Ir ao conteúdo

Tranforme sua CPU em uma geladeira.

atilabruno

o que vc achou desse sistema de resfriamento:  

13 votos

1. 1. o que vc achou desse sistema de resfriamento:

• Muito bom! uma solução pratica sem chances de erro.
    • Não gostei. Prefiro outros meios de refrigeração.

Posts recomendados

• 4 semanas depois...
Postado

Alguém sabe se é possível controlar o fluxo de calor alterando a tensão?

que eu achei uma pastilha mais potente no mercado livre, estava pensando em ligar ela em uma segunda fonte posicionando o dissipador frio sobre o duto lateral e controlar o consumo da pastilha para quando eu não estiver jogando

• 3 semanas depois...
Postado

galera porque não poe uma no processador e uma com aquele esquema de dois discipadores com um lado pra fora do gabinete... assim ficaria a pastilha gelando o processador e a outra que esta no dissipador gelando o ar quente que a do processador sopra, o problema é liga uma fonte nessas pastilha porque uma ja é beberrona pacas magine 2 , tenho aqui em casa uma fonte estabilizada de 10A ele sim seguraria tranquila a s 2 , agora nem sei de quantos wats de pastilhas eu iria precisar, alguem sabe a medida ideal para coloca-la no x2 6000+?????

Postado

tenho duas dessas pastilha que comprei para fazer o meu sistema de refrigeração e acreditem vocês se voce usar duas em série eletricamente usando 12v em vez de 24 e em série termicamente você tem um desempenho muito melhor do qeu usando elas em paralelo eletricamente e termicamente, se for usar na segunda configuração você vai precisar de um "Put@" dissipador para resfira o lado quente das pastilhas que tendem a aquecer muito, a diferença de temperatura entre os lados frio e qeunte pode chegar a miseros 55º ou seja: se voceê conseguir colocar o lado quente a 40º o outro lado (frio) estará proximo de incriveis -15º !!!! estou usando as minhas pastihas nessa configuração pois o dissipador que possuo é pequeno e de alumínio, se ele fosse maior ou de cobre eu usaria eles em paralelo eletricamente e em série termicamente. hoje consegui com 6v em cada pastilha -4º !!!! com um dissipador mínimo (BOX AMD X2) o lado quente estava em torno de 49º. agora vocês imagine isso agarrado num dissipador de cobre de 120mm x 120mm com as duas pastilhas rodando com 12v !!!! vai fazer nevar no meu quarto hauhauuhahuahua....

Postado

To pensando em usar uma dessa para fazer um overclock em um celeron D315

mudar d 133*17 (2.26Mhz) para 188*17 (3.2Mhz).

colocando ela junto com o CPU e um dissipador do lado quente.

ou vocês axam melhor fazer um esquema igual ao do cara e colocala para refrigerar o gabinete inteiro e diminuir o clock do over...

Postado

Boa Tarde.

Estava vendo esse sistema de refrigeração me parece muito interessante mas estava pensando, esse sistema com as pastilhas ,as quando abaixa a temperatura elas ezala algum tipo de liquido ??? pois o sistema de refrigeração abaixa muito a temperatura ...bom estou quase comprando para fazer uns testes mas preciso estudar um pouco o sistema adaptação para um gabinete , ou se alguem já possui um projeto pronto para as pastilhas eu agradeço algum conselho !

Postado
To pensando em usar uma dessa para fazer um overclock em um celeron D315

mudar d 133*17 (2.26Mhz) para 188*17 (3.2Mhz).

QUOTE]

oloko amigo teu processador ta fraco hein!! até um p3 de 500mhz ganharia dele tranquilamente!!!rsrss você kis dizer de 2.8ghz para 3.2 ghz nao é não ???

Postado

oloko amigo teu processador ta fraco hein!! até um p3 de 500mhz ganharia dele tranquilamente!!!rsrss você kis dizer de 2.8ghz para 3.2 ghz nao é não ???

Ele é meio veio... sim kis dizer d 2.8 para 3.2. + o original dele é 2.2mhz

se acha q a pasta peltier aguenta suce??

• 2 semanas depois...
Postado

A faculdade tem gastado todo meu tempo! vou tentar retonar aqui mais vezes.

O PC meu continua funcionando perfeitamente, mas não pertence mais a mim.

Vendi pra um gammer do meu bairro.

Mas ta tudo funcionando diretinho e com o sistema preso no dulto lateral, jogando o ar direto sobre o cooler do processador.

Postado

Ae galera..

Espero que alguém possa tirar a minha dúvida com precisão. Estou para comprar a pastilha e fazer este projeto, mas meu medo é... e se ficar tão bom a ponto de congelar? a coisa toda vai condensar, molhando todo o gabinete? Ou isto seria uma possibilidade remota!!!!

Processador a ser utilizado: E6750 (box) c/ OC.

=)

Postado
Ae galera..

Espero que alguém possa tirar a minha dúvida com precisão. Estou para comprar a pastilha e fazer este projeto, mas meu medo é... e se ficar tão bom a ponto de congelar? a coisa toda vai condensar, molhando todo o gabinete? Ou isto seria uma possibilidade remota!!!!

=)

n e de gelar tanto assim n ele resfria um pouco mas n chega a condensar n !!!!

mas n sei com as pastilhas de 105 !!!

Postado

cara testei e funciona mesmo, de 42 pra 26, o problema é so o custo para fazer e o tempo que aqui anda curto ate demais da conta. valeu pela ideia, muito produtiva

Postado
Ae galera..

=)

Tudo depende to tamanho do cooler que você vai usar na parte de dentro.

