Ir ao conteúdo

Eu tenho uma memória DDR, mas como saber se é 400 ou 800?

Carl0sz

Posts recomendados

Postado

Bom, minha memória é DDR, mas não sei olhar se ela é DDR400 ou 800, eu tenho um programa aqui que fala sobre isso, mas lá esta dizendo que é 200Mhz

Alguem pode me ajudar com isso?

Valeu

Postado

Valeu ae!

Mas tipo, me falaram que não é bom eu por memórias diferentes. (no caso eu tenho 256 e vou colocar mais 512) mas falaram que não é "aconselhavel"

Por que não é?

Postado

o ideal é que voce coloque duas memorias IDENTICAS para que elas trabalhem em DUAL CHANEL, o que melhora bem o desempenho das mesmas.

quando ao memorias diferentes, não sei dizer ao certo

alguem se habilita ?

Postado

Como já disse o FedePP essas memórias são 400 MHz até porque só as DDR2 rodam a 800MHz. O clock é realmente 200MHz, mas como elas transferem 2 pulsos de dados por clock, acabam transferindo o dobro do que transfeririam se fosse apenas um. Aliás o DDR é Double Data Rate algo como Duplo Dado por proporção. Aqui a proporção é o pulso. Como ela roda a 200MHz e transfere dois pulsos por cada ciclo diz-se 400MHz.

O clock da memórias não tem nada a ver com o Dual Channel. Isso quem determina é o processador (caso dos Athlon 64, e Athlon X2 dual core) ou chipset para processadores da AMD anteriores aos 64 e da INTEL.

Não é que seja desaconselhável a colocação de memórias de valores de capacidade (MB ) diferentes, num mesmo PC. Mas há pequenas particularidades de construção das memórias que quando colocadas numa mesma máquina, geram conflitos. Outra coisa que temos de levar em conta é a latência destas. Por que se você coloca uma memória de latência maior, ela irá "segurar"a performance daquela de menor valor. Vejamos: voce tem uma memória que tem uma latência de 4-3-3-2, e coloca outra que tenha 4-4-3-3, esta última ira dar uma amarradinha na performance. Isso é claro voce só pecebe naqueles jogos que exigem muito do conjunto processador/memória. Para os word, power point e internet nossa do dia-a-dia, isso não terá a menor importância.

Algumas dicas: procure uma memória da mesma marca da que voce já tem ai no seu PC (isso evita conflitos de hardware). Coloque o pente de maior capacidade sempre no slot mais próximo do processador, no seu caso o pente de 512MB você coloca no 1º slot e o de 256MB no segundo. Agora caso voce queira ( E O SEU PROCESSADOR OU CHIPSET DA PLACA MÃE SUPORTEM) poderá desfrutar do sistema Dual Channel, mas terá de comprar dois pentes do mesmo fabricante de idêntica capacidade, de preferência da mesma série e instalá-los nos slots adequados - veja no manual da placa mãe, como fazer isso e se ela suporta esta configuração.

Uma maneira fácil de descobrir se a sua placa mãe é dual channel, é ao ligar o micro. Fique de olho no "post'. Assim q a BIOS lê tudo o que está conectado na placa mãe, ela coloca isso na tela, você então (já deverá estar com o dedo em cima da tecla pause/brake), dê um pause e veja se aparece algo escrito " single channel". Se aparecer, sua placa tambem suporta DualChannel. Caso possa e queira usar DualChannel, dê preferência para as memórias de fabricantes comprovadamente bons, como Corsair, OCZ, Kingston, ou numa linha intermediária, de fabricantes como Samsung e Elixir. Fuja das " xing-lings "que os dois pentes custam R$ 49,90. Não existem milagres, por que em memórias como tudo na vida, nós pagamos por aquilo que temos. Boas tecladas

ASUS M2N SLI DeLuxe

Athlon X2 5000+

DDR2 800MHz Corsair XMS 2x1GB

HD SATA Samsung

GeForce 7600 XXX extreme

Gravador DVD LG H20A

Gravador DVD NEC -N35-C (Japan)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...