Ir ao conteúdo

Descompactar kernell

Cassiano BH

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de configurar meu kernel para já iniciar descompactado, ouvir dizer que toda vez que o PC inicializa o kernell é descompactado para inicialização. Alguém sabe como se faz isso.

Postado

Olá, gostaria de configurar meu kernel para já iniciar descompactado, ouvir dizer que toda vez que o PC inicializa o kernell é descompactado para inicialização. Alguém sabe como se faz isso.

Você acha que vale mesmo a pena? A descompactação do kernel é a primeira mensagem do boot, e ocorre enquanto vão aparecendo aqueles pontos "............................................", ou seja, mesmo seu kernel esteja descompactado você só vai ganhar uns 2 segundos no boot... além disso, com o kernel compactado o acesso a ele no disco é mais rápido, pois o arquivo é bem menor, então, se o seu HD for lento, o kernel descompactado só deixará o boot mais demorado (é o mesmo efeito que ocorre com distribuições em live-cd).

Mas não sei como fazer o sistema iniciar com um kernel já descompactado, tentei umas vezes mas o lilo não permitia gravar ele na entrada (too big!) e, por causa dos argumentos acima, desisti.

Postado

Acho que vale a pena sim, meu HD é um samsung de 40G 7200rpm e espaço e desempenho não é o problema. Achei que este parâmetro fosse configurado no kernell e não no lilo.

Postado

Achei que este parâmetro fosse configurado no kernell e não no lilo.

É no kernel sim, mas eu não consegui descobrir onde ficava, pensei que o kernel descompactado era o arquivo "/usr/src/linux/vmlinuz", então tentei colocar ele como kernel, adicionando ele na pasta "/boot", editei o lilo.conf e quando tentei gravar o lilo ele retornava uma mensagem de erro informando que o kernel é muito grande.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!