Ir ao conteúdo

Como consertar trilha rompida de placa-mãe de Palm Zire 72

Posts recomendados

Postado

Olá, é minha primeira postagem, espero estar postando no local certo...

Vou direto ao problema:

Tenho um Palm Zire 72s.

Por má orientação de um vendedor de películas molhei a tela do palm com 4 gotas de água (conforme recomendava), burrice minha, e em seguida o palm não agüentava muito tempo ligado. Conectava com o adaptador à energia e funcionava perfeitamente. Percebi também que não recarregava mais a bateria. Imaginei que o problema estava na bateria.

Porém, quando abri o Palm percebi que a trilha que liga o receptor da bateria ao restante do Palm estava com sua metade de cor marrom escura, misturado com um azul, o que para mim aparentou uma oxidação/queimada pelo contato com a água. Somente esta parte aparentou modificações físicas, o que correspondeu ao problema verificado.

Na parte "de cima" da placa, no conector da bateria aparentava não haver problema algum.

Li vários fóruns e encontrei dicas de como recuperar trilhas, mas nada específico a placas mães de Palm.

Imagino que eu devo limpar o local (com spray freon, preferencialmente) e em seguida tentar recuperar a trilha (com tinta condutiva ou ligação de estanho).

Aí embaixo segue a foto do estrago. É uma trilha com aproximadamente 1mm de expessura com um formato que lembra uma boca (uma linha de base e dois pilares em cima, de mesma expessura) de cor prateada que liga a uma espécie de capacitor (imagino que seja, sabe-se lá, essas coisas miúdas de palm...). O "capacitador" estava rodeado por essa camada azul, mas espero que seja somente conseqüencia da queimada da trilha, senão f*deu tudo.

Portanto, aqui vão minhas perguntas:

1) A recuperação da trilha de uma placa-mãe de Palm segue as mesmas orientações de uma placa-mãe de PC ou uma placa de celular, por exemplo?

2) Há alternativas para limpeza do local além do spray de freon? Posso limpar com bombril? Posso raspar com alguma ferramenta metálica (chave de fenda)?

3) A melhor alternativa para uma trilha de placa de palm seria a tinta condutiva? Seria possível uma ponte com estanho ou esta não estaria indicada nas delicadas trilhas da placa do palm?

4) Há possibilidade de também a bateria estar danificada pela água? Lembro que a bateria utilizada é uma Li-ion Polymer, com capacidade de 900mAh e tensão de 3.7V.

5) Finalmente, alguém sabe se existe placa isolada desse modelo de palm pra vender, e o preço? hehehe

Obrigado

post-143727-13884941785683_thumb.jpg

post-143727-13884941786232_thumb.jpg

post-143727-13884941786596_thumb.jpg

post-143727-13884941787001_thumb.jpg

Postado

Tenta usar aquele fio de cabo de IDE de HD para reconstruir, é bem fino e bom com solda.

Limpa com uma escova de dente e álcool isopropílico.

Muito cuidado para não ###### o resto.

Postado

Tenta usar aquele fio de cabo de IDE de HD para reconstruir, é bem fino e bom com solda.

Limpa com uma escova de dente e álcool isopropílico.

Muito cuidado para não ###### o resto.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...