Ir ao conteúdo

Tranforme sua CPU em uma geladeira.

atilabruno

o que vc achou desse sistema de resfriamento:  

13 votos

1. 1. o que vc achou desse sistema de resfriamento:

• Muito bom! uma solução pratica sem chances de erro.
    • Não gostei. Prefiro outros meios de refrigeração.

Posts recomendados

Postado

Pessoal fui numa autorizada dos filtros Latina e vi q a Latina usa pastilhas peltier pra gelar a água no bojo, ou seja, o bojo q armazena água gelada fica em contato com uma pastilha peltier d 85W... o q eu quero saber é se a pastilha peltier da marca Latina é confiável... pedi pro rapaz desparafusar o dissipador q vem junto e vi q a pastilha vem escrita a logomarca Latina, tinha até pasta térmica entre o dissipador e tal e a pastilha tinha uma massa na lateral, era d cerâmica e tal, parece muito boa... o interessante é q o bojo completo com a pastilha e o dissipador, é lógico, custam R$ 70,00... o mesmo q eu comprar só a pastilha d 65W na internet...

Resumindo, alguém conhece essa marca d filtro?? E a pastilha dela é confiável??

Postado
Show de bola!

Mais pelo jeito gasta muita energia, são 60w né?

Alguém tem alguma ideia de qnt um arcondicionado gaste?

sylvyojr um ar condicionado d 7500 BTUs gasta em média 1000W, se não me engano, ou seja, gasta muito mais q uma pastilha peltier...

Atilabruno ou alguem tem alguma informação sobre essas pastilhas peltier usadas pela marca d filtro Latina pra gelar a água??

Postado
sylvyojr um ar condicionado d 7500 BTUs gasta em média 1000W, se não me engano, ou seja, gasta muito mais q uma pastilha peltier...

Atilabruno ou alguem tem alguma informação sobre essas pastilhas peltier usadas pela marca d filtro Latina pra gelar a água??

Cara, eu nunca ouvi falar, mas não conheço muitas para ter como referencia. Se voltar o tópico um pouco vai ver que eu deixei indicação de um canal muito bom no Ebay, as pastilhas de 168w está U$5.95 e a importação é U$10.95.

Esse papo de consumo pra mim é desculpa, duas lampadas gastam mais que uma pastilha como essa que eu falei, alem disso se você pesquisar com afinco verá que uma pastilha de 60w é extremamente fraca para resfriar um sistema que gera tanto calor como um pc, ainda mais se você não tiver um sistema ultra eficiente que retire o calor da parte quente da Peltier.

Postado
Cara, eu nunca ouvi falar, mas não conheço muitas para ter como referencia. Se voltar o tópico um pouco vai ver que eu deixei indicação de um canal muito bom no Ebay, as pastilhas de 168w está U$5.95 e a importação é U$10.95.

Esse papo de consumo pra mim é desculpa, duas lampadas gastam mais que uma pastilha como essa que eu falei, alem disso se você pesquisar com afinco verá que uma pastilha de 60w é extremamente fraca para resfriar um sistema que gera tanto calor como um pc, ainda mais se você não tiver um sistema ultra eficiente que retire o calor da parte quente da Peltier.

Fruitylooping eu tinha um filtro desses q tem saída d água gelada com controlador d temp e outra saída d água natural, mas eu não tinha visto nenhum compressor dentro do filtro pra deixar a água gelada, daí abri o filtro d curiosidade e vi no repartimento d água gelada q tinha um dissipador d aluminio grande (16 X 11 cm) e um cooler d 91 mm e entre o dissipador e o repartimento saía um fio preto e outro vermelho, então resolvi desparafusar o dissipador e vi q o q gela a água desse filtro é uma Pastilha Peltier... e acho q é d 85W... porque na etiqueta d consumo atrás do filtro tem uma referência a potência: 80 a 85W e como a energia usada no filtro é só pra gela a água então deve ter alguma placa q aumenta e abaxa a tensão d 12V da pastilha peltier... será q consegui explicar um pouco amigo??:P

Acho q tô certo:unsure:!! Por favor, se alguem souber mais, me informe, porque tô querendo refrigera meu gabinete pra fazer over e quero ter o máximo d informação antes d fazer isso...

