Ir ao conteúdo

Winmodem pctel hsp56 no redhat 8...

Visitante

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, precisamos de um forcinha.

Temos o REDHAT LINUX 8.0 instalado em um máquina com a seguinte configuração:

.Intel Celerom 1.0Ghz;

.HD 20Gb;

.384MB RAM

.Fax/Modem on-board PCTEL HSP56K

Algum por acaso já passou pela dificuldade de tentar fazer este modem funcionar nesta distribuição? Se já, conseguiram fazê-lo funcionar? Temos todos os drivers, seguimos orientações provindas do manual da placa, mas nada. Será que alguém poderá nos ajudar? Gostariamos de um tutor completo (com passo-a-passo total) para podermos mais um vez tentar esta façanha. Esperamos por vocês...

A Equipe PCINFO BR agradecem desde já...

Postado

Bom dia!

Eu já tive a oportunidade de instalar este modem no redhat 8.

Tenho um tutorial muito bom explicando passo a passo, so que na placa M810, deve ser o mesmo modem ....

la vai...

__

Este artigo tem como função mostrar como o modem PcTel HSP56 AMR, que vem on-board nas placas-mãe PcChips m810 e m812 pode ser instalado no Linux, permitindo o uso do modem e do som ao mesmo tempo.

As distribuições usadas nos testes foram: Mandrake 9.0, Conectiva 8+ e 8++, Red Hat 8.0 e Debian 3.0r1.

Não tive oportunidade de fazer testes no Slackware 8 por absoluta falta de oportunidade ( apesar de possuir essa distribuição ), mas nada deve impedir o seu funcionamento.

- Iniciando:

Baixe o driver slmdm-2.7.8. Esse driver pode ser encontrado no site da SmartLink ( www.smlink.com ) ou baixado diretamente no site do Jcmp3, neste link.

Confirme que os pacotes kernel-headers e kernel-sources, relativos a sua distribuição, estão instalados.

Para uma correta compilação do driver, deve-se possuir um mínimo de 64mb de ram e o Linux deve estar com kernel 2.4.x.

- Preparando para instalar:

Verifique se existe o link lógico 'linux', na pasta /usr/src, apontado para a pasta onde estão os headers relativos ao seu kernel ( mais especificamente a pasta em questão deve conter o arquivo modversions.h ).

No caso do Red Hat 8.0 o link deve ser renomeado e no caso do Debian 3.0r1o link deve ser criado, deste modo:

a) Red Hat 8.0:

- Remova o link lógico existente: rm -f /usr/src/linux-2.4

- Crie o novo link: ln -s /usr/src/linux-2.4.18 /usr/src/linux

B) Debian 3.0r:

- Crie o link necessário: ln -s /usr/src/kernel-headers-2.4.18bf2.4 /usr/src/linux

Esse link é necessário pos o driver depende da localização do arquivo modversions.h para sua compilação.

Descompacte o arquivo smldm-2.7.8.tar.gz em uma pasta de sua escolha ( por exemplo /tmp ) com o comando tar -zxf smldm-2.7.8.

- Instalando o driver:

Vá para a pasta criada pelo comando tar do item anterior ( p.ex.: cd /tmp/smldm-2.7.8 ).

Use o comando make para compilar o driver. Após o término da compilação, use make install-amr para instalar o driver.

Verifique que os comandos acima criaram o driver necessário, nas pastas corretas, criaram a entrada /dev/ttySL0 com o link lógico /dev/modem e criaram os aliases necessários para ativação do driver no arquivo /etc/modules.conf.

Repare, ainda, que não é necessário reiniciar o Linux para utilizar o modem.

Importante: Caso o modem seja PcTel USB (pouco usado no Brasil ) deve-se usar o comando make install-usb ao invés do make install-amr.

- Testando o modem:

Um modo prático de testar o modem é abrir o utilitario Kppp, ir em Configurar, em Modem e clicar em Perguntar ao Modem.

Ao término do teste surge uma tela listando os ATI's gerados no teste. Verifique que todos os ATI's contém informações variadas sobre o modem instalado.

Pode-se tambem testar o modem com o minicom ou o wvdial, desde que o programa esteja configurado para usar o modem em /dev/modem. Verifique a configuração, caso deseje usar um destes programas.

- Problemas conhecidos:

Até o momento, o único problema verificado é que o módulo de som ocasionalmente para de funcionar, após o uso do modem. Isto só ocorreu em raros casos, quando se acessava a internet e não se usava o módulo de som em nenhum momento da navegação. Neste caso basta apenas reestartar o módulo para que o som volte a funcionar.

- Consederações finais:

Até o presente momento este driver foi o único que permitiu o pleno funcionamento do som e do modem existentes nas placas-mãe PcChips m810 e m812 apesar das informações existentes de que o driver pctel-0.9.7 ( ainda em testes, no momento está na versao 0.9.7-6 ) seria capaz da mesma função.

As tentativas de uso deste driver ( pctel-0.9.7-6 ) no Mandrake 9.0 não foram bem sucedidas pois o sistema congelava ao se testar o modem.

Apesar do fato do driver smldm-2.7.8 ser mais indicado para uso nas placas PcChips m810 e m812 nada impede, em princípio que ele seja empregado em outras placas, desde que o modem seja identificado como PcTel ou SmartHAM.

