Ir ao conteúdo

Ajuda com amplificador

hgccsp

Posts recomendados

Postado

aí galera do fórum, beleza?

O negócio é o seguinte: Montei um amplificador com um CI de um autorádio antigo, o CI está funcionando normal, porque o defeito que o rádio tinha era no tape e no FM, o amplificador estava bem.

Só que quando ligo o amplificador ele fica com um ronco muito alto e quando se coloca algum som para amplificar o ronco piora, não sei o que está acontecendo, se alguém puder me dizer como resolver esse problema eu fico muito grato!

Só mais uma coisa. O CI pede uma entrada de 5V, alguem pode me dizer o valor de um resistor para ligá-lo em 12V. É que sou meio leigo em eletrônica. :(

Postado

voce montou um amplificador e obteve um oscilador :P

Se voce puder informar o CI e o circuito que está usando talvez alguém possa te ajudar. :joia:

[ ]

Postado

O CI é o TA8238K, o esquema que eu usei está no datasheet dele.

Eu tentei postar a imagem do esquema mas não consegui.

Postado

O CI é o TA8238K, o esquema que eu usei está no datasheet dele.

Eu tentei postar a imagem do esquema mas não consegui.

Segundo o datasheet, o pino 9 (stby) suporta vcc, portanto pode ser ligado direto ao vcc, via chave, como está na página 3.

Se voce montou o circuito exatamente como o da página 6, e assumindo que os componentes estejam ok, e que a fonte de energia seja suficientemente livre de ripple, só resta verificar quanto a solda fria e ao posicionamento dos componentes. Como o ganho é elevado, posicionamento de componentes e/ou condutores que propiciem uma realimentação parasitica levam à oscilação.

Lembrando que o "retorno" (negativo do falante) deve ser ligado ao negativo do capacitor principal da alimentação, não ao CI.

[ ]

Postado

Pode também tentar o seguinte truque para eliminar "ronco":

Por sua conta e risco, é claro. :P Pode ser que não dê certo nesse CI. :D

[ ]

post-28654-13884912643294_thumb.gif

Postado

Me desculpa a ignorância, mas o que são aqueles anéis? Bobinas? O que vai ocorrer se eu fizer essa modificação?

Postado

Me desculpa a ignorância, mas o que são aqueles anéis? Bobinas? O que vai ocorrer se eu fizer essa modificação?

A ignorância é minha mesmo :P ! São soquetes RCA, representados de forma não-padrão :looka:. O anel representa o 'gnd'.

A intenção dessa modificação é criar uma certa isolação entre o pre-gnd e o pw-gnd, através do resistor de 10 ohms. Muitas vezes o 'motor-boat' (ronco) persistente é resolvido dessa forma.

Só não tenho certeza se funciona com esse CI, mas vale tentar se nada mais conseguir eliminar o ronco.

[ ]

Postado

Dando um pitaco

voce deve estar usando esse aplificador com fonte a partir de AC, então deve estar tendo muito riple, coloca um eletrolitico de 2200x25 ou mesmo 16 volts suponde que sua fonte é de 12 v. para manter as mesmas caraterisiticas do circuito original que usa bateria 12 v. tambem na entrada de sinal deveria ter um potenciometro de +ou- 50K para o volume de cada canal, se não tiver coloque uma R com este valor,

suponho que voce esteja usando o circuito original do radio [a parte do amplificador]

Postado

Valeu pela ajuda, o troço funciono, só que com um porém, ta esquentando muito. Para terem noção, eu deixei ele ligado por uns 30 segundos, foi quando eu me lembrei de testar para ver se estava esquentando, o resultado foi que eu queimei meus dedos!!!hehehehehe Se eu deixar ele ligado por mais de um minuto ele queima, e olha que o dissipador teria que aguenta-lo tranquilo, porque ele é bem grande.

Foi assim que aconteceu: Eu soldei o resistor de 10R como no esquema, coloquei um potenciometro de 50k na entrada e troquei a fonte por uma outra de uns 3A, liguei ele e deu certo, o ruido sumiu, apenas um pequenino chiado com o volume totelmente baixo, nada que atrapalhe, mas esquentou muito, como eu havia dito, então experimentei colocar a outra fonte que eu havia feito, não havia ronco, só o mesmo chiado, ele esquentava a metade da temperatura e não tinha potencia suficiente para tocar o falante, que é um pequeno woofer de 3 polegadas, e se colocasse o volume no maximo ele roncava demais. Não sei o que fazer, me ajudem! E eu acho que com essa de esquentar eu queimei um canal dele, o som sai muito baixo nele, não sei o que foi. Se precisarem de mais alguma informação a respeito me avisem!