Tô querendo fazer esse sistema d refrigeração porque aqui em Palmas - TO é muito quente, principalmente nessa época do ano, pra se ter uma ideia agora são 1:12 da madrugada e tá fazendo 31ºC aqui na sala e dentro do PC o Everest tá marcando 44ºC do Ambiente...

Já comprei o cooler VF1000 LED da Zalman pra minha VGA e pretendo comprar o cooler Buffalo da Evercool pra CPU... depois pretendo montar um sistema d refrigeração desses e colocar no lugar do cooler d 120mm do meu gabinete (Gamer II Blue Eye da Leadership), porque esse calor d Palmas é literalmente um inferno...

Postado

Cara, quer vou te dar um conselho, prefira as pastilhas qeu nao passem de 100W, porque estou dizendo isso? por que quando você usa uma de 168W você vai precisar de um PUT@ dissipador do lado quente para resfriá-lo, se você não resfriar direito, ele irá aquecer perder desempenho esquentando o lado frio!!!! o fabricante alega que épossivel chegar a uma diferença de até 55º entre os dois lados, ou seja, se o seu lado qeunte estiver a 55º teoricamente, se você estiver dissipando direitinho o calor gerado pelo lado quente, no lado frio há de ter 0º!!!! agora lembre-se que quanto maior a potência maior o calor gerado !!!! eu tenho duas aqui em casa é faço varios testes, a melhor performance que consegui foi colocando uma na ***** da outra e ligando as duas em série numa fonte de 12V (série térmica e série elétrica). consegui -12º isso com um dissipador pequeno de alumínio, aquele que bem no box dos amd 64.

Abç a todos !!!!

Postado

Concordo com o salsicha que é muito mais fácil fazer um sistema menor, porém é uma questão de necessidade e escolha, se você precisa de algo extremamente eficiente e tem disponibilidade para faze-lo vai dar seus pulos para usar uma pastilha de 545w e dar um jeito de resfria-la, se você precisa apenas reduzir um pouco algumas temperaturas e não quer ter muito trabalho, vai resolver isso com uma pastilha de 60 ou 85w, as proporções mudam conforme a necessidade, não há uma receita que sirva para todos.

Com relação ao funcionamento da pastilha, evidentemente que menos volts alimimentando a pastilha, menor será sua eficiencia, ela esquenta menos e gela menos. Acredito que isso possa ser controlado por um potenciômetro, simples mesmo. Pórem consulte alguem que entenda de elétrica/eletrônica para saber maiores detalhes.

Acho que o salsicha tem conhecimentos nessas áreas, se ele puder ajudar ótimo, senão procure alguem fora do fórum e poste aqui pra gente.

Postado
Recentemente a mais nova solução para "Computer-Freaks" é a aplicação da teoria de peltier.

faq1.jpg

A teoria consiste em que se aplicarmos uma tensão em série em uma placa com polos de cerêmica e com os condutores em paralelo podemos tranportar temperaturas. Fazendo assim grande diferenças em temperatuda.

Essa teoria se aplica na pastilha peltier.

faq2.jpg

Vou dar o exemplo da pastilha que eu comprei e eu mesmo fiz o testes:

1- Comprei uma pastilha por de 60W por 69.00 Reais.

2- Do lado quente da pastilha coloquei um dissipador que eu tinha (original para P4 com coocler original também)

3- Do lado mais frio coloquei um dissipador de Duron (original com cooler original)

4- o lado quente fica pra fora do gabinete na parte de trás, o lado frio dentro do Gabinete.

5- Liguei a pastilha à minha fonte de 400w reais.

6- Vedei meu gabinete usando silicone e fita adesiva nos buratos de ventilação.

(não é a minha mas serve com exemplo)

img?s=MLB&f=57824238_5602.jpg&v=O

Resutado:

temperatura interna do meu gabinete passou de 42° para 31°~

> pode não parecer muita coisa, mas olha o resultado no processador, na memória e nos HDS

Com os coolers jogando um ar mais frio em cima dos dissipadores, dos HDS e das memórias a temperatuda de cada um caiu:

Processador: de 6 a 8 Graus.

HD: de 8 a 12 Graus.

Memória de 8 a 10 Graus.

