d. Por isso, por enquanto tô com a configuração padrão, sem edições extras. ;) Essas informações extras podem ser encontradas num outro tutorial: http://www.guiadohardware.net/guias/07/index4.php

Espero que ajude alguém mais. :)

Adição Posterior: A partir do ponto em que você iniciar o sax2, ou em qualquer execução futura dele: SALVE as alterações, mesmo que não tenha feito nenhuma. Caso contrário, pelo menos pra mim, congela, preteia meia tela e só no reset pra resolver... :P

P.S.: se alguém souber como configura a webcam creative (a instant aquela) e um scanner que o fabricante faliu no linux (vou abrir um tópico pedindo ajuda pra eles amanhã), eu agradeço e muito! :D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...