Ir ao conteúdo

Tycoon City:New York


negonparkstar

Posts recomendados

Postado

Introdução:

Nova Iorque é uma das cidades mais admiradas e importantes do mundo. E motivos para isso não faltam, ali se encontra o centro financeiro mundial. Os bancos e instituições financeiras injetam dinheiro na maior parte das empresas americanas, tendo assim uma função enorme na economia dos EUA e, consequentemente, no mundo.

É também em Nova Iorque a sede da ONU e a residência de uma variedade admirável de imigrantes vindos de todos os lugares do mundo, tornando-a uma das megalópoles mais diversificadas etnicamente. Pelo seu destaque e exposição chegou a ser vítima de vários ataques, o mais marcante e trágico, como todos sabem, ocorreu no dia 11 de setembro de 2001 nas torres do World Trade Center. Mesmo depois disso, a cidade teve forças para se recuperar e voltar a todo vapor!

Bem, poderíamos continuar, mas já temos fatores motivadores suficientes para justificar a existência de Tycoon City: New York, o novo simulador de cidades lançado pela Atari e desenvolvido pela Deep Red Games, no qual você poderá desenvolver 12 bairros de Nova York com seus estilos de construções autênticos, assim como os marcos históricos e pontos turísticos desde o Greenwich Village ao Time Square.

Jogabilidade:

Quando pensamos em simulador de cidades, qual jogo nos vem à mente? "SimCity" - deve ser a reposta de 110% dos que estão lendo esta review! Entretanto, é válido lembrar também de Capitalism, outro simulador do mesmo estilo, mas com ênfase na parte comercial.

Pois bem, para que você, internauta, entenda em poucas palavras sobre o que se trata Tycoon City: New York, imagine-o na "coluna do meio" entre os dois citados acima. Herdou de SimCity o lado de construção da cidade e seu ambiente. Mas, não é possível mudar a geografia do terreno, não há necessidade de se construir encanamento, suprimento de energia elétrica entre outras coisas. Toda a infra-estrutura já vem pronta, bastando apenas aproveitar os espaços que ainda faltam para construir. De Capitalism, herdou a ênfase no empreendimento de capital, mas sem o micro gerenciamento profundo.

Este é TCNY: um game que fica neste meio termo entre os estilos citados, mas não se aprofunda em nenhum dos melhores aspectos de ambos - o que faz dele um curioso híbrido, uma espécie de filho ilegítimo, já que não se pode ter certeza de quem é o seu pai.

Inicia-se o game com um simpático tutorial, que é tão rápido e fácil que nos perguntamos durante o processo se era realmente necessário algo assim independente das missões do jogo (pelo menos para quem já teve alguma experiência no gênero). É neste tutorial que fica claro a que tipo de jogador TCNY é destinado: aos (muito) iniciantes e àqueles que se contentam com uma diversão casual, sem grandes desafios.

O jogador faz o papel de um grande executivo, começando humildemente, mas com objetivos ambiciosos de expandir comercialmente por toda a cidade. Para isso, o primeiro passo é uma espécie de "pesquisa", já que os bairros têm necessidades específicas. Em uma região onde existem estudantes, com certeza uma papelaria, biblioteca, casas noturnas, cybercafés, cinemas e assim por diante, serão muito bem vindos. Em outra região, teremos cidadãos com grande poder aquisitivo e ali serão necessários ambientes luxuosos para esta classe torrar seus dólares. São muitas as necessidades, são muitas as possibilidades, cabendo ao jogador direcionar a sua estratégia para atendê-las plenamente.

Essa pesquisa inicial pode ser feita pelos filtros que o jogo disponibiliza. A partir deles podemos visualizar os desejos das pessoas por área (classificado por cores) ou mesmo, clicando sobre um cidadão específico para saber de onde ele saiu e para onde ele vai, ou ainda qual é a sua necessidade e o que ele está pensando. Após colher esses dados preliminares, é hora de construir. Edificar é realmente fácil, basta clicar no terreno para que a interface já detecte e apresente as possibilidades e a construção seja finalizada muito rapidamente. Após o término, o edifício comercial ou residencial deverá ser equipado (o que o jogo chama de "atualização"). Atualizar o seu comércio torna-o mais atrativo para as pessoas que passam por perto, aumenta sua esfera de influencia e amplia a satisfação dos clientes que ali entram. Isso é feito colocando-se placas, néons, funcionários, decoração e ampliando a capacidade do lugar (colocando mesas e cadeiras na calçada). Tal progresso é obviamente balanceado com a necessidade de créditos para as atualizações e de dinheiro.

Para não deixar o jogador cair no tédio, missões são periodicamente apresentadas, como "oportunidades" para enriquecer e incluem tarefas diversas como construir edifícios comerciais específicos para atender a necessidade dos estudantes, enfeitar um parque, melhorar a aparência de todo um quarteirão para a passagem de um desfile etc. Tudo isso a princípio diverte, mas depois de algumas horas (ou antes) percebemos que os defeitos de TCNY crescem, diminuindo as suas pálidas qualidades. As missões não empolgam e, o pior, não conseguem tirar o jogo de uma dinâmica cíclica e repetitiva. Tudo pode ser resumido em duas palavras: construir e atualizar.

