Ir ao conteúdo

Ajuda com amplificador

hgccsp

Posts recomendados

Postado

aí galera do fórum, beleza?

O negócio é o seguinte: Montei um amplificador com um CI de um autorádio antigo, o CI está funcionando normal, porque o defeito que o rádio tinha era no tape e no FM, o amplificador estava bem.

Só que quando ligo o amplificador ele fica com um ronco muito alto e quando se coloca algum som para amplificar o ronco piora, não sei o que está acontecendo, se alguém puder me dizer como resolver esse problema eu fico muito grato!

Só mais uma coisa. O CI pede uma entrada de 5V, alguem pode me dizer o valor de um resistor para ligá-lo em 12V. É que sou meio leigo em eletrônica. :(

Postado

voce montou um amplificador e obteve um oscilador :P

Se voce puder informar o CI e o circuito que está usando talvez alguém possa te ajudar. :joia:

[ ]

Postado

O CI é o TA8238K, o esquema que eu usei está no datasheet dele.

Eu tentei postar a imagem do esquema mas não consegui.

Postado

O CI é o TA8238K, o esquema que eu usei está no datasheet dele.

Eu tentei postar a imagem do esquema mas não consegui.

Segundo o datasheet, o pino 9 (stby) suporta vcc, portanto pode ser ligado direto ao vcc, via chave, como está na página 3.

Se voce montou o circuito exatamente como o da página 6, e assumindo que os componentes estejam ok, e que a fonte de energia seja suficientemente livre de ripple, só resta verificar quanto a solda fria e ao posicionamento dos componentes. Como o ganho é elevado, posicionamento de componentes e/ou condutores que propiciem uma realimentação parasitica levam à oscilação.

Lembrando que o "retorno" (negativo do falante) deve ser ligado ao negativo do capacitor principal da alimentação, não ao CI.

[ ]

Postado

Pode também tentar o seguinte truque para eliminar "ronco":

Por sua conta e risco, é claro. :P Pode ser que não dê certo nesse CI. :D

[ ]

post-28654-13884912643294_thumb.gif

Postado