Ir ao conteúdo

Ajuda em overclock Athlon 3200 AM2

atticus182

Posts recomendados

Postado

Olá meus amigos do fórum, sou usuário há pouco tempo, mas acompanho o forum há mais de 1 ano.

O que sei sobre pcs aprendi aqui neste fórum, por isso agradeço a todos os participantes. Mas o que venho pedir aqui é uma ajuda no meu 1º overclock...

Estou com o cooler box, todas as tensões da fonte estão com poucas variações e o máximo que eu consigo chegar é a 244mhz x10, quando coloco 245, o sistema faz o boot, entra no windows e poucos minutos dps ele reinicia sozinho, já aumentei tensão do cpu, a tensão do cpu com o northbridge e o vdimm tb... As temperaturas estão na casa dos 40º em full, o que pode ser que esteja me atrapalhando? Meu palpite é a tensão do cpu, mas eu não sei no que confiar, na bios mostra 1.4625v, no cpuz mostra 1.4888 e nos programas da asus mostra 1.49v. em qual devo confiar? e uma dúvida tb, qual a tensão default do processador? :P

Segundo a bios:

cpu: ??? @ 1.4625v

vdimm: 1.8v @ 1.85v

cpu to nb: 1.2 @ 1.25

Agradeço a ajuda de todos! :palmas:

Postado

Diminuiu o multiplicador do HT?

Diminuiu a freqüência da memoria?

Qual sua placa mãe? Ok já vi é igual a minha.

Se você não diminuiu o multiplicador de HT tem que fazer o seguinte:

1 - Entrar na Bios ir nas configurações avançadas (Advanced)

2 - Entrar na opção chipset - 5a de cima para baixo

3 - Setar a 3a configuração de cima bara baixo - CPU <-> NB HT Speed para (3XCPU Frequency)

Se você não diminuiu a freqüência da memória tem que fazer o seguinte:

1 - Entrar na Bios ir nas configurações avançadas (Advanced)

2 - Entrar na opção CPU Configuration - 4a de cima para baixo

3 - Entrar na 1a opção DRAM Configuration

4 - Setar o Memory Clock Frequency para DDR2 400

OBS: Estou vendo que você alterou as latências das memórias. Aumente as latencias por enquanto para saber até onde o processador vai depois você ajusta.

OBS2: Se você já fez isso talvez seja realmente pouca tensão no processador. A tensão normal dele é 1,35~1,40V. A temperatura máxima é 69°c. Estou rodando com o HTT em 363 só que meu processador é um SEMPRON 3000+ com multiplicador em 7 ou seja ta rodando a 2900Mhz. Eu estou rodando com um water cooler mas não tive problemas ao elevar a tensão para 1,5V usando o Cooleer Box. Acho que pelo menos isso você pode colocar.

OBS3: Se você não desativou o Cool and Quiet desative. Isso pode estar atrapalhando.

Depois coloca aí seus resultados que eu quero tirar uma dúvidas.

Abraço.

Postado

Baixei o multiplicador para 3x, setei para 245mhz, o windows carregou e reiniciou...

Aumentei o vcore para 1.4750v de acordo com a bios, 1.5v com o cpu-z, tentei de novo e tb não deu, reinicia no mesmo ponto, relaxei os timmings da memória e tb não deu, a memória eu não baixo para 400mhz pois já consegui 733mhz 4-4-3-10 1T, estável...

Será a MB me segurando? Vi que quando eu jogo algo pesado, a temperatura dela sobe para 50ºC, isso está bom ou ruim? o CPU sobe no máximo a 40ºC. A temperatura da GPU sobe no máximo a 68ºC em full, pode ser isso atrapalhando tb?

Estou com aquele cooler que vem junto com a placa mãe, em um dos dissipadores de calor, tenho um cooler de 80x80 e um de 120x120 e tb estou com o gabinete aberto, não sei mais o que fazer para baixar a temperatura... A temperatura aqui em Porto Alegre está na casa dos 30ºC. O Cool'n'Quiet sempre deixo desligado.

