Ir ao conteúdo

Fonte Sewventeam 420w

abusado78

Posts recomendados

Postado

beleza pessoal,

É o seguinte...há umas duas semanas meu PC (o da assinatura. Tá sem over) vem

dando um probleminha chato. Toda vida que eu vou ligá-lo pela manhã o

bichinho só pega no tranco. Como assim? Quando eu ligo ele, aquelas luzinhas (verde e

vermelha) acendem e apagam várias vezes (cada vez que acende o cooler também liga

e desliga, tanto o do processador como o da VGA). Pois é, pra ele ligar é preciso eu

tentar várias vezes. É como se a fonte não estivesse com força suficiente pra ligar, sei

lá, mas depois de um tempinho ele sempre liga e eu fico me trancando com medo de

queimar minha VGA ou outras coisas! Depois que o PC liga pela manhã, aí tá beleza, eu

posso desliogá-lo e ligar pela tarde e tal, mas se ele dorme desligado quando é de manhã

não liga!

Engraçado é que eu botei minha fonte genérica e o PC ligou direto, mas não posso usar

uma genérica porque ela não aguenta o tranco!

Alguém já passou por isso ou pode me ajudar? Será que o problema tá na fonte mesmo?

Agradeço a ajuda aí!

Abraços.

Postado

hehe, minha tomada é 220v, se eu ligar direto faço churrasquinho do meu PC...hehe... Eu uso um módulo isolador da Microsol. Já liguei em um transformador de 110v p 220v de 330A, só a fonte, mas o problema continuou!

Postado
Postado Originalmente por abusado78@05 de abril de 2006, 21:58

hehe, minha tomada é 220v, se eu ligar direto faço churrasquinho do meu PC...hehe... Eu uso um módulo isolador da Microsol. Já liguei em um transformador de 110v p 220v de 330A, só a fonte, mas o problema continuou!

tu testou so afonte direto na tomada muda a chave da fonte pra 220v

Postado

Testei sim, mas o problema continua. Quando ligo a fonte genéria o pc liga que é uma beleza. Será que qualquer loja de eletrônica pode dá uma olhada na fonte?

• Membro VIP
Postado

Vamos tentar algumas dicas!

Como após a partida da fonte, o PC roda normal, o problema é mesmo com a "partida" da fonte e assim, esse é o caminho a seguir.

Observe em detalhes o que ocorre com as tensões das linhas durante essa "tentativa" de partida da fonte. Meça com o multímetro.

Quando a fonte estiver na condição citada(sem funcionar), meça a tensão do POWER GOOD(fio cinza) no instante em que tentar ligá-la. Esse sinal só deve "entrar" após as linhas(principais da fonte) estabilizarem! Isso costuma provocar os sintomas citados por você.

Por outro lado, como a fonte chega a partir e desliga em seguida, indicaria problema com os reguladores, curto nos chaveadores, etc, mas nesse caso, não poderia funcionar algumas vezes, como é o caso!

Como visto, é um caso que precisa de uma certa investigação! :D

Postado
Postado Originalmente por Meiraneto@07 de abril de 2006, 21:33

Observe em detalhes o que ocorre com as tensões das linhas durante essa "tentativa" de partida da fonte. Meça com o multímetro.

Meiraneto, obrigado por su ajuda, mas se puder me explicar melhor algumas coisas...

Como faço pra medir essas tensões "das linhas" com o multímetro, pois sou completamente leigo!! Que linhas?

Postado Originalmente por Meiraneto@07 de abril de 2006, 21:33

Quando a fonte estiver na condição citada(sem funcionar), meça a tensão do POWER GOOD(fio cinza) no instante em que tentar ligá-la. Esse sinal só deve "entrar" após as linhas(principais da fonte) estabilizarem! Isso costuma provocar os sintomas citados por você.

O fio cinza a que você se refere é no conector de 20 pinos, pois só tem nele mesmo! A medição deve ser feita com o conector plugado na placa mãe (acho q sim né)?

Desculpa a ignorância, mas é porque sou um 0 nesse assunto!

Obrigado!

Postado

Se você tiver um multimetro, da uma olhada na tensão que a fonte ta liberando.

Posicione o multimetro em corrente contínua.

O multimetro tem dois fios, um preto e um vermelho. Enfie o preto no fio preto do conector (esse é terra) e depois o vermelho você coloca primeiro no fio amarelo que deve dar 12Volts e em seguida no fio vermelho que deve dar 5Volts.

falou

• Membro VIP
Postado

Já respondi a MP, mas ai vai...

As linhas a que me refiro são as LINHAS PRINCIPAIS(3.3V, 5V e 12V) e o PG é uma linha "auxiliar", de controle da fonte!

Para medir qualquer linha, faça como citou o colega acima.

O detalhe é o seguinte. As linhas principais só estarão ativas se a fonte ligar! Já a linha de 5 VSB(auxiliar), estará continuamente em 5V. É o famoso fio ROXO, pino 9 se não me engano). O PG estará ativo instantes após a fonte startar! Fique atento!

[]s

Postado

Meira neto e outros,

vou tentar detalhar para ser mais claro.

1º Medi as linhas com o PC funcionando numa boa:

12v - fica estável em 12.14v

5v - fica estável em 5.10v

Fio cinza - 5.10v

2º - Medi as tensões quando o PC não estava ligando, ou seja, liga e desliga pelo problema já citado.

5v - Toda vida que a luzinha vermelha do PC acendia (power) dava um pico que ia de 3 a 4v, mas não chegava aos 5v.

12v - Da mesma forma, oscilva entre 6, 7 ,8, 9 e 10v, não necessariamente nessa ordem, mas nunca chegava aos 12v.

Fio Cinza - Chegava a dar pico de, no máximo, 0.22v, dando as vezes 0.03, 0.07, etc...

Vou anexar algumas fotos pra tentar explicar como fiz a medição do fio cinza! Vejam se fiz certo. Desde já agradeço a ajuda de todos vocês. Abços!!

post-24769-13884909140084_thumb.jpg

post-24769-13884909140364_thumb.jpg

post-24769-13884909140561_thumb.jpg

post-24769-1388490914125_thumb.jpg

post-24769-13884909141935_thumb.jpg

• 1 ano depois...
Postado

Ola Meira neto

Sei que aqui nao e o melhor lugar para isso mas valos la.

Tenho a fonte citade acima quem com 1 anos e pouco pifou.

Se você me adicionar no msn [email protected] passo os detalhes.

Gostaria de saber se você gostaria de conserta-la e aproveitar pra fazer um review dela.

Aguardo retorno

Abraços a todos

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...