Mas não chega a congelar não (se você usar um cooler normal, eu usei um de AMD e ta perfeito)

Já se você for usar uma pastilha de 105, aconselho você a usar um cooler melhor tanto no lado quente, tanto no lado frio.

Postado

Parabéns!Gostei muito desse modo de refrigeração.Vou dar mais uma estudada e quem sabe fazer um Esquema assim.

Postado

Salve galera, me cadastrei agora no fórum, mas uso o site há muito tempo e participo ativamente do fórum do Adrenaline. Estou estudando possíveis sistemas de refrigeração utilizando as Peltier e achei este tópico aqui bem interessante.

Pra começar com o pé direito vou dar um dica, dêem uma olhada nas pastilhas peltier que estão disponíveis no Ebay, pastilhas de 65mm X 65mm e 545W até as mais simples, os preços estão ótimos! Por exemplo uma pastilha de 40mm X 40mm de 168W está custando U$ 5.95 + U$10.95 (taxa de importação para o Brasil) = R$ 30. Dêem uma olhada pois vale a pena.

AtilaBruno, já fazem alguns meses que você montou o sistema, alguma observação importante quando à condensação ou húmidade até agora? Nenhum sinal de oxidação em alguma peça? Alterou alguma coisa do sistema original?

Meu pai é engenheiro eletrônico e abraçou a ideia de fazer alguns experimentos com as Peltier, conforme as coisas forem acontecendo eu vou postando aqui pra enriquecer o debate. Abraços!

Postado

Não entendi direito ... :(

São duas chapas , uma quente e uma fria , é isso ?

A chapa fria você colocou entre o processador e o cooler ? :confused:

E a chapa quente onde você colocou ?

Postado
Não entendi direito ... :(

São duas chapas , uma quente e uma fria , é isso ?

A chapa fria você colocou entre o processador e o cooler ? :confused:

E a chapa quente onde você colocou ?

Se você olhar as imagens da primeira página vai entender...

A pastilha tem duas faces, uma quente e uma fria, ficam quase juntas.

Postado
A faculdade tem gastado todo meu tempo! vou tentar retonar aqui mais vezes.

O PC meu continua funcionando perfeitamente, mas não pertence mais a mim.

Vendi pra um gammer do meu bairro.

Mas ta tudo funcionando diretinho e com o sistema preso no dulto lateral, jogando o ar direto sobre o cooler do processador.

E aí Atila, continua usando o sistema, alguma novidade? Aprimorou alguma coisa, ou teve algum problema?

Postado

Não sei a que ponto isso ajudaria na prática o perigo de uma peça levar banho, mas a uns dias eu estava procurando um cooler exaustor para meu micro quando me deparei com isso:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71456329-cooler-exaustor-c-desumidificador-p-gabiinete-_JM

Um desumidificador para pc.

Achei meio estranho na hora, mas pensei: é uma boa opção pra quem gosta de casemod, pintando de preto iria se parecer bem com uma 9800x2:D:D:D:D:D:D

Talvez funcione para o problema da condensação.

Postado
Não sei a que ponto isso ajudaria na prática o perigo de uma peça levar banho, mas a uns dias eu estava procurando um cooler exaustor para meu micro quando me deparei com isso:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71456329-cooler-exaustor-c-desumidificador-p-gabiinete-_JM

Um desumidificador para pc.

Achei meio estranho na hora, mas pensei: é uma boa opção pra quem gosta de casemod, pintando de preto iria se parecer bem com uma 9800x2:D:D:D:D:D:D

Talvez funcione para o problema da condensação.

Legal hein...resolver o problema só saberiamos através de testes, porém deve auxiliar com certeza.

Postado
Recentemente a mais nova solução para "Computer-Freaks" é a aplicação da teoria de peltier.

faq1.jpg

A teoria consiste em que se aplicarmos uma tensão em série em uma placa com polos de cerêmica e com os condutores em paralelo podemos tranportar temperaturas. Fazendo assim grande diferenças em temperatuda.

Essa teoria se aplica na pastilha peltier.

faq2.jpg

Vou dar o exemplo da pastilha que eu comprei e eu mesmo fiz o testes:

1- Comprei uma pastilha por de 60W por 69.00 Reais.

2- Do lado quente da pastilha coloquei um dissipador que eu tinha (original para P4 com coocler original também)

3- Do lado mais frio coloquei um dissipador de Duron (original com cooler original)

4- o lado quente fica pra fora do gabinete na parte de trás, o lado frio dentro do Gabinete.

5- Liguei a pastilha à minha fonte de 400w reais.

6- Vedei meu gabinete usando silicone e fita adesiva nos buratos de ventilação.

(não é a minha mas serve com exemplo)

img?s=MLB&f=57824238_5602.jpg&v=O

Resutado:

temperatura interna do meu gabinete passou de 42° para 31°~

> pode não parecer muita coisa, mas olha o resultado no processador, na memória e nos HDS

Com os coolers jogando um ar mais frio em cima dos dissipadores, dos HDS e das memórias a temperatuda de cada um caiu:

Processador: de 6 a 8 Graus.

HD: de 8 a 12 Graus.

Memória de 8 a 10 Graus.

(não é a minha mas serve como exemplo)

faq3.jpg

img?s=MLB&f=57824238_1921.jpg&v=O

gostei muito , mais tenho um duvida sera q da certo,pensei em tirar todos os coolers do pc vedar ele muito bem e colocar dissipador passivo em tudo e colocar um pastilha mais forte tipo uns 80w o q vocês acham.......sera q ficaria bom também..........

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...