Afinal, o que pode ser? :blink:

Postado

A placa não é pois em todas as reviews que eu vi de overclocks mais pesados chegou pelo menos a 350 de HTT. Só se ela realmente estiver ruim mas não acho que seja esse o caso não. Acho que você pode tentar o seguinte:

1° - Acho que pra você saber exatamente até que ponto o seu overclock vai você tem que testar uma coisa de cada vez, ou seja, acho que você tem que relaxar latencias das memória e diminuir a freqüência de base se não vai ficar difícil saber se é a memória o processador ou a placa mãe que esta travando o seu OC. Ou seja, aumente as latencias, mude para T2 e diminua a freqüência base. Depois você reconfigura para a melhor situação de trabalho das memórias.

2° - Acredito que estas suas memórias sejam iguais as que eu tinha. São genéricas com ship da samsung que vendem bastante no ML. Eu tive um problema com um pente destas memórias que estava ruim e só descobri depois de rodar o Memtest com um pente no computador de cada vez. você podia tentar isso, colocar um pente de cada vez e ir subindo o FSB aos poucos para a freqüência das memos subir aos poucos tambem e rodar o memtest para ver se esta dando problema ou para ser mais correto quando começa a dar problema em cada pente. OBS: Antes de fazer o OC usei este pente ruim uns 3 meses sem me causar problemas pode ser que você esteja tendo o mesmo problema.

3° - Na verdade você deveria até diminuir o multiplicador do processador para ver até onde o HTT da placa vai sem depender de nada. Na minha placa esta opção não esta ativa pois como falei anteriormente estou com um SEMPRON. Não sei se com os athlons como o seu a opção do multiplicador esta ativa, se estiver você pode diminuir ele tambem para ver até onde o FSB da placa chega.

Uma coisa importante é que você faça um teste de cada vez se não mesmo que você passe da barreira dos 245 você não vai saber o que estava te travando.

OBS1: A temperatura da placa é esta mesmo, pelo menos aqui comigo. A temperatura do processador está bem abaixo do que ele pode trabalhar o meu aqui trabalha com Full load a 52~53 graus. A temperatura do GPU esta um pouco alta mas não acho que seja este o seu problema.

Postado

Relaxei os timmings da memória, troquei para 2T, aumentei o vdimm para 1.875, coloquei ddr400mhz, setei para 245mhz e de novo da o boot e tranca quando carrega o windows....

Quando coloco o multiplicador para 9x ele nem da boot... Será que fui premiado com algumas peças muito "boas"? As memórias são Samsung 667mhz pc5300 CL3, era o que dizia nela pelo menos...não sei se é a memória pois são bem estáveis e nunca me deram problema...Será que cheguei no limite do meu conjunto? Enfim, pergunto de novo, o que pode ser? :huh:

Postado

É, esta estranho mesmo. Eu comecei a ter problemas aqui de travamento no windows que até agora estão me parecendo relacionados ao driver de video. Estou usando o XP-64 retornei a configuração para um restore point anterior a instalação do driver e reinstalei um outro e parou de dar problema.

No primeiro post você dizia que o seu computador reiniciava neste último você diz que ele esta travando. O problema mudou? ou o comportamento parece ser o mesmo? Porque se agora o problema for só de travamento pode ter mais a ver com programas e drivers. Especialmente pois você esta com sua VGA overclocada. Lí num lugar um usuário ter problemas de travamento aleatório no Windows que eram causados a princípio por ele estar testando o OC com a VGA já overclocada.

Sei que parece estranho mas meu HTT rodava a 300 normalmente mas com 360 travava quase que instantaneamente. Isso por que ele funcionou nesse patamar de 360 em outra instalação do windows normalmente por uns 10 dias sem problema.Agora voltou a esse patamar de 360.

Não sei mais que dicas posso te dar. Se eu fosse você tentaria reinstalar o windows desde o início mas honestamente não sou experiente o suficiente pra te dar um conselho que daria tanto trabalho. Talvez outro usuário possa te ajudar melhor que eu. Desculpe.

Abraço.

Postado

É, antes reiniciava e agora tranca...Dps vou tirar o overclock da GPU e tentar aumentar para 245mhz. Vou testar junto com meu novo cooler, um ventilador com pás de 20cm de raio, hehehe.

To com os últimos drivers de todo o hardware e de software tb.

mmpalmeira, agradeço muito a sua ajuda, foi de grande valia, se eu consguir fazer esse overclock eu venho aqui para lhe dizer, muito obrigado. :palmas:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...