Ir ao conteúdo

2GB de RAM mas usando Memória Virtual com jogos

kenjiro

Posts recomendados

Postado

Bom, depois de passar MESES tentando descobrir o problema (e não ter chegado a conclusão alguma) resolvei apelar pro Clube do Hardware e o "bando de gurus" que devem habitar estas paragens ;)

Primeiramente meu Hardware:

Motherboard == ASUS A8N-E

CPU == Athlon 64 3500 (Venice)

VGA == EVGA 6800GT (256MB de memória e 256bits)

HDs == 2 IDE de 40GB (7200 RPM) e 1 SATA2 de 250GB (7200 RPM)

Memória == 2 x 1GB DDR400 (supostamente genéricas)

"Segundamente", o problema em si:

Ah claro, estou rodando Windows XP x64 todo atualizado!

O Windows funciona normalmente, não trava, não dá crash, não reinicia, nada disso. Porém quando estou jogando Battlefield 2 ou BF2142 (que são jogos "bem pesadinhos") muitas vezes sofro ao ver o PC utilizando memória virtual (swap em disco). Tudo bem, se eu tivesse menos de 2GB de RAM isso seria bem normal, visto que uso os gráficos desses jogos no máximo (tudo em High e Anti Aliasing em 2x). Porém com 2GB de RAM isso não deveria ocorrer NUNCA. Tenho amigos com PCs um pouco mais modestos que o meu (tanto em CPU quanto placa de video) e que rodam o jogo com a mesma configuração de vídeo/gráficos e que NUNCA sofrem esse problema de uso de Memoria Virtual.

Como citei antes, as memórias são genéricas, porém já fiz teste de memória com o MemTest e o GoldMemory. Seja em Dual Channel ou Single Channel, as memórias passaram nos testes sem problema. Já troquei 3 vezes os pentes de memória (não de lugar, troquei mesmo, por outros pares) e o problema segue ocorrendo.

Às vezes passo uma noite inteira jogando sem problema algum. Como às vezes o problema de swapping ocorre 2 ou 3 vezes durante a "jogatina". Resultado... o jogo fica lento pra caramba (óbvio). Fecho o jogo, espero a coisa se acalmar, abro o gerenciador de tarefas e lá estão... entre 950MB a 1.2GB sendo utilizados. Porém não há NADA ocupando tanta memória assim (visto que o jogo já foi fechado). Pra liberar a memória, só reiniciando a maquina.

Ou seja... ligo o PC, entro no Windows... e a utilização de memória fica em torno de 180MB. Entro no jogo, lá adiante começa o problema da memória virtual... daí fecho o jogo, porém a utilização de memória fica altíssima.

Pelo que posso notar, é como se o PC (ou o SO) se perdesse no gerenciamento da memória. Ou seja... depois de um certo "limiar" de uso de memória ele não volta mais atrás.

Já coloquei 3GB de RAM (2 pentes de 1GB e 2 de 512MB) e o problema ocorre também. Ou seja... a questão não é FALTA DE MEMÓRIA, mas sim GERENCIAMENTO DE MEMÓRIA.

Já reinstalei o SO (tentei com WinXP 32bits e agora com WinXP 64 bits) e segue na mesma.

Alguém já viu algo assim ocorrer? Alguém teria alguma sugestão de teste a ser feito, o que resolveria, etc?

Obrigado pela atenção

Postado

Bom, como ontem eu reabri meu gabinete para fazer alguns testes, já consegui ver direitinho as "marcas" das memórias. Sim... são de marcas diferentes :(

1 pente 1GB DDR400 da marca BLITS

1 pente 1GB DDR400 da marca VData

Bom, até então não tinha ouvido falar das ditas cujas.... então não sei se são boas, ruins ou péssimas. Claro que não devem chegar nem perto de uma Kingston ou Corsair, mas....

Como reportei antes, com as duas em Dual Channel (por incrível que pareça funcionam em DC e não deram erro no teste de memória), quando eu estou jogando chega um dado momento que a maquina se perde e começa a fazer swap.

Ontem resolvi aloprar. Tirei o pente Blits, deixei o VData e coloquei mais dois pentes de 512MB DDR 400 (1 Samsung e 1 MarkVision). Obviamente agora está em Single Channel.

Não foi um teste definitivo, mas ontem de noite joguei BF2142 durante aproximadamente 3 horas e o fantasma do Swapping não me atacou.

Amanhã de noite devo jogar de novo, então vou poder testar novamente pra ver se realmente a coisa se estabilizou.

Em tempo: as ultimas memórias que eu estava usando (antes deste novo "par" de 1GB) eram duas VData... e dava pau.

Vejamos no que vai dar.

Postado

Sabe que isso é interessante. Como você pode ver, minha configuração é muito mais modesta que a sua. Mesmo assim o problem pode ser percebido. Quando quero jogar Warcraft, abro o usuário especial que criei para jogos (sem temas, papel de parede ...) e depois tiro todos os programas que estão rodando, seja clicando no tray e fechando, seja pelo ctrl+alt+del. Quando abro o fica na casa dos 25fps, mas se eu usar o computador normalmente na minha outra conta de usuário ou mesmo na de jogador, acessando a net, usando anti-virus ou gravando um cd (na realidade, se ue usar pra qualquer coisa), mesmo que depois eu tire tudo do tray e dê um ctrl+alt+del, quando rodo o jogo ele fica na casa dos 7fps, completamente impossível de se jogar. E isso se aplica também ao GTA Vice City. Tinha desconfiança de que fosse realmente o Gerenciamento de memória, mas como configurei o Windows para priorizar serviços em primeiro plano, imaginei que não fosse erro de configuração do SO. Espero que alguém tenha a solução para o problema.

Outra coisa que nunca entendi é que o windows, quando carregado, mesmo que tenha memória disponível manda uma parte para o arquivo de paginação, no linux por exemplo, o arquivo de paginação só recebe algum dado quando eu utilizo mais que 510 MB dos 512 MB de meória que tenho. Sempre quis saber por que desse comportamento do windows.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!