Mas o pior defeito do game é a falta de desafio. Quem é gamemaníaco há algum tempo sabe que um bom jogo deve apresentar certa dose de desafios. Não pode ser muito grande de inicio, pois do contrário espantará pela dificuldade. Ao mesmo tempo não pode ser muito fácil já que isso também poderá afastar o jogador. Por isso, a regra sagrada de um bom game é que nele deve haver um equilíbrio, no qual geralmente a dificuldade aumenta gradativamente, desafiando o jogador constantemente. Tal conceito é imprescindível, especialmente nos jogos de estratégia - do contrário, como explicar a longevidade e fama do antigo e ainda muito jogado Sokoban se não fosse o seu desafio? As fases iniciais eram fáceis, mas gradualmente chegavam a níveis sobre-humanos!

Infelizmente, parece que TCNY é uma exceção a esta regra sagrada. O game permite que o jogador fique à vontade, não exigindo muita da massa cefálica e apresenta uma margem de tolerância ao erro (do jogador) acima do ideal. Fica claro durante o processo que, sem qualquer dificuldade, partimos para uma ascensão linear e inexorável rumo ao sucesso. Não há concorrência que nos abale, não há dificuldade. Dinheiro é o problema? É só aumentar a velocidade do jogo e esperar, já que não haverá interrupção para informar que deixamos de cumprir algo. Esta falta de desafio também se encontra na rasa profundidade de TCNY. Considerando que é um jogo de estratégia, as opções de micro-gerenciamento são muito limitadas.

Na modalidade "Caixa de Areia" o jogo se torna ainda mais fácil. A diferença é que todos os mapas estarão disponíveis de imediato, podendo o jogador construir onde quiser, sem limites e sem objetivos, tendo assim muita liberdade. Pode-se optar pela quantidade de dinheiro inicial, se os concorrentes estarão presentes e qual o ritmo de seu crescimento na cidade.

Áudio:

A trilha sonora de TCNY é praticamente inexistente. Aparece em raríssimos momentos, sendo presença garantida apenas no menu inicial. O que ouvimos durante o jogo na maior parte do tempo são os sons provenientes da cidade, e só. Os fãs de outros jogos de estratégia que valorizam uma trilha sonora sentirão uma grande lacuna nesse sentido ao jogar TCNY.

Em compensação, os ruídos da cidade são bem realistas e condizentes ao ambiente urbano. Quando aproximamos a câmera podemos ouvir as pessoas conversando e até um ou outro diálogo. Há também toda aquela poluição sonora presente nos grandes centros (buzinas, carros, pessoas...) - tudo muito bem feito e caracterizado. Para citar um exemplo, quando damos um zoom em uma construção específica podemos ouvir os sons que caracterizam tal ambiente de trabalho. No caso, se for uma casa noturna, haverá ali uma música, ou se uma lanchonete, ruído de pratos e copos.

MultiPlayer:

Sem suporte ao modo multiplayer.

Gráficos:

O que se destaca em TCNY é a qualidade de seus gráficos - como é possível verificar nas screenshots - que podemos classificar como leves e eficientes, mas recriam com perfeição os bairros de Nova Iorque. As texturas (com exceção daquelas que preenchem o interior de algumas construções) estão ótimas e apresentam riqueza de detalhes tanto de longe como de perto, ao utilizar o zoom.

É também muito realista o ambiente criado pelo jogo. As pessoas nas ruas se movem com muita naturalidade, às vezes em grupos, às vezes solitárias. Param ao esperar o semáforo abrir e continuam sua caminhada a lugares específicos. Você pode acompanhar uma pessoa para perceber que tudo é coeso. Os veículos seguem a mesma coerência. A luminosidade do cenário se altera conforme as horas passam. O sol caminha e as sombras dos edifícios também, gerando reflexos alaranjados no amanhecer e entardecer, não apenas nos prédios, como nos veículos e pessoas. Durante o anoitecer a iluminação artificial é ligada e a cidade fica ainda mais bela, apresentando efeitos de luz nos faróis dos veículos, das placas e néons.

Outro fator que ajuda é a interface do game, pois é fácil, intuitiva e, ao contrário de muitos jogos do gênero, não gera poluição visual. Pode-se até minimizá-la para curtir exclusivamente as imagens da cidade.

Conclusão:

Tycoon City: New York é um tributo à principal cidade do mundo, pois recria com fidelidade os bairros, edifícios e monumentos. E faz mais: coloca o jogador na pele de um executivo empreendedor que tem o dever de construir e ampliar o seu império. Porém, na prática, apresenta uma combinação de pontos fortes e fracos: gráficos belos, ótima interface, áudio irregular, jogabilidade repetitiva e missões que não chegam a empolgar. É perceptível também a facilidade que o jogador ascende ao sucesso.