Postado

Aquecimento excessivo provavelmente causado por oscilação. O mesmo que causa o "ronco", só que em frequência muito alta, inaudível. Isso, é claro, se tiver descartado qualquer possibilidade de ter ocorrido curto.

Para evitar de se queimar um amplificador ao testá-lo pela primeira vez (nunca se sabe se vai oscilar), usa-se um resistor em série com a alimentação, para limitar a corrente à níveis seguros em caso de oscilação.

Como voce está montando esse ampli? Em placa perfurada?

Deve fazer as ligações mais curtas possíveis, e o capacitor Cvcc deve ficar o mais próximo possível do CI.

Experimente sem o 10 ohms também, pode ser que ele esteja tornando o CI instável.

[ ]

Postado

Desculpa a demora na resposta, mas eu estava muito ocupado esses dias fazendo trabalhos para o colégio. To no terceiro ano, vou me formar esse ano. :palmas: Quer dizer, assim espero né... :P

Mas agora o amplificador funcionou!!! :palmas: Deu tudo certo, ele tá esquentando, mas bem pouquinho e depois de certo tempo ele estabiliza o calor. Testei ele com meu celular e ficou muito legal!!!

Agora com o projeto concluído quero começar outro! Não vai ser agora que vão se ver livre de mim! :P Mas Prometo não encher muito o saco!! hehehehe

Agora mais uma dúvida: Tenho aqui em casa dois CI's TDA 1512/L, são amplificadores também. Será que eu posso fazer as mesmas ligações do TDA 1512 A/AQ? É porque eu não achei outro datasheet e pela figura do CI ele é igual ao TDA 1512 A/AQ. Será que posso?

Se puderem me dar algumas dicas de como montar os amplificadores eu fico grato!! Não sou expert em eltrônica, fazer o que né?? :P

Postado

Agora mais uma dúvida: Tenho aqui em casa dois CI's TDA 1512/L, são amplificadores também. Será que eu posso fazer as mesmas ligações do TDA 1512 A/AQ?

Acho que pode sim. Só precisa acrescentar um eletrolítico de 1000 ~ 2200uF em paralelo ao capacitor de 0.1uf da alimentação.

Pode usar fonte simétrica também:

O TDA1520 é equivalente ao 1512, só difere um pouco na tensão de trabalho.

[ ]

post-28654-13884912912245_thumb.gif

Postado

Eu posso montar o esquema do 1520 usando o CI 1512? Se sim me facilita um pouco na obtenção das peças. Como você havia dito antes, é bom colocar um resistor na entrada da alimentação na primeira vez que for testar o amplificador. Qual seria um valor adequado para isso? Valeu!!

Postado

Pode usar o circuito do 1520 sim.

O valor do resistor de 'segurança' depende da corrente quiescente do amplificador. Segundo o datasheet, para o 1512 alimentado por 25v a corrente quiescente é de 65mA. Um resistor de 50R 1/4W produzirá um queda de tensão de 3,25v e limitará a corrente a 500mA. O suficiente para checar com segurança se não há oscilação. O aquecimento elevado do CI e/ou do resistor limitador são sinais de que há oscilação. Isso deve ser feito sem sinal na entrada do ampli.

O resistor sendo de 1/4w estará no limite da capacidade de dissipação com o TDA sem oscilar, e caso ele oscile, provavelmente o resistor irá 'fumar'. Se quiser evitar isso, use um resistor de maior dissipação :P.

Nota: O ideal para essas experiencias com montagens é ter uma fonte simétrica regulável de bancada, que possui recursos para limitar e/ou monitorar a corrente.

[ ]

Postado

ok, valeu!

vou demorar um pouco para montar esse pois estou meio sem tempo e grana pra comprar o resto das peças, mas assim que comprar já vou montar.

Valeu!

Postado

2 dúvidas idiotas!hehehehe

A alimentação é 20V, conecto o positivo no 1/2+Vcc e o negativo no outro 1/2+Vcc? Ou 20V nos dois 1/2+Vcc e o negativo no negativo entre os capacitores de 2200?

Como sou ruim em leitura de capacitores cerâmicos, a inscrição que devem vir nesses do circuito são: 221pF, 681pF, 471pF e 100nF (isso tudo inscrito neles)?

Valeu!!

Postado

voce tem fonte simétrica?

Se sua fonte não for simétrica, não dá pra usar o circuito do 1520.

Fonte simétrica: Quando voce tem positivo, ground, e negativo.

Fonte simples: Quando voce tem apenas o positivo e o negativo.

Quanto aos capacitores de pF, não tenho certeza, mas deve ser mais ou menos isso. Já os de 100nF, acho que é melhor usar de filme (poliéster).

