Ir ao conteúdo

Particionando a hd p/ conectiva 9?

Visitante

Posts recomendados

Postado

Estou com o windows XP com uma HD de 60GB(so conta 55,9) e uso uma unica partição q é NTFS.

Conseguir o Conectiva 9 e gostaria de instalar, do o boot com ele escolho a primeira opção de instalação e quando chega na parte de particionar o HD aparece a minha única partição mas não consigo fazer outro pro Linux e ele não faz sozinho.(o botão de adicionar não esta clicavel). estava lendo umas coisas e "diz q tem q criar mais tres partições e cada uma com tamanho diferentes(com o fdisk)... não entendi" e o fdisk não tem no XP.

Gostaria de saber o que fazer para particionar essa HD e COMO fazer e se eu não vou perder meus dados, queria colocar o Linux com o espaço de uns 3GB.

Agradeço

Postado

Olá!!

É verdade, para se instalar o CL9, você vai ter que particionar seu hd, para isso utilize o Partition Magic, para criar uma partição, com o CL9, eu deixaria uma partição de mais ou menos 6 GB serão suficientes, depois de particionado o seu hd, é só iniciar a instalação do cl9, na hora de particionar, vai aparecer os 6 gb livres, dai é só particionar, há varias maneiras de particionar, você deverá criar um partição do tipo Linux Swap, de tamanho do dobro da sua memória RAM, no meu casso eu uso o mesmo valor que tem de ram, se você tem bastante ram, use o mesmo tamanho, uma partição "home" (opcional) se você tem bastantes usuários, deixe 1gb, se só você que vai usar a máquina, dai você decide o quanto vai usar, e um partição Raiz "/", nela deixe todo o espaço restante do disco, no meu caso eu escolhi como sistema de arquivos o ReiserFS, mais rápido e mais seguro.

*Cuidado para não apagar os dados do Ruinxp.

**O Partitiom Magic é um particionador de discos não destrutivo, mas sempre que for mexer com particionamento de disco, é sempre bom ter um Backup dos dados mais importantes.

+Dúvidas!!! Estamos por ai..

Até mais

Postado

Pelo amor de Deus, não se esqueça de DESFRAGMENTAR o disco antes de particionar, já perdi dados por causa de não seguir essa recomendação...:(

Obrigado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!