Ir ao conteúdo

Instalando linux na primeira partição

Visitante

Posts recomendados

Postado

Srs, tenho em casa dual boot con Win 98 na primeira partição e o Windows XP na segunda. Gostaria de saber se há algum problema em instalar um Linux qualquer na primeira partição em cima do WIndows 98. Minha dúvida é se vou perder o dual boot ou o GRUB reconhecerá que tem um outro Windows na segunda partição (não sei se tem algo haver com MBR e tal) ?

Obrigado

Postado

acho que o dual boot do XP já era se fizer isso...

dá pra contornar se instalar o XP e o 98 na mesma partição e depois instalar o Linux. Daí seriam 2 dual boots, o primeiro pra escolher entre linux e windows e o segundo pra escolher entre o XP e o 98.

Postado

Caro amigo.

A seqüencia de SOs deve ser Windows primeiro (partição primária) depois o LINUX (partição extendida).

Recomendaria você passar suas informações importantes do XP para o drive C: onde esta o Win 98, formatar a partição d: (Win XP) e criar uma partição fat32. Passar os dados importantes para esta partição (d:), depois formatar a c: instalar o XP e recuperar as informações do d:.

Pronto a parte do win esta resolvida, você não perdeu dados e esta somente com o WIN XP.

Para o Linux, recomendo o Mandrake 9.1 ou o Kurumim 1.4 (se você for iniciante). Rode o cd 1 do Mandrake e na sessão particionar disco, crie uma partição ext3 ou reifers e instale nela o linux.

Fique tranquilo pois o Lilo ira lhe dar a opção entre o Win XP e o Linux. você não precisará mais do dual boot do Win (aquela tela preta que lhe dava a opção entre o Win 98 ou XP)

Se tiver alguma dúvida ou se não entendi sua pergunta me mande um e-mail ou poste aqui sua dúvida.

Espero ter ajudado.

t+

Postado

Agradeço a ajuda ... Resolvi refazer minha máquina, quer dizer, instalar tudo do zero. WIN XP antes e Linux depois ...

Obrigado pelas dicas !!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!