[ ]

Postado

Como sou ruim em leitura de capacitores cerâmicos, a inscrição que devem vir nesses do circuito são: 221pF, 681pF, 471pF e 100nF (isso tudo inscrito neles)?

os fabricantes as vezes inventao ums codigos meio complicados mesmo, tem uns que olho q fico ######!!

os ceramicos que tu cito em pF é isso mesmo mas sem a unidade de medida, o de 100nF provavel que você venha a adquirir de poliester, ele pode ter o codigo como 104 ou 1"alguma letra"5, já vi uns que tenho certeza que eram de 100nF e estavao 1"letra"8, mas acho q fizeram arte @#$%&, por isso peça pro vendedor um de 100nF que tem mais xanses de vir certo

T+

Postado

ok, valeu!

Eu tenho um trafo de uns 2A, 12V e 20V + 20V, será que tem algum circuito para adaptar ele pro CI?

Outra coisa: como não consegui achar nas placas que tenho, resistores de 20K, posso usar dois de 10K em série? Também como não achei resistor de 680R, posso usar um trimpot de 1K e ajustá-lo para 680? O resistor de 2,7R pode ser substituído por um de 4,7R ou de 1R?

Só mais uma curiosidade: quantos diodos 1n400... eu devo usar em ponte retificadora completa com 4 diodos para conseguir 10A?hehehehe

Valeu!

Postado

Eu tenho um trafo de uns 2A, 12V e 20V + 20V, será que tem algum circuito para adaptar ele pro CI?

Como 20+20 é muito elevado para o CI, a solução seria usar reguladores, como os 7815 e 7915.

Tem uns esquemas aquí:

http://electronred.iespana.es/78xx.htm

O ultimo esquema da página serve. Só um detalhe: Nesse esquema, a linha 0V (entre o +15V e o -15V) é ligada à todas as linhas que a cruza, e não apenas aos capacitores de 470uF e ao terra como está.

Os reguladores precisam ser instalados em dissipadores de calor e isolados, como transistores de potencia.

Outra coisa: como não consegui achar nas placas que tenho, resistores de 20K, posso usar dois de 10K em série? Também como não achei resistor de 680R, posso usar um trimpot de 1K e ajustá-lo para 680? O resistor de 2,7R pode ser substituído por um de 4,7R ou de 1R?

Acredito que não haja problemas. O de 2,7R pode ser substituido por de 4,7R.

O de 20K do feedback (entre os pinos 9 e 5) deve ser mantido o mais curto possível para evitar oscilação.

Aconselho mesmo é você comprar uns componentes novos... resistores são muito baratos :)

Só mais uma curiosidade: quantos diodos 1n400... eu devo usar em ponte retificadora completa com 4 diodos para conseguir 10A?hehehehe

Como os diodos da série 1N400x são para 1A, se juntar 10 em paralelo, teoricamente obterá um conjunto equivalente à um diodo de 10A. Mas na prática isso não é recomendável, pois há diferenças entre os diodos, e aquele que tiver uma condução um pouco melhor que os outros acabará sendo sobrecarregado. Eu já usei uma configuração semelhante numa 'gambiarra', e funcionou bem, sem sobrecarregar nenhum diodo, mas a carga era baixa, em torno de 0.6A por diodo no máximo. Acredito que se chegasse próximo à 1A por diodo, o problema se manifestaria.

[ ]

Postado

Valeu!

Vou ver se essa semana eu consigo comprar os componentes.

Como mostrado no último esquema, o trafo é de 18V + 18V. Posso usar o meu de 20V + 20V sem comprometer os reguladores? Acredito que o meu trafo deva fornecer uma corrente de 2A, será que os reguladores agüentam essa corrente? Qual diodo você me recomenda para fazer a ponte? Como são 2 CI's TDA, o circuito da fonte agüenta?

Valeu! :-BEER

Postado

O trafo de 20+20 pode ser usado sem problemas.

Quanto aos reguladores, os 7815 e 7915 em TO-220 são geralmente para 1A (existem versões para 1.5A, mas são raros), e como cada CI demanda aproximadamente 1A em potência máxima a 4ohms (acredito eu), serão necessários dois pares de reguladores, um para cada CI.

Os diodos, se for usar uma ponte retificadora para cada par de reguladores, pode usar os 1N400x, mas já no limite de operação, provavelmente não suportará potência plena do CI em 4 ohms.

Se for possível, recomendo que use os 1N540x (o último número indica tensão máxima, como na série 1N400x), que são para 3A.

Usando os 1N540x, poderá ter apenas uma ponte retificadora para os dois pares de reguladores.

O uso de uma ponte retificadora para cada canal é uma boa prática na construção de fonte para amplificador.

[ ]

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!