(não é a minha mas serve como exemplo)

faq3.jpg

img?s=MLB&f=57824238_1921.jpg&v=O

Atila, você disse que a temperatura caiu de 40 para 30, certo? a temperatura estar entre 40~50 é ruim ? minha mobo e gabinete são iguais ao da ultima imagem hehe ^^

valeu a dica

Postado

Eu consegui um bom desempenho com as pastilhas usando-as em série eletrica e termicamente, cada uma trabalhou com 6v mas o fato de uma estar refrigerando a outra aumenta muito o desempenho do conjunto, se você meter 12v na bicha ele vai esquentar pra K-C-T! "intão" você vai ter que ter um sistema de refrigeração eficiente do lado quente para poder aumeta a diferença entre os lados, to pensando em comprar um buffalo para fazer uns teste e ver se consigo melhorar o desempenho do sistema.

Postado
Eu consegui um bom desempenho com as pastilhas usando-as em série eletrica e termicamente, cada uma trabalhou com 6v mas o fato de uma estar refrigerando a outra aumenta muito o desempenho do conjunto, se você meter 12v na bicha ele vai esquentar pra K-C-T! "intão" você vai ter que ter um sistema de refrigeração eficiente do lado quente para poder aumeta a diferença entre os lados, to pensando em comprar um buffalo para fazer uns teste e ver se consigo melhorar o desempenho do sistema.

Gostei da ideia, e um potenciômetro pra não ter que deixar ou em 6v ou em 12v mas sim escolher um ajuste mais fino, não rola? Testou esse sistema em série dentro de um lugar fechado como um gabinete ou algo do tipo pra saber o calor dissipado?

Postado

cara desculpa a pérgunta

é q eu so meio tapado mesmo

você usa as pastilhas uma na ***** da outra

você usa elas ligadas no mesmo plug da fonte na saida de 5v ??

ou você usa 2 saida diferente ?? claro se éh q isso faz diferença =)

eu tava penssando em colocar o lado frio do peltier bem emcima

daquele ltao da minha GTX...tipo tirar o dissipador dela qtem aquele

heat pipe e colocar um peltier direto ali em cima...ele cobre praticamente a

placa toda mesmo....dae o proprio cooler da VGA vai mandar o ar quente pra

fora do PC...é claro que é uma ideia a se aprimorar ainda....

se alguem tiver alguma sugestao...

PS:so posso gasta no maximo uns 80 reais..

• 2 semanas depois...
Postado
Atila, você disse que a temperatura caiu de 40 para 30, certo? a temperatura estar entre 40~50 é ruim ? minha mobo e gabinete são iguais ao da ultima imagem hehe ^^

valeu a dica

Não é ruim! Está é a temperatura normal, mas não pra quem quer fazer OC

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

minha vou tem um bebedouro velho aqui..eu abri e olhei e vi uma peltier srsrsrsr vou roubar pra por no pc hauhauha

Eita máfia! hahhahahahaha

Só se ligue no tempo de vida dessa célula! Se ela for antiga, mais de 8 anos, acho q nem vale a pena desmontar um bebedouro pra retirá-la.

Abraço!

Postado

Desculpe ademora pra responder é qeu eu andei meio atolado. quanto ao fato de ligar uma na ***** (leia-se Bund@) o esquema qeu eu fiz voi o seguinte: cada uma tem dois fios, um preto e um vermelho pego o vermelho de uma e ligo no preto da outrae faço um sanduiche com elas colocando o lado quente da que irá esfriar o dispositivo no lado frio da outra que estará em contato com o dissipador, e a tensão que uso, é 12V, como elas estão em série, a tensão é dividida pelas duas celulas, ou seja cada uma fica com 6V, cada uma trabalha com metade da potencia ou seja se eu tenho duas celulas de 100W, cada uma trabalha a 50W (50W x 2= 100W) eu tenho o eqivalente a uma celula de 100W mas com uma performance muito superior, por que uma esfria a outra, foi o melhor desempenho que consegui com duas pastilhas de 91W, uma pastilha em 12V me dava em torno de -4º.

com duas pastilhas eu consegui -12º (usei os mesmos 12V, mas cada pastilha trabalhou com 6V por estarem em série)

perceba que quanto melhor for a dissipação do lado quente, mais o lado frio esfria.

cara desculpa a pérgunta

é q eu so meio tapado mesmo

você usa as pastilhas uma na ***** da outra

você usa elas ligadas no mesmo plug da fonte na saida de 5v ??

ou você usa 2 saida diferente ?? claro se éh q isso faz diferença =)

eu tava penssando em colocar o lado frio do peltier bem emcima

daquele ltao da minha GTX...tipo tirar o dissipador dela qtem aquele

heat pipe e colocar um peltier direto ali em cima...ele cobre praticamente a

placa toda mesmo....dae o proprio cooler da VGA vai mandar o ar quente pra

fora do PC...é claro que é uma ideia a se aprimorar ainda....

se alguem tiver alguma sugestao...

