Ir ao conteúdo

Ajuda Com Arquivo... =)

micasloko

Posts recomendados

Postado

Ola galera... tudo bem???

Primeiramente, queria deixar bem claro que nao sei se estou no topico correto, e por isso, peço orientação a me encaminhar a outro, caso eu esteja aqui incorretamente...

Bem, preciso de auxilio com a edição de um arquivo, com a extensão '.tbl'... procurei em alguns sites e veja o que encontrei no site... Course-X.com

Se nao me engano, esse arquivo está nas linguagens ASCII e EDBIC.

Alguem poderia ajudar???

Ah, antes de mais nada, estou lendo os topicos de Programação... só pra nao ficar perdido no que vocês falarem.. hehehehehe...

Valeu gente... brigadao!!!

Postado

Cara,

Se o .tbl é arquivo disso que imagino que é um jogo (Legend of Ares), você precisa conhecer a estrutura do arquivo para editá-lo. É como querer abrir um .BMP, por exemplo, sem conhecer a estrutura.

Se esse jogo for de código aberto, é fácil conseguir a estrutura. Se não for, só fazendo uma engenharia reversa no arquivo e descobrindo o que cada byte é. Você precisa abrir o arquivo com um editor hexa e se quebrar...

Se é ASCII, UNICODE ou EBCDIC (que até onde sei, não é usado em PC), pouco importa. Isso é só forma de apresentação. O que importa é o valor, não como ele é exibido.

JP

Postado

Ah... entendi JP...

Mas tipow, essa engenharia reversa seria uma tarefa ardua nao é??

Por exemplo, se voce abre o arquivo no bloco de notas, ele mostra até alguns valores, tanto é que consegui o editor de arquivos '.tbl' nesse site que coloquei aí, mas nao sei se funciona legal...

Mas o problema é os valores e endereçamento... porque cada ponto tem 1 valor que varia entre numeros e letras... aí ferro... masss... eu tenho uma coisa que nao sei se pode ajudar...

Tipo, eu tenho um arquivo ORIGINAL desse '.tbl', que chama skilltree.tbl e tenho tambem o arquivo MODIFICADO, depois de editado que tambem tem o mesmo nome...

Será que se comparar um ao outro, consigo ter uma noção de quais valores mudar???

porque na verdade o que eu quero, e fazer uma modificação parecida com esse arquivo, mas em outro arquivo que chama 'magictree.tbl'... tendeu???

Brigadao...

Postado

Hum... É tentativa e erro, praticamente. No pain, no gain... Se você quer moleza, pega o TBLEditor que tem no link daquele forum que você mesmo postou.

O que você precisa fazer é alterar o arquivo, entrar no jogo e ver se muda algo.

Mas, antes de tudo, no bloco de notas você não vai conseguir o que quer. Pegue um editor hexa. (http://www.chmaas.handshake.de/delphi/freeware/xvi32/xvi32.htm)

Compare os dois arquivos, original e alterado que você tem, e o que isso reflete dentro do jogo. Assim você já vai conseguir mapear as alterações feitas no skilltree e o que isso refletiu dentro do jogo.

Outra, tente localizar valores que parecem com o que você quer alterar. Por exemplo, se você quer alterar que determinada mágica gasta 50 de mana, tente localizar o valor 50 (0x32 - hexa) no arquivo magictree, altere para outro valor e entre no jogo veja se muda...

Prepare-se para ver o jogo quebrar também :) É grande a chance de que você vai quebrá-lo várias vezes até conseguir algum resultado significativo.

JP

Postado

ahhh... entendi...

vou tentar desta forma então, mudando valor por valor, até ver se da algo.. porque nao entendo muito dessas coisas...

esse link que voce colocou é do editor hexa?

Tipo, fui no topico que ensina você a saber um pouco sobre programação... mas na abre nada, então, to meio perdido...

bem, vou abrir o doc e tentar edita-lo, e quaisquer novidades, como telas e essas coisas eu posto por aqui... hehehehe... certeza q vou precisar um pouco mais de ajuda XD

Brigadao de novo JP... valeu...

Postado

Isso, o link é de um editor hexa bem simplezinho, mas free, que já usei... Tem uns mais complexos, que inclusive fazem essa comparação lado-a-lado de arquivos, destacando as diferenças, mas não conheço nenhum freeware.

JP

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...