Ir ao conteúdo

Transformar o Modem Speedstream 4200 em Router

cleberob

Posts recomendados

Postado

Aí gente to com uma dificuldade tremenda de configurar meu modem speedstream 4200 em router.

Segui varios tutoriais no site abusar.org e até agora nada....

Será que alguem poderia me dar uma luz?

Postado

Mas diga, onde na página do modem você não está conseguindo configurar? Ah, quero saber a operadora que usa.

Postado

Minha operadora é Telemar, o meu provedor é globo.com.

bem to configurando do jeito que manda os tutorial Hudson de Souza. e quando termino de fazer a configuração aparece que o sistema router não ta ativo... o modem não disca para fazer conexao.

Tem como me ajuda? Não sei o q pode estar ocorrendo.

Postado

Há mais um tutorial no Portal ADSL com algumas diferenças pricipalmente no endereço IP que é 192.168.254.254. Veja qual é o IP do seu modem. Quando você for configurarar o IP manualmente deixe o DNS preenchido com o IP do Gateway.

Dá uma olhadinha e tente configurar com esse.

Postado

Ah beleza, então o seu é 10.0.0.1.

Olha, configure primeiro o IP do seu computador manualmente para poder abrir as portas para o emule, skype, entre outros.

10.0.0.3 como o IP da sua máquina,

255.255.255.0 como máscara de subrede,

10.0.0.1 de gateway,

Como precaução coloque as DNS da Telemar, 200.222.0.34 e 200.223.0.35.

Dá Ok, espera a tela da configuração de rede sumir. Agora vá no navegador da sua prefência (Internet Explorer, Mozilla, etc) e digite 10.0.0.1.

Ponha o login e a senha (isso você já sabe né).

Pelo que vi ele está configurado em 'bridge', vou seguir os passos de roteamento dos tutoriais disponíveis.

No menuzinho 'Configuração', em 'Interface WAN' apague todas as configurações você que existirem com o botão 'excluir' ao lado de cada um e vamos adicionar um novo apertando o botão 'Adicionando um novo você' em baixo.

Na janela em que aparecer você digita '0' no espaço 'VPI' e '33' no 'VCI', no 'Selecionar o modo de encapsulação' vce escolhe 'LLC'. Clique em 'Avançar' em baixo.

Na janela 'Seleção de Protocolo' você seleciona o protocolo 'PPPoE', clique em 'Avançar' novamente, depois na janela 'PPPoE tipo' você escolhe 'Somente Cliente'.

Clique em avançar e agora em 'PPPoE contagem de seção' vce escolhe '1', clique em 'avançar' e em 'Informações do usuário' você coloca seu 'nome de usuário' e 'senha' que usa para autenticar na globo.com.

Clique em avançar, na janela 'PPPoE Opções' você seleciona 'conectar automaticamente ao iniciar' e selecione também o 'Override default MTU' que tem q ser '1500'.

Clique em avançar e clique novamente em 'avançar' porque não vamos mexer com 'IP estático'. Na janela 'Opções de Interface' você ativa apenas o Plug and Play Universal, na 'RIP' vce seleciona 'RIP1' e seleciona o 'Modo ativo' e seleciona no 'NAT/NAPT' o 'NAPT'.

Clique em avançar e agora dê um nome a sua conexão, pode ser 'DSL' por exemplo. Avance novamente.

Quando aparecer o 'Concluído' aperte o botão 'Concluir'. você volta a tela da 'Cofiguração atual' e vai aparecer a configuração q fizemos. Lá em baixo em vermelho você aperta no link 'reinicializar'.

Na janela 'As configurações foram salvas' vce aperta o botão 'Reinicializar'.

Espere o modem reiniciar e você ser direcionado para a página de 'Resumo do Sistema'. Aguarde mais um tempo e atualize a página apertando o 'F5' do teclado. Se estiver tudo certo no 'resumo de conexão ponto a ponto' deve estar em verde e com a conexão ativa. Senão clique em 'Conectar'.

Até aqui o seu modem tem que estar conectado à Internet. Vê se o nome de usuário e senha estão digitados corretamente se não entrar.

Postado

Isso é o máximo que pude fazer :cry:. Teoricamente nenhum tutorial esta errado.

Postado

Será que esse modelo tem um firmware bloqueado ? tipo o que o speedstream 5200 E240... só que esse dava para desbloquear.... será que tem firmware pro meu modem?

Postado

Eu uso um 4200 também...no meu caso eu consegui rotear e tudo...mas ele voltou pra bridge sozinho.... posso estar falando besteira, mas ouvi dizer que a telemar estava com um ns1.telemar.com.br que reseta os modens para bridge.