PS:so posso gasta no maximo uns 80 reais..

Postado

Amigos, vocês que já fizeram testes, por favor avaliem o meu caso.

Pretendo usar una peltier de 45w ligada normalmente em 12v.

Minha dúvida é em relação ao cooler que devo usar nela, pensei em usar 2 coolers desses:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-75752907-cooler-socket-462-p-k7-athlon-duron-e-pentium-iii-_JM

Sendo um do lado quente tirando o ar e outro do lado frio soprando o ar para dentro do gabinete, igual ao esquema postado.

Você acham que vai dar certo ou presciso de algo mais potente para o lado quente da peltier?

Conto com vocês.

Postado
minha vou tem um bebedouro velho aqui..eu abri e olhei e vi uma peltier srsrsrsr vou roubar pra por no pc hauhauha

Ola!

você olhou como é a fonte que alimenta o peltier desse filtro?

• mês depois...
Postado

Éo seguinte.

Fiz esse esquema mas não sabia que já tinham outras pessoas com a mesma ideia, mas vamos ao que interessa!!

Fiz esse ar condicionado para gabinetes, mas queria saber se algum de vocês já não fez e conseguiu dados mais técnicos sobre o assunto, como desempenho, gasto de energia, gráficos que mostrem o potencial desse sistema!!!

Desde já agradeço e continuo pesquisandoo!!!!

• mês depois...
Postado
o que não acho certo é colocar o dissipador que vai ficar quente, dentro da CPU.

Inclusive porque não há lugar para um dissipador no meio de tanto silício. Seus vícios de linguagem deixam quase incompreensíveis as coisas que você escreve. O sistema é instalado dentro do PC e não dentro da CPU.

Postado

Eu vou experimentar colocar uma peça de cobre do tamanho do processador e com 2mm de expessura entre o processador e o lado frio da pastilha, envolta da peça de cobre uma aba com isolante para evitar que a água ou o excesso de úmidade entrem em contato direto com o processador.

Além disso uma monitorada superficial na umidade relativa do ar no interior do gabinete, se necessário faço uma experiência com um desumidificador de gabinete.

Um ponto chave disso tudo é ajustar a alimentação da Peltier até a temperatura da CPU ficar num nível razoável, afinal a formação de água (gelo) se dá em situações de maior contraste de temperaturas (CPU muito quente, Peltier muito fria), se meu Q6600 à 3.4ghz ficar abaixo de 30ºC estarei satisfeito.

Ps: Evidente que não farei os testes no Quad. Comprei um velho PC Pentium 3 para isso.

• 2 semanas depois...
Postado

Gigantic_62mm_-_350_Watt.jpg

A CP1-12730 é um dos peltier mais potentes. Esquenta mais de 500W no lado quente quando em máxima tensão 15Volts. Para entender o lado frio, só experimentando ou usando o gráfico para simular o funcionamento da peça. O exemplo da imagem, junto com os gráficos de funcionamento da peça, da uma ideia disso.

cp112730graficoyk7.jpg

• 4 meses depois...
Postado

Galera,,,, é o Seguinte: Tenho um i7 e um Dissipador Thermalright ultra 120 extreme Black com duas fans de 120mm á 2000rpm jogando ar frio nele.

Ae queria saber o seguinte: Eu uso o Hardware fora do gabinete. ae eu queria saber se posso usar ele diretamente no processador do seguinte jeito: coloco o cpu no socket,,,travo,, pego a parte fria da pastilha,,coloco em cima do cpu com o lado quente virado para cima. ae coloco o dissipador em cima do lado quente da pastilha,,e prendo. Será que isso Dara Certo??? Obrigado.^_^

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!