Ir ao conteúdo

formatação

beginner

Posts recomendados

Postado

Preciso de uma dica Urgente, gostaria de saber qual é o melhor, tamanho da unidade de alocação ?

Tem essas opções abaixo

Padrão

512

1024

2048

4096

Obrigado novamente pessoal

Postado

Eu particionei o Hd em 3 a primeira eu instalei o windows e a 2° e a 3° eu ainda não formatei, e se eu não me engano o Sombra_XXI escreveu que usava clusters 4096 e o Hd ficou + rápido então gostaria de confirmar se usando clusters 4096 fica + rápido mesmo

Eu vou formatar pelo windows mesmo a partição 2 e 3

Eu não quero usar o padrão porque fica lento então gostaria de saber qual delas é o melhor ?

OBS: vou formatar em NFTS

Obrigado :-BEER

Postado

Bom, eu sinceramente ainda não vi esse comentário do Sombra_XXI, Pelo que eu sei, o tamanho das unidades de alocação (clusters), é definido automaticamente pelo sistema operacional quando o disco é formatado.

Se optou por formatar em NTFS, fez uma boa escolha, pois a grande vantagem desse tipo de sistema de arquivos é que não há clusters, pois a menor unidade de alocação é o próprio setor de 512 bytes e por esse motivo não há desperdício de espaço em disco, além de ser um sistema de arquivos, mais estável e menos propenso a erros.

Grande abraço.

Postado

Bom, eu sinceramente ainda não vi esse comentário do Sombra_XXI, Pelo que eu sei, o tamanho das unidades de alocação (clusters), é definido automaticamente pelo sistema operacional quando o disco é formatado.

Se optou por formatar em NTFS, fez uma boa escolha, pois a grande vantagem desse tipo de sistema de arquivos é que não há clusters, pois a menor unidade de alocação é o próprio setor de 512 bytes e por esse motivo não há desperdício de espaço em disco, além de ser um sistema de arquivos, mais estável e menos propenso a erros.

Grande abraço.

Eu li aqui http://forum.clubedohardware.com.br/index....99872&st=20

A primeira particão onde eu instalei o windows foi definida automaticamente pelo sistema operacional quando o disco é formatado, mas a 2 e 3° partição tem a opção de mudar o tamanho da unidade de alocação usando o windows - meu computador - aperto com botão direito em uma partição (HD) - Formatar

Então eu gostaria de saber se eu usar 4096 vai ficar + rápido

E obrigado novamente

Postado
Eu li aqui http://forum.clubedohardware.com.br/index....99872&st=20

A primeira particão onde eu instalei o windows foi definida automaticamente pelo sistema operacional quando o disco é formatado, mas a 2 e 3° partição tem a opção de mudar o tamanho da unidade de alocação usando o windows - meu computador - aperto com botão direito em uma partição (HD) - Formatar

Então eu gostaria de saber se eu usar 4096 vai ficar + rápido

E obrigado novamente

Acabei de dar uma lida no link que você postou, e segundo o Sombra_XXI, vai ficar mais rápido sim.

Boa sorte.

• Membro VIP
Postado

Bom, nunca li nada a respeito mas acredito que em 4096 fica mais rápido por conta do número menor de clusters no índice da tabela mestra de arquivos, já que quanto maiores os clusters, o número total deles no HD será menor, facilitando a localização na MFT quando os arquivos presentes neles forem acessados. Além disso, quanto menores os clusters, um número maior deles terá que ser usado para guardar um único arquivo de 1MB, por exemplo, veja só no cálculo abaixo:

Arquivo de 1MB salvo em clusters de 4KB: 1024/4 = 256 clusters.

O mesmo arquivo salva em clusters de 512 bytes = 1024/0,5 = 2048 clusters.

Ou seja, dá pra ver que o arquivo terá que ser dividido em um número bem maior, e assim como quando um copo quebra no chão, é mais fácil e rápido juntar os cacos grandes do que os pequenos.

Como eu disse, não li nada sobre isso, foi apenas uma dedução, posso estar errado e que outro me corrija se estiver errado.

Postado

Então o certo quando for formatar pelo windows e escolher o tamanho da unidade de alocação é deixar na opção padrão ? o que vocês sugerem e qual vocês escolhem ?

Eu não formatei ainda esperando esta resposta por favor me ajudem

Postado

Amigão, seguindo a linha de raciocínio do nosso colega Sombra_XXI, que na minha opinião tem lógica, se você usar o tamanho 4096, vai ficar mais rápido, porém a decisão é sua, fica a seu critério.

Abraços.

Postado

Eu não quero arriscar e depois ter que formatar de novo. Então gostaria que vocês me informacem qual a melhor opção se possivel.

Qual vocês utilizão o PADRÃO ?

o que pode acontecer de ruim se eu usar 4096 ?

Obrigado :-BEER

Postado

Use a opção PADRÃO, é a mais recomendada.

Então vou fazer isso por enquanto, mas se alguem souber a resposta posta ia pessoal, e muito obrigado pela ajuda :joia:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...