A o colega ai em cima não conseguiu, mas talvez ele consiga...e interessante você fazer as configurações de outra maquina que não seja a do velox, so coloca o cabo de rede do pc ao modem as configurações de IP na placa e acessa, depois de tudo feito, ai voce leva o modem e instala ele no local onde vai ficar....

Eu segui o tuto do abusar e deu certinho, como disse o unico problema e que meu modem resetou sozinho.

Postado

O problema que eu sigo o tutorial todinho e no final aparece que não esta ativado o roteamento apesar de ter feito como manda o tutorial.è como se apesar de criar uma nova configuração ele não sai da default dele.è muito estranho.

Bem vou tentar instalar o modem na USB e rotear ele por ela e ver se da certo.

Mas se tiver mais alguem querendo dar dicas...por favor contribuam.

Postado

Pessoal ... Eu sou do Rio de Janeiro e uso Velox e está ocorrendo o seguinte: Temos um modem alugado da telemar (SpeedStream 4200). Logo que recebemos o modem o roteamos e o utilizamos por um longo período. Ocorre que há 3 dias parou de funcionar comjo router. Tentatmos utilizar o manual da abusar, o que está no post acima (adriano.cesar)... fizemos de tudo e nada ... quando põe em reinicializar aparece a conecao em cinza e escrito (Desativado) sem opcão de clickar em ativar .. já tentei o VCI em 33 e 35 e nada ... Alguém sabe como resolve? A velox diz que não pode oferecer suporte por ser modo router e nem pode trocar o modem visto que o modo bridget funciona! A siemens diz q n oferece suporte por ser modem alugado .... ALGUÉM SABE PELO AMOR DE DEUS COMO RESOLVER ESSE PROB? Somos 5 utilizando esse link ... DICAS por favor!

Postado

Cara ta bem parecido com o meu caso que foi o ultimo.... para rotea-lo segue mesma coisa que manual que eu segui...coloca vci 33 protocolo ppoe e na tecla seguinte coloca PPoe com bridge e depois o resto da configuração é o trivial, quando você terminar e mandar reinicializar ,não ira aparecer para você conectar, mas ele estará discando e roteando normalmente.Alguns modelos do 4200 estão com algumas diferenças não sei o porque...

Postado

Seguinte .. ate consegui rotear mas agora tem um problema .. duas maquinas não estavam conseguindo receber um IP e conectar normalmente ... refiz o roteamento e agora outras 3 maquinas que não conseguem ... e sempre que eu mudo acontece isso ... quando vamos procurar no grupo de trabalho (que todos estamos) as maquinas que não conseguem conexao a internet se enxergam e não exrgam a outra .. como se houvesse uma rede paralela .. já tentei trocar as posições dos cabos no HUB mas isso não faz diferença ... Alguém sabe o que pode estar ocorrendo?

• 2 semanas depois...
Postado

:muro: Estou batendo muito a cabeça.

Recebi um modem da TELEMAR ontem, um speedstream 4200 (D240), alguém sabe se o firmware dele não permite roteamento? Eu segui os dois tutoriais da ABUSAR.org e uns 3 outros.. Incluindo do PortalADSL, mas não consigo rotear... O melhor me parece o da ABUSAR... O do Hudson... Eu consigo fazer ele conectar e ficar com os dois links verdes (conectados), mas ele não transmite nenhuma infomação para minha máquina.

Não sei se o DHCP dele está funcionado corretamente... Configurei de acordo com o mesmo tutorial, mas não obtive sucesso. No registro do sistema eu recebo a seguinte informação:

"0000-00-00 00:00:01 E |System |Current Mode: Bridge

0000-00-00 00:00:01 E |DSL |DataPump Version - 03.01.01.00

0000-00-00 00:00:01 E |DSL |State: WAITING

0000-00-00 00:00:02 E |Ethernet |Link 1 Up - 100Base-TX Full Duplex

0000-00-00 00:00:11 E |DSL |State: INITIALIZING

0000-00-00 00:00:19 E |DSL |HYBRID 1

0000-00-00 00:00:19 E |DSL |Link up 1 US 320 DS 1024 (INTL:G.DMT)

0000-00-00 00:00:19 E |PPPoE |oe10: tx PADI, id: 0000, ac: (NULL), sn: (NULL)

0000-00-00 00:00:21 E |PPPoE |oe10: tx PADI, id: 0000, ac: (NULL), sn: (NULL)

0000-00-00 00:00:21 E |PPPoE |oe10: rx AC Name: MPI-MG-10K-01

0000-00-00 00:00:21 E |PPPoE |oe10: tx PADR, id: 0000, ac: (NULL), sn: (NULL)