- Chipsets afetados:

Este driver aplica-se, preferencialmente, aos modems com os seguintes chipsets:

- Intel ICH0, ICH2

- Via 686A, 686B, 8231, 8233

- SiS 630

- ALI 1535

SmartPCI56, SmartPCI561 ( PCI )

SmartUSB56 ( USB )

Kernel Panic: erro na instalação do Red  Hat 7.3 em placas mãe SIS

Solução:

- Boot seu computador pelo prompt do DOS

- Coloque o disco 1 (de instalação do RH 7.3) no drive de CD

- Copie a pasta dosutils e image  do disco para a partição FAT do seu HD

- Vá para o diretório que contenha o autoboot

- Digite autoboot

Instalando o Modem hsp Micromodem 56 No Linux

Primeiro logue como root e abra um terminal e entre em /dev e digite:

rm modem

rm ttyS15

mknod /dev/ttyS15 c 62 79

chgrp uucp /dev/ttyS15

chmod 666 /dev/ttyS15

ln -sf /dev/ttyS15 /dev/modem

Agora vá ao diretório onde esta o Drive hsp56-linux-1.tar.gz e descompacte com o seguinte comando:

tar xvzf hsp56-linux-1.tar.gz

Acesse o diretório que foi criado com a descompactação :

cd hsp56-linux-1/src/module

Dentro do diretório digite:

make clean

make

terminada a compilação vá p/ o diretório hsp56-linux-1/lib e digite:

cp pctel.o /lib/modules/versao_do_seu_kernel_/net

insmod pctel.o

Usei o kppp p/ ver c meu modem estava funcionando e realmente estava basta por o modem em /dev/modem e configurar de acordo com os dados do seu provedor : para que você não tenha sempre que digitar insmod pctel.o pro modem funcionar basta fazer o seguinte:

cd etc/rc.d

pico rc.local ( ou editor de sua preferência)

e adicionar a seguinte linha

/sbin/insmod pctel

pronto depois de salvo toda vez q inicializar seu linux o modulo do modem carrega na inicialização  automaticamente agora e só usufruir do seu lixo de modem

COMO FAZER UM LT WINMODEM FUNCIONAR NO LINUX

Como todos sabem, o Linux é um ÓTIMO sistema operacional, porém existem barreiras para que ele se torne mais fácil, ou seja, os fabricantes de Hardware. Vários fabricantes, desenvolvem produtos que usam o mesmo driver no sistema ou seja não precisam gastar com tempo e dinheiro num projeto próprio. O que acaba sendo bom para usuários do Windows9X que tem como usar um driver padrão.

Neste conceito de economizar dinheiro e tempo foram criados os Winmodems. Logo de cara já dá pra perceber que NÃO são modems, pelo tamanho e pelo consumo exagerado de recursos do sistema. Estes winmodems se chamam HSP (Host Signal Processor).

Um destes dispositivos se chama LT Winmodem (modelo 565), é PCI, Plug and Play e tem software proprietário somente para Windows 9X. Porém um dos funcionários da Lucent passou o código fonte de firmware para o pessoal do Linmodem Project GNU.

RESUMINDO: Se você tem um winmodem PCI, que possui o Chipset Lucent igual ou parecido com modelo n° 1646T00, que diz que é DSP e Plug and Play (PnP) e tem o driver LT Modem DSP, LT Winmodem, ou LT Modem... PARABÉNS!!! Este modem funciona no LINUX! Mas estou advertindo que nem eu e os autores dos drivers para Linux e nem o autor do script PPP FÁCIL nos responsabilizamos pelos problemas que poderão ocorrer no seu S.O. Mas creio eu que não vai acontecer nada, pelo menos comigo está tudo ok.

Eu estou utilizando o Conectiva Linux 4.0 já atualizado. Se você tiver outro Linux já vou avisando que o kernel mínimo é 2.2.5! Verifique a distribuição que você usa e também a versão do seu kernel. Quem conseguir com outro kernel, por favor, me mande um e-mail [nota do editor: mande o e-mail para [email protected]].

Os testes foram feitos num PC AMD K6-2 300 Mhz com Placa de vídeo SiS 530, som on-board CMI8338 e uma placa de FAX MODEM DSP LT Winmodem da Lucent Tecnologies. E os testes de conexão foram feitos com a provedora Brasilnet Telecom - Fpolis, usando o script PPP Fácil do Augusto C. Campos. Agora que já contei a história e o mínimo exigido do LT Modem, vamos à prática.

Primeiro vá em www.linmodems.org e pegue o driver do LT Modem ele se chama (linx565a.zip), se você não conseguir este arquivo me mande um e-mail que eu envio pra você. =)

Depois de baixar o linx656a.zip descompacte ele em um diretório de sua preferência (o meu foi /ltmodem). Agora digite dentro deste diretório o comando

./ltinst

Agora pegue o PPP Fácil, este script se encontra aqui mesmo no site do Linux In Brazil. PRONTO! O LT Winmodem vai funcionar. Eu falei que a instalação é mais fácil do que parece, mas tome cuidado. Este driver do LT Winmodem é ALPHA - ou seja, pode ter bugs. Portanto se você seguir à risca como eu não tará problemas. Depois é só navegar na internet! Até logo ! E obrigado a todos que me ajudaram no Fórum da Linux In Brazil.

:P  :P

Postado

Olá pessoal!

Agradecemos por nos ajudar, estaremos testando as instruções fornecidas pelos tutoriais indicado, e qualquer dúvida restantes, postaremos aqui. Agradecemos a todos

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!