Ir ao conteúdo

Iomega Zip Drive e Windows 3.11

Pasupata

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com a seguinte situação:

Tenho instalado em meu computador o MS-DOS 6.22; Windows 3.11 e tenho um Iomega Zip Drive de 100Mb. Tenho todos os drivers para o Zip, instalalo perfeitamente esse periférico, mas não consigo que ele continue com o driver reconhecido quando reinicio o computador, tendo que instalar tudo novamente. Já que ele sempre está conectado ao computador, gostaria que ele sempre estivesse à disposição quando ligasse a máquina, o que devo fazer?

Tenho uma outra pergunta: Alguém sabe como se instala o drive B:? Recentemente consegui um usado e não tenho a menor ideia de como instala-lo, a luz do drive não acende, mas quando insiro um disquete de 5 1/4, escuto um movimento dentro do drive.

Se alguém pude me ajudar eu ficarei muito grato mesmo!!

Postado

Olá pessoal,

Consegui que o MS-DOS 6.22 e o Windows 3.11 reconhecessem o Iomega Zip Drive 100Mb; o detalhe é que o disquete contendo o programa "guest.exe" não pode ser qualquer "guest", mas sim uma versão da própria fábrica Iomega (v4.12), um disquete muito difícil de achar na rede, já que no site do fabricante ele não disponibiliza mais os drivers para DOS e Win3.11, vasculhei por horas!

Continuo com o problema do drive B:

Postado

Grande Pasupata!

voce sempre fuçando com antiguidades né? Bom, eu também sempre mexo com estas velharias, não sei o porque....

Vamos lá,

Primeiro passo é conseguir um cabo de conexão de driver de disquete com suporte ao driver de 5-1/4, ele tem um conector dirente do de 3-1/2, (ou um adaptador de 3-1/2 para 5-1/4) e uma vez com isso, é preciso setar na BIOS o driver B como 5-1/4 HD. Uma observação importante! Drivers antigos de 5-1/4 são de 2 modelos diferentes!

1- O modelo mais antigo era o DD e só suportava disquetes de 360 kbytes, ele tem uma aperencia com a face (cara) preta e era para os primeiros PC-XT de 8 bits, se for esse na Bios sete como drive B de 360.

2- O modelo mais recente era o HD que suportava disquetes de 360 k e 1.2 megas, em geral tem a face cinza, era para PC-AT 286 em diante, se for esse na Bios sete como drive B de 1.2m.

O Iomega Zip, tem mesmo um disquete com drivers de DOS em que o aplicativo para criar o driver virtual para o ZIP se chama Guest, isso é um aplicativo da Iomega para DOS e Windows 3.x, apenas copie o conteudo deste disquete para o HD, em um diretorio qualquer, e inclua o Guest.exe (com o caminho) no final do autoexec.bat.

Boa sorte!

Jorge Barros

Postado

Caro Jorge, muito obrigado, como foi que eu não pensei nisso? :D , cara foi só eu habilitar que funcionou direitinho, mas o driver não está fazendo a leitura dos disquetes, tentei copiar ums arquivos e não deu certo, penso que esteja realmente estragado, pelo menos o leitor, vou ter que procurar alguém que conserte ou quem sabe encontro outro por aí...

Cara, eu vou atrás dessas "velharias" por que não acho elas tão velhas assim, penso que essa "corrida desenfreiada por modernidade" não leva a nada (muito relacionadas a jogos) e que podemos fazer nossos trabalhos com equipamentos simples e baratos, podendo incluir todos no mundo digital. Certos recursos que podemos classificar como antigos ainda servem muito bem em diversas áreas, mas muitos teimam e trata-los de modo pejorativo como "atrasados" e não utilizam bem os novos recursos ou muitas vezes nem mesmo os tem; trabalho em uma escola que muitos professores nem saber ligar um computador, justificar um documento ou salvar um arquivo. faço tudo do meu trabalho no meu computador antigo.

Agora minha busca ainda é colocar o meu PC de 4 Gb/640 Kb, MS-DOS 6.22, Win3.11 em rede com meu WinXP sp2 e na internet (tem um cara nesse fórum que já colocou na banda larga!), já instalei o TCP/IP mas não deu ainda certo, acho que tem relação com o comando "net start" do MS-DOS

Valeu cara!

Postado

Pasupata,

Eu sei como é hardware antigo, eu tive 2 JAZ (discos de 1 giga) e uns 3 Zipdrivers, usei isso paracaracas....

Eu também penso semelhante mas desisti de pegar hardware muito velho e mexer, isso porque, em geral se gasta muito tempo e não há mais reposição fácil, e peças muito velhas não são confiáveis (principalmente HD´s, disquetes ou partes que tem mecânica ativa com motor) voce perde uma semana trampando e de repente o HD (de 10 anos) pifa e vai tudo pro beleleu...

Mas quando eu quero rodar um jogo antigão que não roda no Directx 8 ou superior, Como fazer ???

A minha solução foi fazer máquinas virtuais VM´s (Vmware, Virtual PC etc...) eu uso o Hardware atual, crio a VM configuro som, video e rede, e depois que eu terminar ou não quiser mais jogar, eu Zipo e gravo em CD ou DVD (depende do tamanho da VM e o que esta instalado)

Posso também usar compiladores antigos como o VB6 sem zoar meu Windows XP ou mesmo recriar um ambiente com versões do DOS 5, Windows 3.11 e brincar, mas sem ter que me preocupar se as peças vão funcionar, isso porque ele utiliza o Hardware atual.

Só quem gosta de DOS sabe do que falamos....

Abraços e boa sorte com o seu ZIPdrive.

Jorge Barros

Postado

Com essa minha saga com o Zip, me surgiram duas dúvidas: Será que se eu atualizar minha BIOS o computador reconhece o Zip Drive automaticamente? por que é tão perigoso atualizar a BIOS?

Postado

Pasupata,

Isso depende, o seu Zip é de conexão Paralela ou IDE? Se for de cabo paralelo, não adianta nada, apenas modificar na bios (se houver a opção) da paralela para modo ECP (isso deixará a comunicação paralela mais rápida). Se for IDE, e a bios suportar disquete Tipo 3 ou Zip, daí pode funcionar, mas como voce mexe com coisa antiga, é possivel que não seja este o caso. E com relação a atualizar bios, existem 2 tipos de pessoas; As que tiveram problemas e as que não tiveram. As que tiveram não recomendam por motivos óbvios de dar pau na MB e perder tudo, e quem funcionou teve seus problemas resolvidos, só posso recomendar prudência e ter certeza que a força não vai cair no meio da Update (use um no-break)

Boa sorte!

Jorge Barros - B)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...