0000-00-00 00:00:21 E |PPPoE |oe10: rx PADS id: 2FCB

0000-00-00 00:00:23 E |PPP |LCP neg PAP

0000-00-00 00:00:23 E |PPP |LCP up

0000-00-00 00:00:23 E |PPP |IPCP nak option: 3

0000-00-00 00:00:23 E |PPP |IPCP nak option: 129

0000-00-00 00:00:23 E |PPP |IPCP nak option: 131

0000-00-00 00:00:23 E |PPP |IPCP up ip: 201.8.96.7, gw: 200.217.72.48

0000-00-00 00:00:23 E |PPP |IPCP dns: 200.165.132.148, 200.149.55.14"

Me parece que conectar, o modem está conectando, só não entendo porque meu navegador não acessa nenhuma página. O emule fica enviando arquivos, mas com ID BAIXO. Só o Emule funciona, o resto, nada responde... E-mails, Navegadores, FTP , etc...

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Abraços e obrigado pela ajuda. :rolleyes:

Postado

Celo,

Como estão ajustadas as configurações TCP/IP no seu adaptador? Quando você digita ipconfig /all na tela do DOS, o que aparece? Mostre-nos!

Você conecta-se ao modem, diretamente ou através de um Hub?

Como estão ajustadas as configurações na sua interface WAN, você selecionou PPPoE e Somente cliente?

Para que o eMule funcione corretamente num modem roteado, é preciso que você dê um Port Forward nas portas por ele utilizadas. Mais informações através do site:

http:\\www.portforward.com\

O site está em inglês mas é bem intuitivo, basta que vá até Common ports, localize o programa que deseja liberar e depois o modelo do seu modem.

Poste as informações acima e veremos se é possível ajudar.

— Abraços

:-BEER

• 6 meses depois...
Postado

Cara, eu sofri pra fazer esse modem funcionar como roteador, dai depois de 5h tentando e reiniciando o modem umas 100 vezes, eu resolvi comecar tudo do zero novamente, olha exatamente o que eu fiz:

restaurei as configuracoes de fabrica do modem,

depois exclui o drive da minha placa de rede

restartei o micro

reintalei o drive da placa de rede novamente

e reconfigurei o modem novamente seguindo as instrucoes desse tutorial

http://www.abusar.org/manuais/C_4200roteador.pdf

no casa ele é pra brasiltecom, mas é só você trocar pelas informações da sua operadora !!!

e ai funcionou tudo certinho !!!

menos de 5 minutos pra fazer tudo isso, e eu quebrei a cabeca por 5 horas,

das 18h00 ate as 23h00 de ontem !!!

Postado

Olá Marco_AM,

Tem algum problema fazer isto que fiz, sem rotear o modem??? :blink:

Você instala o CD do modem nos dois PCs. Em um você marca a opção USB, no outro a RJ45. Depois é só ligar os cabos nas respectivas entradas do Modem

Inté :bye:

Postado

Nesse tutorial do ABUSAR em que mosta uma imagem de uns ip's

".......2 Alterando as configurações de rede para acessar o modem.

Você deve alterar as configurações da conexão de rede para os seguintes parâmetros abaixo, se você não sabe como acessar essa propriedade consulte a seção 3 deste manual.

IP

10.0.0.2

Máscara de sub-rede

255.0.0.0

Gateway padrão

10.0.0.1

"

Eu tenho que modar isso nas config de rede do meu PC???

No TCP/IP do meu PC??

Estou com esse problema...

Se eu conecto de um PC quando vou conectar do outro, ele diz que o modem já esta em uso e não conecta!!!!!

O problema é que a navagação fica parcial... ou seja o segundo PC não tem acesso irrestrito a web...

por exemplo o MSN não funciona nem a pau!!!!!!!

Estou ficanco louco com essa meeeeeeeee

você ou alguem tem a solução??

• 2 meses depois...
Postado

:bandeira: opa! gostaria de participar deste forum porque atraves dele eu resolví meu problema, e quero compartilhar com todos que agora estão aqui.

Há três dias recebí um modem SpeedStream4200 e tentei por varias vezes rotea-lo, porém quando configurava a REDE em 10.0.0.1 e tentava usar o browser com esse endereço, não aparecia nada e dava "APAGINA NÃO PODE SER exibida". ENTÃO! Não conseguia nada! Para minha sorte, entrei em contato com um velho amigo que me explicou que a telemar deu ordem as operadora para instalar um bloqueio nos modem, mas com uma saidá de desbloqueio, cara é super simples, usando o modem da velox que vem no kit, quando for pedido a configuração da região, e senha do usuário, use também a configuração avançada, dê uma de doido e deixe a programação rolar, ao final, retorne a configuração de Rede para automática e use o browser, deu certo comigo, mas também fui informado que não são todos os modelos que funcionam, no mais espero que sirva para aguma coisa, valeu!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...