A impressão que fica é que o conceito de mercado presente no game (de agradar e satisfazer os cidadãos), é o mesmo utilizado pelos desenvolvedores. Com a ideia de satisfazer os novos no gênero, acabaram por exagerar, criando um jogo raso naquilo que poderia ser o seu lado mais marcante, o desafio e a profundidade. É certo então afirmar que os mais experientes no gênero não encontrão em TCNY grande motivação, mas para aqueles que estão iniciando, o game deve divertir por um tempo mais do que razoável.

Prós

- Diversão certa para os (realmente) principiantes no gênero;

- Totalmente em português;

- Gráficos leves e belos;

- Ótimo sistema de ambientação;

- Recria com fidelidade os bairros e monumentos de Nova Iorque.

-contras

Afastará os experientes no gênero pela falta de profundidade e desafio;

- Um híbrido de SimCity e Capitalism que não aproveita as melhores qualidades de ambos;

- As missões não empolgam;

- Jogabilidade repetitiva;

- Áudio irregular: peca na ausência de músicas e acerta nos efeitos sonoros

¤ Nome: Tycoon City: New York ¤ Preço Médio: R$ 69.90

¤ Produtor: Deep Red Games

¤ Distribuidor: Atari Brasil / Atari

¤ Sistema Requerido pelo Fabricante: Processador 1.8 GHz, 512 MB RAM, Win XP/2000, 1,5 GB de espaço no HD, placa de vídeo 3D c/ 64 MB compatível c/ HT&L, CD-ROM 8X.

¤ Sistema Sugerido pela GamesBrasil: Athlon XP 2.5+ ou Pentium 4 2.5 GHz,1 GB RAM, placa de vídeo com 128 MB (Radeon X700 Pro ou GeForce 6600 GT), CD-ROM 40x.

¤ Jogos Parecidos: RollerCoaster Tycoon 3, Série SimCity, Capitalism.

post-71434-13884917322214_thumb.jpg

post-71434-13884917322555_thumb.jpg

Postado

Videos http://jogos.uol.com.br/videos/pc/tycooncitynewyork.jhtm

Tycoon City: New York City

Fabricante:

Deep Red

Lançamento: 21/02/2006

Distribuidora:

Atari

Suporte:

1 jogador

Configuração mínima:

Windows

Tycoon City: New York

PC

"É possível investir em mais de 100 tipos de empresa diferentes: hotéis, espetáculos, casas noturnas."

19/05/2005

da Redação

A cidade de Nova York sempre foi alvo de admiração e encanto, servindo de tema para diversos filmes, canções e livros. Agora todo esse charme vai ser transformado em um game de gerenciamento: "Tycoon City: New York".

Desenvolvido pela Deep Red, a mesma de "Monopoly Tycoon", o jogo coloca você no papel de um jovem empresário buscando sua fortuna na cidade que nunca dorme. Uma vez no comando, é possível investir em mais de 100 tipos de empresa diferentes: conglomerados de mídia, espetáculos da Broadway, redes de hotéis, casas noturnas - tudo com o típico sabor da Grande Maçã.

Além de recriar uma versão fiel da cidade de Nova York, o game traz diversas marcas reais para as empresas, além de todos os marcos famosos e pontos turísticos. Jogadores poderão organizar eventos famosos, como a parada da Macy's, ou até mesmo construir o Empire State Building e a Estátua da Liberdade.

Todas as suas ações influenciam a reação dos habitantes da cidade, cada qual com sua personalidade única. Cabe os jogadores criarem os famosos bairros da cidade, com seus traços distintos.

"Tycoon City: New York" aparecerá apenas no PC.

post-69300-13884917325385_thumb.jpg

Postado

Videos http://jogos.uol.com.br/videos/pc/tycooncitynewyork.jhtm

Tycoon City: New York City

Fabricante:

Deep Red

Lançamento: 21/02/2006

Distribuidora:

Atari

Suporte:

1 jogador

Configuração mínima:

Windows

Tycoon City: New York

PC

"É possível investir em mais de 100 tipos de empresa diferentes: hotéis, espetáculos, casas noturnas."

19/05/2005

da Redação

A cidade de Nova York sempre foi alvo de admiração e encanto, servindo de tema para diversos filmes, canções e livros. Agora todo esse charme vai ser transformado em um game de gerenciamento: "Tycoon City: New York".

Desenvolvido pela Deep Red, a mesma de "Monopoly Tycoon", o jogo coloca você no papel de um jovem empresário buscando sua fortuna na cidade que nunca dorme. Uma vez no comando, é possível investir em mais de 100 tipos de empresa diferentes: conglomerados de mídia, espetáculos da Broadway, redes de hotéis, casas noturnas - tudo com o típico sabor da Grande Maçã.

Além de recriar uma versão fiel da cidade de Nova York, o game traz diversas marcas reais para as empresas, além de todos os marcos famosos e pontos turísticos. Jogadores poderão organizar eventos famosos, como a parada da Macy's, ou até mesmo construir o Empire State Building e a Estátua da Liberdade.

Todas as suas ações influenciam a reação dos habitantes da cidade, cada qual com sua personalidade única. Cabe os jogadores criarem os famosos bairros da cidade, com seus traços distintos.

"Tycoon City: New York" aparecerá apenas no PC.

Valeu pela colaboração

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...