Ir ao conteúdo

Fat32 ou ntfs ?

bRuNo_cArDi

Posts recomendados

Postado

aí galera preciso de uma ajudinha...

formatei meu PC a 1 semana atrás e optei pelo NTFS...ultilizei a vida toda(desde que aprendi a formatar) o Fat32...

e num tenho a minima ideia de qual ser melhor e o que difere um do outro...se alguem poder sanar essa duvida fico grato

bruno cardi, brigadão ^^

Postado

o fat32 so endereça cluster (cluster sao setores do HD unidos) de 4KB no minimo (não tenho TOTAL certeza quanto a esse tamanho não), ou seja se seu arquivo tem 1KB ele esta ocupando mesmo assim 4KB no seu HD

um arquivo so não faz diferença, mas imagina mais de 10000 arquivos assim, contando que um arquivo de 6KB ocupa 8KB, pois sao 2 clusters de 4KB (saco?) o arquivo ocupa todo o cluster nº 1 e 2KB do cluster nº 2... e assim por diante em arquivos maiores

2 arquivos não podem dividir o mesmo cluster

agora o NTFS endereça já os setores do HD, ocupando 512bytes, logo o disperdicio de espaço será menor

eu tenho um HD de 8GB, ele estava formatado em fat32, converti ele pra NTFS e o espaço livre aumento 100MB  :D

espero ter ajudado

Postado

Olá bRuNo_cArDi!

Vamos tentar lhe explicar a diferença.

No sistema de arquivos FAT32 (existem versões anterior, as FAT16), todo o hd é "particionado" em pacotes menores, chamados CLUSTER's. O tamanho de cada cluster depende do tamanho de seu hd, por exemplo:

#tamanho dos cluster's#

hdd - fat32 - fat16 - ntfs

-------------------------------

02Gb < 8Gb - 4Kb - 32Kb - 4Kb

08Gb < 16Gb - 8Kb - nr - 4Kb

16Gb < 30Gb - 32Kb - nr - 4Kb

-------------------------------

*nr - Não reconhece

Como você mesmo pode ver, o melhor sistema de armazenamento é o NTFS, pelo seguinte motivo, cada arquivo ocupa individualmente um ou mais cluster's (depende de seu tamanho), caso eu tenha um HD de 20Gb, com FAT32, um arquivo de texto (txt) que ocupa em média 10Kb, ocupará um cluster's de 32Kb, gastando a mais 22Kb, ou seja, você estará perdendo espaço em seu hd. Outra vantagem é a velocidade de procura dos arquivos, que é otimizada neste sistema. Para não dizer chega, a desfragmentação desta unidade neste sistema, NTFS, gasta bem menos tempo que em FAT. Por isso, aconselhamos que mantenha o tipo NTFS, que é sencivelmente melhor.

# ATENÇÃO #

Este tipo de arquivo só funciona em sistemas operacionais com tecnologia NT (Windows 2000, XP, 2003). Sendo que sua instalação em sistema diferentes deste é impossivel.

Até mais, esperamos tê-lo ajudado.

Postado

opa ajudo sim ^^

é que eu uso o w2k já faz um tempo...e a ultima vez que formatei optei pelo NTFS só pra fazer graça mesmo...porque ele era a primeira opção de formatação que o w2k mostrava pelo CD !!!

quanto ao tamanho do cluster em fat32 que eu saiba com aquele comando:

format <drive>: /Z:XX

ai XX seria o numero que você quer e o dobro...normalmente rrecomendam 64 para ser então 32 !!!Isso para o HD ficar mais rápido...mas o desperdicio aumenta !!!

valeu a todos pelas explicações !!!Só queria ter certeza que não estava fazendo besteira usando o NTFS !!!

Brigadão ^^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!